Como Descobrir o Comportamento do Consumidor
Conhecer o comportamento do consumidor é fundamental para qualquer negócio que pretende ser reconhecido positivamente no mercado. De nada adianta uma empresa ter um produto de qualidade e praticar bons preços se ela não detém o interesse dos consumidores. O público de um empreendimento deve ser estudado frequentemente para desenvolver e adaptar serviços e produtos que estejam adaptadas às necessidades dele.
O estudo do comportamento do consumidor é importante para que a empresa conheça de fato quem são os seus clientes, o que lhe permite entender o que eles esperam da sua marca e como trabalhar para satisfazê-los. Acompanhe abaixo mais informações e como estudar o comportamento do consumidor.
O Que é o Comportamento do Consumidor
Para que seja possível realizar uma mudança na relação com os clientes da empresa você deve compreender o que realmente significa o comportamento do consumidor. O comportamento do consumidor é definido como o estudo que objetiva analisar o porquê, onde e como as pessoas escolhem e decidem comprar os seus produtos.
A análise do comportamento do consumidor é bastante completa e permite mudar positivamente a relação da empresa com os clientes, uma vez que é feita uma combinação de economia, sociologia, psicologia e antropologia social, que possuem o objetivo de entender como ocorre o processo de tomada de decisão do cliente, tanto no coletivo quanto no individual.
O estudo do comportamento do consumidor é feito através da avaliação dos comportamentos de consumo em que o cliente é visto em três momentos diferentes, que sã como: utilizador, pagador e comprador. Todos os dados obtidos devem ser usados para melhorar a relação da empresa com os clientes e executar um marketing mais eficiente.
Como Estudar o Comportamento do Consumidor
Você quer estreitar a relação da sua empresa com os clientes? Para que isso seja possível, estudar o comportamento do consumidor e obter os dados necessários para promover mudanças internas e externas é obrigatório. Por isso, veja estas dicas para estudar o comportamento do consumidor que separamos para você:
1- Estudar o Fator Cultural
O fator cultural está relacionado ao meio em que os consumidores estão inseridos como, por exemplo, os rituais, normas, tradições, organizações e crenças que possuem. Estas características são responsáveis por moldar a visão de mundo que as pessoas têm e como elas entendem o consumo.
O convívio cultural é definido como a personalidade de uma sociedade, ou seja, quando as pessoas convivem em grupos e compartilham comportamentos, consequentemente, elas adotam valores, aprendizados e interesses em comum. Ao estudar estas aglomerações, as empresas podem atingir o seu público consumidor em maior escala.
Por meio da análise dos grupos aos quais pertencem os seus consumidores, a empresa tem a oportunidade entender as características e peculiaridades deles, podendo encontrar soluções para os seus problemas, bem como criar ações que compreendam as crenças que foram desenvolvidas e que podem incentivá-los a tomar a decisão de compra.
Muitas vezes, avaliando apenas o fator cultural e crenças é possível descobrir as objeções mais comuns que se terá no momento da compra de um produto, podendo retirá-las e aumentar a taxa de conversão. O que você acha? Pronto para estudar seu público consumidor?
2- Fator Social
O segundo passo do estudo do comportamento do consumidor consiste na análise do fator social, que está relacionado às referências que o cliente tem, que pode ser oriundo de família, do convívio com os amigos, do status que detém e os papéis sociais que desempenharam ao longo da vida. Estas questões também refletem na decisão de uma compra.
Para desvendar o cenário social do seu consumidor, a empresa deve pesquisar quais são os círculos em ele está inserido como, por exemplo, amigos, famílias, ambientes de trabalho, local de moradia, grupos que deseja pertencer e aqueles que quer se desligar.
3- Fator Pessoal
Para estudar o comportamento do consumidor é necessário que o negócio entenda que ele passa por um ciclo de vida pessoal, o que ao longo dos anos vai moldando as suas preferências e características quando precisa selecionar um produto para comprar. Afinal de contas, as experiências individuais fazem com que todo o consumidor tenha um motivo pessoal para comprar algo.
Sendo assim, é indicado à empresa fazer uma pesquisa com perguntas dissertativas, que devem ser iguais, mas que permitam aos clientes responder a partir dos seus pontos de vista sobre os assuntos que estão relacionados às suas mercadorias e atendimento prestado.
4- Fator Psicológico
Um dos fatores mais importantes do estudo do comportamento do consumidor é o psicológico, uma vez que quando a empresa identifica com o seu cliente pensa, torna-se mais fácil oferecer exatamente aquilo que ele quer, aumentando as vendas e a satisfação do seu público com o atendimento e a marca.
Portanto, é recomendado que a empresa faça uma pesquisa de caráter psicológico, elaborando perguntas que possuam o objetivo de descobrir quais são as necessidades psicológicas dos consumidores como, por exemplo, a memória afetiva de um determinado produto e os motivos pelos quais cofiam na sua empresa.
5- Descubra a Motivação
Para comprar algo é preciso que o consumidor se sinta motivado, sendo necessário que a empresa saiba qual é a motivação que leva o seu público a procurar pelos seus serviços e depois confirmar a compra ou não.
Após descobrir o fator de motivação dos seus consumidores, o empreendimento obtém as informações necessárias para criar campanhas de marketing mais assertivas para atingir o psicológico dos seus clientes. Dessa maneira, aumenta-se o interesse das pessoas pelos seus produtos, o número de compras e lucros.
6- Tomada de Decisão
A última etapa do estudo do comportamento do consumidor compreende a tomada de decisão, que é um fator definitivo para o cliente decidir comprar ou não um produto da empresa.
A avaliação do processo de tomada de decisão dos consumidores pode ser feita através da observação do padrão de comportamento das pessoas que frequentam o estabelecimento comercial.
Há diversos itens que influenciam no processo de tomada de decisão dos consumidores como o modo como os produtos são feitos, a forma como estão expostos nas vitrines, o atendimento que os funcionários oferecem, entre outros. Através da compreensão destes motivos é possível otimizar os serviços prestados pela empresa.
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