Como vencer o medo



Como vencer o medoA definição de medo é o estado de inquietação diante de um provável perigo iminente, essa constatação de perigo existente pode ser imaginária ou real.

O medo faz parte da capacidade humana de tentar se defender e proteger-se dos riscos, e é natural e eficaz, pois sentir medo pode evitar acidentes ou incidentes dependendo da predisposição do indivíduo aos riscos e sua capacidade de se proteger e antecipar-se aos problemas.




Portanto, este sentimento é objeto de estudo antropológico, já que os seres humanos sentem medo desde que o homem das cavernas aprendeu a se defender de animais ferozes e caçar para se alimentar.

Daí é que vem o medo do escuro, de animais, do desconhecido e etc. Assim, o ser humano é genuinamente medroso e deve ser.

Mas, e quando o medo se torna obsessivo ou uma constante na vida da pessoa, impedindo que ela se desenvolva de forma social ou profissional.

Quando isso acontece é porque a pessoa deve se livrar de vários medos que a torna paralisada diante da vida, e assim a pessoa perde a oportunidade de viver intensamente.

Tipos de medos

Existem vários tipos de medos: medo de falar em público, de se expor, de iniciar projetos, de dirigir, de expressar emoções, de perder o emprego e outros medos.




Na verdade, a lista é enorme e a maioria dos medos do ser humano está no fato de que as pessoas têm medo de errar e de fracassar.

E para que este sentimento não aumente e faça com que a pessoa se torne paralisada é necessário vencer as razões do medo, se ele é gerado pela ansiedade, por algum trauma, ou por emoções negativas como a baixa estima, depressão e outros.

Por isso, é necessário que a pessoa descubra tudo que faz com que ela sinta medo e a deixa paralisada diante da vida, e assim começar a vencer o medo a partir dessas razões, pois o autoconhecimento permite que a pessoa saiba o motivo para os seus medos e assim se prepare para vencê-los.

Quanto mais a pessoa se conhece, mais terá possibilidades de vencer o medo e assim começar o processo de enfrentar seus medos e vencê-los.

Dicas para vencer o medo

Vencer o medo é um processo, e pode ser conquistado com empenho e algumas técnicas:


-Visualizar a situação: se imaginar na situação é um exercício para quem sente medo, essa técnica é muito recomendada para pessoas têm medo de falar em público. Para isso a pessoa que tem este sentimento ao falar em público deve se concentrar e imaginar por que tem esse medo, e trabalhar isso.

-Foco: tenha atenção em si mesmo, no que você quer, nos seus objetivos e como concretizá-los e não se importe com a opinião dos outros. O medo costuma ser um problema de foco, pois a nossa cultura nos ensina a focar a opinião dos outros, a vontade dos outros, os julgamentos da sociedade e esquecemos que a nossa felicidade depende de nós.

-Controle emocional: o controle emocional conquistado por uma vida emocional saudável faz com que a pessoa seja mais racional e calma, assim mesmo com medo, enfrente e consiga levar adiante sua vida.

Outras dicas são:

-Escreva: anote tudo, todos os medos, todas as vitórias, e tenha assim a tranquilidade da experiência.

-Respire fundo: sim, respire fundo, mude a respiração, a postura física e assim mude a forma de ver a vida e comece a ser mais positivo e depender da própria força, mesmo quando as notícias não são as mais favoráveis. Respirar é sim um processo de cura e quando a pessoa tenta respirar melhor, sem ansiedade, acontece um maior alívio, diminuindo a tensão.

-Afaste-se: afaste-se de coisas, situações e até pessoas que por experiência são negativas.




-Sensibilização: a sensibilidade humana faz com que as pessoas tentem se afastar daquilo que temem sem enfrentar seus medos e como consequência não vencê-los, isso acaba sendo mais prejudicial, pois ao isolar o problema quando houver a vivência ela será mais traumática.

-Comparação: se comparando com as outras pessoas, é possível aprender quando se tem medo de algo pode ser benéfico observar pessoas que não têm o mesmo medo, e aprender porque elas são tranquilas e conseguem conquistar seus objetivos.

-Cuide do que pensa: vigie seus pensamentos, tenha pensamentos agradáveis, positivos e diminua o pensamento interno, esse pensamento que não é racional, nem produtivo e que não reflete a realidade.

-Superação: vencer o medo é um processo de superação e a pessoa que sente-se exacerbado não sabe o quão deverá se aprofundar para sair curado.

Passos para vencer o medo

No momento de se vencer o medo, pode ser útil alguns passos:

  • Dedique-se para refletir qual a razão do seu medo, esse exercício é viável para descobrir se o medo é racional e se justifica.
  • Focalize nos problemas e danos que o objeto do medo pode causar, esse é também um exercício que faz com que o indivíduo se concentre nos seus medos até que sejam vencidos de forma mais amena.
  • Pense em quanto você é forte e capaz de resolver qualquer problema e por isso, mesmo que o objeto do medo ocorra você será capaz de resolvê-lo.
  • Confie nos seus valores, na sua intuição e nos sentimentos nobres que é capaz de fazer com que nunca aconteçam certas coisas que lhe dão medo, acredite em si mesmo.
  • Lembre-se de todas as vezes em que o medo foi um empecilho para que se alcançasse os seus objetivos.
  • Pense em olhar para frente, não deixá-lo te atrapalhar e assim seja determinado (a) a ser feliz.
  • Exercite agir sem temor e deixe para trás todas as falsas armas e proteções, esteja verdadeiramente seguro (a) com a coragem que vem de dentro.

Na verdade, este sentimento só se justifica quando pela experiência dos outros vemos o quanto é arriscado ou não determinada ação e assim evitamos cometê-la, por isso antes de ter medo verifique se ele é racional, se não é um subterfúgio para não agir e se não atrapalha as ações importantes.

Então, não tenha medo de viver, de empreender algo, de errar, de perder, pois todas essas experiências só que enriquecem mais ainda a vida pessoal e profissional.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here