Como ter uma criação de galinhas poedeiras



Como ter uma criação de galinhas poedeirasO que são galinhas poedeiras? A ingestão do ovo sempre foi encarada pelos leigos como uma forma de obter um colesterol ruim. Porém, depois de diversos estudos, especialistas relatam que não há uma relação entre o aumento do LDL (colesterol ruim) no sangue e o aumento do consumo de ovos. Alguns países do Oriente, por exemplo, comem quase um ovo por dia e tem os índices muito diminuídos em relação às doenças cardíacas, que crescem a cada dia no Brasil. As estatísticas revelam que o consumo de ovos no Brasil é cerca de 90 por habitantes por ano.

O ovo é um alimento muito rico em vitaminas, proteínas e gorduras. Para ter uma ideia, só perde para o leite materno em quantidade de aminoácidos.




Produzido em larga escala, os ovos chegam à mesa do consumidor a partir de um negócio inicial de galinhas poedeiras, que são separadas do galo e com isso produzem os ovos prontos para consumo.

Para diferenciar um ovo velho de um ovo novo, basta observar a casca e a clara. O ovo novo fica com a clara mais junto da gema, quando quebrado. Cozido, a casca se solta com uma certa dificuldade, enquanto os velhos flutuam na água.

Todas as classes sociais consomem ovos em grandes quantidades, e com os estudos se avançando e dando a possibilidade das pessoas ingerirem sem medo esta forma riquíssima em proteínas, a criação de galinhas poedeiras está chegando a novas proporções criando um grande negócio.

Criação de ovos de galinhas poedeiras

As principais linhagens de galinhas poedeiras são a Lohman, Isa, Hy-Line e Hissex. O criador, independente do tipo da linhagem, deve optar pelo tipo de ave a ser criada, para comercializar ovos brancos e vermelhos. As poedeiras leves geram ovos brancos, enquanto as pesadas geram ovos vermelhos. Para escolher qual linhagem aderir, deve-se levar em conta que as galinhas poedeiras devem ter baixa taxa de mortalidade e uma grande quantidade de ovos postos por ano. Assim, a criação de galinhas poedeiras pode ser dividida em: fase inicial, fase de recria e fase de produção. A fase inicial é aquela em que as aves têm até seis semanas de idade. Na segunda fase, de sete a dezessete semanas de idade. Já na última, a fase de produção, as aves estão dentro da faixa de 18 a 76 semanas de idade, estendendo-se de 90 a 120 semanas em alguns casos específicos.

Formas de criação de galinhas poedeiras

Para criar galinhas poedeiras, existem três formas básicas. Diretamente sobre o piso nas três fases, em gaiola nas três fases e na combinação entre piso e gaiola. Este primeiro na fase inicial e nas fases subsequentes a segunda opção. Porém, o indicado é que as fases finais sejam realizadas em gaiolas. Cada sistema tem seus benefícios, que vão desde a facilidade para obter os ovos, a disposição de aves por m² dentro dos alojamentos e até a redução do número de ovos sujos.
Dependendo do número de gaiolas no interior do alojamento, deve-se definir o comprimento e a largura do espaço a ser ocupado pelas poedeiras. As especificações técnicas são: o galpão totalmente aberto, ou com cercados para impedir a ação do vento. Beirais e telhados devem estar para fora do galpão para impedir que a chuva entre, tendo que serem longos e bem colocados.




Para fazer o galpão, é necessário que o nível da construção esteja acima do solo, e que o piso seja de terra para que os estercos sejam facilmente absorvidos. Nas laterais, o piso deve desembocar para fora deste espaço, no sentido de escoar a água da chuva e evitar o máximo que se acumule ali dentro.

Estrutura para a criação de galinhas poedeiras

Os galpões devem ser construídos isoladamente da área que esteja acessível a outros animais, inclusive os domésticos e outras aves. Os insetos principalmente, não podem chegar até a produção de ovos. Não é um bom sinal quando o armazenamento de ovos produzirem mau cheiro, ou outras características que possam comprometer a integridade do produto. O centro do terreno é um ótimo local para armazenamento dos ovos de galinhas poedeiras, que deve conter um local para que os ovos sejam acolhidos, local para classificação, ovoscopia e embalagem, local para armazenagem, local para depósito, local para a lavagem de recipientes, câmaras frigoríficas e outros. É importante lembrar que as condições de higiene devem estar adequadas, afinal o negócio de galinhas poedeiras está comercializando alimentos, e a vigilância sanitária é justamente o órgão responsável por seu controle.

Fase de produção

As galinhas poedeiras chegam ao estágio de estarem aptas a produzirem ovos. Assim, alguns cuidados são importantes, como o cuidado para não movimentá-las durante o período em que estiverem fazendo a ovo postura e garantir um ambiente tranquilo.

Até a trigésima semana, faz-se o controle do desenvolvimento destas aves. Toda semana devem ser pesadas e examinadas, com o enfoque na maior produtividade.

Ainda na fase de produção, as moscas estão sempre por perto. O esterco deve ser retirado apenas quando todo o lote de ovos estiver posto, ou em casos especiais.


Alimentação das poedeiras

Para se alimentar, as galinhas poedeiras devem comer 41 gramas de ração por cada ovo que produz. As galinhas mais velhas, o alimento está suprindo ainda as necessidades metabólicas destes animais na recuperação do peso que perderam durante a muda de penas, que acontece durante meses antes do ovo postura.

Fazendo cálculos, vemos que uma ave de 1,6 kg, por exemplo, precisa de 0,0623 kg de alimento por dia, ou seja, 23,25 kg de alimento por ano. Vários nutrientes são essenciais para o bom desenvolvimento de uma galinha poedeira, como: o cálcio, fósforo, lisina, proteína e metionina. Caso a alimentação seja feita de forma inadequada, muitos prejuízos podem acontecer, desde a redução na quantidade de ovos até a parada da produção.

Os ovos

A dica principal em relação aos ovos é o cuidado. Por ser um alimento facilmente deferível e quebrável, o empreendedor deve evitar qualquer risco que comprometa a qualidade da produção. Os ovos sujos podem ser evitados a partir da manutenção da limpeza das gaiolas, algumas vezes por dia. Os ovos sujos e trincados não devem ser misturados àqueles prontos para a venda.

No transporte, o ovo tem muito mais chance de chegar íntegro a seu destino caso esteja em veículos sem atritos. Na lavagem, a casca deve ser desinfetada para que o aspecto se torne mais atrativo. Depois da lavagem e secagem, os ovos passam pela ovoscopia para que sejam identificadas anomalias que possam ter acontecido. A aspersão a óleo é o último processo, para que os ovos sejam levados finalmente para a comercialização. São classificados em quatro tipos, de acordo com seu peso mínimo.

Comercialização

A comercialização de ovos de galinhas poedeiras acontece em pequenos comércios ou diretamente para o consumidor. Investir em tecnologia é a melhor forma para estar na frente da concorrência, tornando o empreendimento bem mais rentável. Os tipos de embalagens podem ser plásticos, papelão ou isopor. No rótulo, o importante é sempre explicitar a data de validade, o nome da granja com endereço e telefone, código de barras e o tipo de ovo. As informações nutricionais são muito bem vindas também de serem explicitadas, assim como as especificações de conservação.

Além dos ovos in natura, pode-se comercializar ovo em pó e ovo líquido.

Dicas para comercialização de ovos de galinhas poedeiras

Alguns diferenciais podem fazer do comércio de ovos um negócio bastante lucrativo. Evitar o desperdício é a primeira dica. Vale a pena conhecer o produto, fazer uma boa divulgação, reaproveitar os materiais disponíveis, administrar bem a granja e manter a qualidade dos produtos. O transporte dos ovos, por exemplo, pode ser uma atividade terceirizada no começo de um negócio, dando ao empreendedor a chance de conquistar aos poucos seu próprio transporte. Vale a pena ir a feiras, eventos e palestras em geral para conhecer o negócio de galinhas poedeiras e a atividade junto com profissionais que se destacaram nesta área, já que o sucesso muitas vezes é consequência da experiência.







FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

27 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, fiquei ainda com duvidas, pode me ajudar?
    1- Quantas galinhas adultas por metro quadrado? Ou dimensões de cada gaiola?
    2- As poedeiras só precisam de 41g de ração/dia?
    3- Qual é a relação custo/beneficio por galinha?
    Desde já agradeço.

    :
  2. Vou iniciar uma criação de galinhas para posturas, e adorei as dicas e gostaria de saber como e onde comprar os pintinhos, tem alguma granja para indicar?

    :
  3. Gostei muito, gostaria de obter mais informações de como montar uma granja e quanto eu gastaria só para informação tel 21 8505-0198

    :
  4. Boa tarde. Tenho um alquere de terra em cianorte e gostaria de saber se consigo financiar um barracão para galinhas poedeiras e quais sao os valores?

    :
  5. ola eu estou criando 500 galinhas polaca francesa no sistema caipira e gostaria de saber onde comprar as caixas de papelao e as bandeijas para colocar os ovos? Sem mais obrigado.

    :
  6. As galinhas estão comendo umas as outras, juntam em uma todas ate matar, as vezes da tempo de separar, tem como cudar disso?

    :
  7. Gostaria de saber qual remédio e posto nos pés das galinhas, pois as mesmas estão com as juntas vermelhas e um pouco inchadas, e embaixo também. Grato

    :
  8. GOSTEI MUITO DESTE INFORMATIVO, VOCES ESTÃO PASSANDO TODAS AS INFORMAÇÕES PARA QUEM DESEJA CRIAR GALINHA POEDEIRA..
    GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO CRIAR GALINHA POEDEIRA.

    MUIO GRATO;

    GILMAR

    :
  9. 1- Quantas galinhas adultas por metro quadrado? Ou dimensões de cada gaiola? 2- As poedeiras só precisam de 41g de ração/dia? 3- Qual é a relação custo/beneficio por galinha? Desde já agradeço.
    Vou iniciar uma criação de galinhas para posturas, e adorei as dicas e gostaria de saber como e onde comprar os pintinhos, tem alguma granja para indicar?

    :
  10. Estou começando uma criação de ave tenho que aprende ainda mas pretendo cria poedeiras mas só tenho terra medindo 8 * 15 total 270 m2º quadrado contas aves posso ter. Eu posso criar em qualquer lugar ou só pode ser em área rural? Vcs vendem remédios, vacinas etc para aves?

    :
  11. Eu quero ter galinhas poedeiras. (Max 10)
    Moro em perímetro urbano em Joinville.
    Tenho terreno grande 1200 m2 .
    Tenho já o galinheiro , próprio com sistema de esgoto
    Sumidouro e deposito de rejeitos .
    Pode ser lavado todo dia. mas como poço evitar o mau cheiro.
    Com quem deve me informar sobre proibição nesta atividadade

    :
  12. GOSTEI DAS DICAS ESTOU QUERENDO MONTAR UMA GRANJA COM AS GALINHAS POEDEIRA DA EMBRAPA 51 COMO CONSEGUIR OS PINTINHO E O APOIO DA EMBRAPA OU EMATER .

    :
  13. Quero começar um negócio de galinhas poedeiras, gostaria de saber mais sobre os custos do negócio onde comprar as gaiolas e a margem de lucro de retorno e em quanto tempo me dá retorno esse tipo de negócio

    :
  14. Boa noite gostei do negócio queria mais informações sobre galinha poedeiras sou de sorocaba 15996413236 quem tiver galinha e puder da alguma informação eu agradeço presiso das galinha não tenafa ainda obrigado

    :
  15. Boa tarde. sou do Rio Grande do Sul e penso de montar um aviário de Galinhas Poedeiras, tenho o lugar, quero iniciar aos poucos, meus recursos não são muitos.
    1- Exemplos de Gaiolas, medidas e quantas Galinhas por gaiolas?
    2- As poedeiras só precisam de 41g de ração/dia?
    3- Qual é a relação custo/beneficio por galinha?
    4- Município pequeno + – 25.000 habitantes. Com qual órgão competente devo buscar as informações para o funcionamento?
    5- Sobre a produção dos pintos; Posso acasalar as próprias Galinhas/Galo, para chocar os Ovos???

    :
  16. gostei muito na verdade quero saber se a possibilidade de ter mais informação que vai me permitir montar também meu negocio.

    :
  17. Lí os comentarios sobre a criação de POEDEIRAS e comprendí que existe uma certa indefinição sobre¨

    1) a área do galpão.

    2) o número de aves por metro quadrado.

    3) a iluminação noturna. d)

    4) ventilação.

    5) os ninhos
    1) A área ou a superficie por metro quadrado do galpáo. Depende do número de galinhas ou de aves que morarão nesse galpão
    Por incrível que possa parecer, pessoalmente defendo uma área de benefício para as aves e não para o bolso de cada um.
    Por tanto, DEFENDO DOS METROS QUADRADOS POR AVE. Esta área implica. Os comedouros, os bebedouros, os ninhos, o poedeiro e o relacionamento ante stress das aves entre sí. Evita que as aves se piquem entre sí.
    Se a área é de dois metros quadrados por ave, um galpão para 500 aves poedeiras assim se distribuye:
    Uma ave ocupa dois metros quadrados. Ou seja: 500 aves se multiplica por dois que corresponde a área do espaço que ocuparão. 500 aves veces dois, resulta num galpão de 1000 metros quadrados Ou seja: sua distribuição sería: 33 metros por 33 metros. Ou 34 ou 32. Deste modo as aves estão psicológicamente muito bem, sem stres. Com agua e alimentação em orden
    Os galpões não devem ser longitudinais, senão quadrados, para que tanto: a alimentação, a luz, a locomoção sejam bem distribuídas. Cuidar o alero do galpão numa extensção de um metro para fõra, ao menos
    Bebedouros, comedouros e iluminação devem ser manejados técnicamente e não manualmente

    A iluminação noturna debe ser de côr amarela, bem distribuída por causa dos olhos ou vista das aves. Comedouros e bebedouros devem funcionar automáticos, para que as aves comam e bebam quando sientam necesidad.

    A ventilação. O galpão deverá ter um murinho de uns 0,40 cmts de alto, encima do qual vai uma tela de 2,80 mts de alto com uma cortina corrediça para a administração do vento e do frío. As aves não podem passar frío nem calor excessivo.

    Os ninhos devem distribuirse em dois andares: inferior e superior como 0,50 cmts de alto um do outro com uma capacidade de 4 galinhas por ninho. Em 500 aves, correspoderiam 500 dividido por 4 seria igual a 125 ninhos.

    O galpão em quadrado se relaciona com a medida da pirámide, que tem um lado orientado em direção ao NM o qual se liga com a anergía do Cosmos que sempre se relaciona com a VIDA. Num galpão orientado para o NM, as aves terão uma saúde perfeta que não necessitarão de vacinas e nem de antibióticos.

    Este sistema de cria de Poedeiras desentona com todos os demais sistemas, mas, é totalmente irrefutável em quanto a uma boa saúde e produção das aves. Pode ser que seja caro ou seu prêço alto, mas em quanto a aves e ovos se refere é excelente.

    As aves terão seu Pastoreo de tres metros quadrados por ave. Ou seja, em 500 aves se multiplica: 500 por tres que resulta em 1500 metros quadrados e pastoreo, dividido em dois setores de 16 metros por 100 metros que corresponde a 1500 metros ou seja tres metros quadrados por ave.

    Estudei muito sobre tudo isto e cheguei á conclusão exposta. Sei que não é barata, mas, da um retorno muito alto com uma segurança alimentar mais alta para as aves e para nós seres humanos.

    :
  18. Vou iniciar uma criação de galinhas para posturas, e adorei as dicas e gostaria de saber como e onde comprar os pintinhos, tem alguma granja para indicar?

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here