Trabalhar em casa exige planejamento e organização. É necessário montar o seu ambiente de trabalho da forma que lhe atenda e de modo a aumentar e inspirar a sua produtividade. A maneira de montar o seu home office varia de acordo com a área onde o empreendedor atua, mas, em geral algumas dicas valem para a maioria. Em muitos casos não há mobília extra para montar o home office no caso de reservar uma área da casa para isto. Se isto é o seu caso um orçamento com as mobílias e os materiais de consumo do seu home office é uma das primeiras coisas a se considerar.
RECURSOS DE TRABALHO
Ir para a guerra sem as armas e a munição é um erro fatal. Do mesmo modo montar o seu home office com ferramentas de trabalho faltantes. Não tem coisa mais chata do que quando aceitar fazer um serviço para um cliente e durante o processo de atendimento do cliente perceber que para cumprir o prazo pedido por ele está faltando um recurso necessário para esta tarefa. Muitas vezes para se comprar ou obter esse recurso é necessário aguardar prazos de fornecimentos, atrasando o prazo prometido para o seu cliente.
Antes de montar o seu home office faça uma lista completa do que ele precisará ter de recursos para atender os mais diversos tipos de serviços que os seus clientes pedem, mesmo que um item ou outro sejam poucos requisitados. Nada mais chato do que ir cedo à padaria e não conseguir comprar pão por que alguém da administração esqueceu-se de comprar ingredientes, a indignação dos clientes é imediata.
GERENCIAMENTO DE ESPAÇO DO HOME OFFICE
Estimativas que não são precisas ao considerar o espaço reservado para o seu negócio podem gerar problemas que afetam sua vida pessoal e profissional. Ao calcular errado o espaço necessário para o seu home office, os objetos que pertencem ao seu dia-a-dia de trabalho começa a invadir o espaço de sua casa ou vice-versa, pode se tornar algo tão desorganizado e caótico.
Irá chegar á um ponto onde afetará o seu desempenho no home office. Será necessário tempo para organizar uma coisa que poderia já estar planejada e organizada, o tempo que poderia estar criando idéias inovadoras ou trabalhos em projetos profissionais está sendo gasto em algo que poderia ter sido evitado.
A posição dos móveis e equipamentos é outra questão importante, as vezes por causa mesmo da simples posição de tomadas uma mudança de posição de equipamentos pode ser tornar um dilema. Com o tempo acontece de novos equipamentos e mobília entrar no home office por uma necessidade do empreendedor, se o espaço não está bem organizado o sacrifício de tirar algo importante para colocar outro mais importante ainda se torna um dilema. Como diz o ditado, é melhor sobrar do que faltar espaço!
INTERFERÊNCIAS EXTERNAS
Analise como o seu ambiente de trabalho se relaciona com o seu ambiente doméstico. Depois desta análise, o planejamento do seu home office deve ser para o ambiente do seu trabalho se tornar espaço reservado ou não.
Com filhos pequenos em casas, muitas visitas pessoais, distrações e outros aspectos é recomendável uma área reservada. Há quem consiga lidar com essas interferências, mas, são poucos e isto deve ser considerado antes de montar o seu home office, depois de montar pode ser problemático mover o seu home office para outro espaço da casa.
HOME OFFICE ERGONÔMICO
Trabalhar em uma cadeira desconfortável ou outro qualquer equipamento e mobília que lhe dê desconforto pode ser prejudicial para sua saúde. Procure sempre trabalhar da maneira mais confortável possível e com produtividade.
Ao comprar mobílias dê preferência para móveis ergonômicos mesmo que o preço possa ser um pouco mais salgado, sua saúde no futuro irá agradecer. Problemas relativos á coluna, torcicolos, câimbras e outros são os vilões daqueles que trabalham com mobílias não ergonômicas.
Os equipamentos atenção igual ou maior do que as mobílias. Equipamentos, por exemplo, como o teclado pode gerar LER (lesão por esforço repetitivo), monitores podem gerar problemas de visão, telefones celulares podem gerar distúrbios e assim por diante.
SEGURANÇA NO HOME OFFICE
Muitos não dão a devida importância de trabalhar com segurança, somente na hora em que ocorre um acidente. Um simples tropeço e diversos objetos e mobília em volta da pessoa pode gerar acidentes que dependendo da gravidade, pode deixa o empreendedor fora da sua rotina de trabalho por determinado tempo.
Um acidente no trabalho além de ser prejudicial á saúde do empreendedor pode gerar problemas no cumprimento de prazos e metas e como conseqüência possível prejuízos.
ORGANIZAÇÃO NO HOME OFFICE
O home office independente da área na qual o empreendedor trabalha ele se torna basicamente um escritório a serviços de suas necessidades. Ter disciplina e ser organizados nos processos internos do seu negócio é fundamental para a rotina do seu di-a-dia.
Reserve locais para guardar e categorizar documentos. Esses registros são importantes para seu negócio e deixar com fácil acesso ajuda em momentos de stress e prazos corridos. Na hora em que o “incêndio” inicia em seu home office, achar fácil o que procura reduz o stress.
O controle é a ferramenta de produtividade de seu negócio. Controlar os objetos, metas, documentos e outros são etapa decisiva em muitos trabalhos prestados para o cliente. Ter e saber os números necessários para o seu desempenho é algo que evolui muito o negócio.
O FUTURO DO HOME OFFICE
Muitas empresas estão investindo em home office. Quanto mais o colaborador tem mais autonomia em certos casos mais ele rende sua produtividade, gerando benefícios para a empresa e para o colaborador.
Para o profissional freelancer e para empreendedores o benefício é grande também. A liberdade no trabalho gera mais criatividade do que se trabalha dentro de um ambiente empresarial. Há casos de empresas multinacionais e também de portes menores que chegam a economizar 70% de custos implantando o home office em certos setores de sua empresa. Bote a conta do que sua empresa ou empreendimento tem de custo em um ambiente empresarial e do custo de um home office.
Veja por si mesmo e veja as vantagens!
Com um celular, um computador e uma conexão (banda larga) de internet qualquer pessoa pode começar um trabalho em casa.
Existem centenas de empresas que oferecem franquia para micro empreendedores individuais, pessoas com deficiencia fisica, aposentados, donas de casa, profissionais liberias que buscam uma renda mensal.
Trabalho com esse seguimento há mais de 13 anos, e acredite, as pessoas estão descobrindo que ter um negocio certo em casa é melhor que ter patrão e carteira assinada. O tempo da escravidão acabou e o tempo do home office (trabalho em casa) chegou!
Hoje recruto pessoas que buscavam emprego ou que estão desistindo de ter um emprego para cinco (5( empresas. As quais oferecem um Programa de Participação nos Lucros e Resultados – que é um tipo de remuneração variável, uma ferramenta, bastante utilizada pelas empresas, mundialmente, que auxilia no cumprimento das estratégias das organizações. Também conhecido como PLR, esse programa visa o alinhamento das estratégias organizacionais com as atitudes da pessoas dentro do ambiente de trabalho, pois só será feita a distribuição dos lucros aos trabalhadores que cumprem as metas pré-estabelecidas.
Algumas vantagens:
Incentivo de colaboradores a comprometer-se cada vez mais com os objetivos da empresa
Gerar melhores resultados organizacionais através de parceria entre empresa e futuros clientes
Recompensa os colaboradores pela superação e performance aplicada na busca dos resultados organizacionais.
È isento de Tributação (INSS, FGTS e IRRF)
Sou recrutador e treinador de algumas empresas que usam essa facilidade do trabalhe em casa. Acese meu site http://www.zambroza.jimdo.com ou digite *paulozambroza no google e me econtrará em mais de 100 mil resultados!
Tenho todos requisitos para trabalhar em casa, gostaria de me inscrever em alguma empresa. Poderia me indicar?
Att,