Como fazer um currículo simples

Como fazer um currículo simplesComo fazer um currículo simples? O currículo é um documento necessário para a apresentação de um candidato a disputar uma vaga numa determinada empresa. Muitos currículos pré-definidos podem ser encontrados pela internet como uma forma simples a mudar as informações e conseguir rapidamente enviar as informações de forma bem direta. Porém, o bom currículo está sempre um passo a frente daquele pré-definido, personalizado com todas as características que são específicas do candidato.

Estrutura de currículo

Os dados iniciais são: nome, dados de contato e dados pessoais, objetivo profissional, qualificações, experiência profissional, formação acadêmica e outras informações. A ordem pode ser modificada a partir de qualificações e aí fica a critério do candidato. O que não pode ser feito mesmo é deixar de colocar as informações pessoais e a apresentação depois de qualquer item que seja. No caso da foto, hoje em dia não é mais tão obrigatório que a tenha anexado. Porém, é bom ficar de olho no que foi pedido e acatar as exigências que cada seleção pode ter.

Para o currículo simples, o nome do candidato tem que assumir uma posição de destaque, no centro da página. Não é preciso escrever currículo ou curriculum vitae.

Posteriormente, nos dados para contato, deverá estar o endereço completo (incluindo é claro o bairro e o CEP), telefones para contato (inclusive celulares, fixo e de recado) e e-mail.

E-mail num currículo simples

Hoje em dia, as pessoas estão se comunicando muito mais via Internet do que por outro meio. Caso não seja o seu caso, nem coloque um e-mail que você não acessa porque os recados podem passar despercebidos junto com a chance de conseguir um bom emprego.

Um cuidado muito importante é na criação do e-mail para recados. lindinha_fofinhagata@ não passa uma boa imagem para alguém que quer passar a imagem de responsabilidade e sensatez. Prefira um e-mail com letras e números, em geral com o seu próprio nome.

Nos dados pessoais, em vez de colocar a data de nascimento, coloque a idade, estado civil e o número de filhos.

Objetivo profissional

Num currículo simples, este é fundamental. Nele, deverá estar escrito para que vaga o candidato está interessado, já que o examinador teoricamente está com vários documentos em mãos e precisa saber para que vaga o profissional está se candidatando. Pra quem gosta de economizar tempo, pode-se fazer um único currículo mudando apenas o objetivo profissional e alguns outros poucos itens.

O interessante é não colocar muitas áreas de interesse no objetivo profissional, afinal a idéia é não passar a imagem de que se aceita qualquer coisa.

Qualificações no currículo simples

Um resumo de quem é você no mercado é interessante para a seleção de candidatos numa vaga de emprego. Em cerca de poucas linhas, é possível escrever quanto tempo passou em cada empresa, descrevendo detalhadamente suas funções para que o examinador tenha uma idéia clara e global se você é mesmo o que ele está procurando. Caso positivo, o resto do currículo poderá ser examinado com maior interesse. Os cuidados devem ser redobrados nesta parte descritiva, já que muitos examinadores, economizando tempo, começam a análise de currículo a partir daí.

Descrição de experiência profissional

Agora é a hora de explicitar o nome das empresas em que o candidato já trabalhou. A ordem é do último emprego até o primeiro, tendo a opção de colocar apenas os três últimos. É claro que empresas de sucesso são muito mais atraentes, e o empregado tem uma maior chance de conseguir a vaga caso tenha passado um grande tempo por lá. Por isso, dê um jeito de colocá-la em destaque juntamente com o total de meses trabalhados.

Formação acadêmica

Nesta parte do currículo, a pessoa fica livre para pôr todos os cursos que já fez, dizer os dados sobre a escolaridade superior, cursos técnicos e outras informações. Palestras e cursos muito curtos não são atrativos de serem postos em currículos, mesmo sendo simples.

Informações complementares

Dentro deste item está um grande diferencial: o conhecimento de línguas. Uma pessoa que saiba falar pelo menos uma língua está à frente dos demais concorrentes, com a mais absoluta certeza. Além de cursos de línguas, os cursos de informáticas, viagens e outras características especiais que mereçam exposição neste momento farão o complemento de toda a sua história profissional que foi contada até aqui. Forneça dados atrativos e não se incomode em achar um defeito e uma qualidade para encaixar em algum momento no currículo, a menos que seja pedido.

Dicas gerais

  • Seja o mais claro possível no que você quer passar para a empresa. Não adianta usar palavras difíceis e fazer frases que nem você sequer entenda. Deixe de fora as histórias tristes, e comporte-se como uma pessoa séria. Ao mesmo passo, contenha a alegria e euforia deixando o currículo na forma de um documento normal, com letras e formatação padronizadas. Fontes coloridas e diferentes podem passar uma imagem equivocada sobre você.
  • Opte por diferir-se da maioria e mostrar um currículo exemplar, mesmo que pela estruturação. Currículos sujos, amassados, mal acabados são um péssimo cartão de visita para o examinador. Hoje em dia, pode-se enviar por e-mail, e muitas empresas preferem que assim seja feito. Obedeça as especificações da vaga e demonstre interesse para o cargo. Aponte suas disponibilidades e possibilidades e fuja dos clichês que mais são vistos em currículos.

Caso a vaga seja de nível médio e você não tenha experiência, escreva a verdade e tente ganhar o cargo pela sinceridade.

Não minta

Qualquer currículo pode ser alvo de uma mentirinha aqui e outra ali, principalmente naqueles que são simples demais e as pessoas acabam querendo dar uma “enchidinha”. Não vale a pena passar informações sem um pingo de verdade ao examinador, já que as empresas são treinadas e tem a capacidade de discriminar o que é realmente fidedigno do fantasioso. Além disso, se a sorte estiver com você e for efetivado, em algum momento suas habilidades poderão ser colocadas a prova.

Erros comuns num currículo simples

Anexar fotos é completamente desnecessário, salvo em situações específicas quando isto for fazer alguma diferença. Exemplo: vaga para modelo em alguma agência. Não revele a empresa o quanto você está desesperado por um emprego, ou as situações tristes em que está passando por sua vida. Assim como você pode achar uma alma caridosa que te dê uma chance, pode ser que rasguem o seu currículo. Muitas pessoas insistem em dizer que tem filhos doentes e que precisam sustentá-los.

Papel branco é o ideal para o currículo ser impresso. Um erro muito comum são pessoas que utilizam papéis coloridos para a impressão de um documento tão importante, que têm suas formas padronizadas e muito bem divulgadas. Bom senso é fundamental.

Erros de gramática podem ser os erros mais comuns de serem encontrados nos currículos simples. É muito difícil confiar na competência de alguém que escreve: “menas” e “concerteza”. Peça ajuda de outra pessoa para a revisão de seu currículo e utilize o corretor ortográfico sempre que precisar.

O número de páginas de um currículo deve ser respeitado em no máximo duas. Currículos muito grandes tornam-se cansativos, e no meio da correria do dia a dia, pode ser que ele sempre fique de lado para ser analisado mais tarde, dificultando a vida daquele que quis impressionar mostrando uma imensa quantidade de qualificações e experiências.

Outro erro comum é daquele que tem muitas informações para contar, e deixa as relevantes de fora quando vai enxugar os itens para caber em duas páginas. Analise e exclua apenas o que é relevante. Ainda um erro comum em um currículo simples são os dados de contato errados, estes também são muito vistos, tirando qualquer possibilidade de entrarem em contato com quem entregou o currículo.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

2 COMENTÁRIOS

  1. Ótima Postagem! Tenho uma dica também! Crie seu currículo agora mesmo de forma simples, rápida e de graça! criarmeucurriculo.com.br

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here