O marketing empresarial é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa. Qualquer negócio que pretende ser bem sucedido deve investir na combinação de serviços ou produtos de boa qualidade, um atendimento de excelência ao público-alvo e um marketing adequado ao seu ramo de atuação. Afinal, é essencial estabelecer uma comunicação efetiva com o público para divulgar a marca, atrair consumidores e fidelizá-los.
Aprender como fazer marketing empresarial pode exigir estudo e uma pequena “ajuda” com um passo a passo.
Ora, aplicar o marketing em uma empresa não se trata apenas de divulgar a marca e os seus serviços, pois esta ferramenta de comunicação exige estudo e estruturação das campanhas desenvolvidas, somente assim é possível usar as estratégias mais apropriadas para o negócio e colher resultados positivos.
Quer saber mais sobre como fazer marketing empresarial? Conheça tudo sobre o assunto:
O Que é Marketing Empresarial
Antes de pensar em como fazer e aplicar o marketing empresarial na sua empresa é importante entender exatamente o que é, do que se trata e o porquê da sua importância para o negócio.
Do ponto de vista teórico, o marketing empresarial é definido como uma ferramenta da comunicação que utiliza um conjunto de estratégias que são elaboradas para atender uma demanda de curto e médio prazo, tendo como finalidade direcionar e orientar o nível de serviços e bens de uma empresa, acompanhando desde o local em que são feitos até o destino final, que nada mais é do que o consumidor.
O marketing empresarial visa aumentar e melhorar a visibilidade da marca para consequentemente realizar mais vendas e obter maior lucratividade.
O marketing empresarial não consiste apenas na divulgação de um produto ou da marca, pois ele é composto por diversas estratégias com finalidades específicas, desde a divulgação até o atendimento pós-venda.
Primeiramente, esta modalidade de marketing inclui o estudo para compreender quais são as necessidades da empresa, a receptividade do público-alvo e as metas a serem atingidas. Basicamente, o marketing empresarial é um projeto criado e personalizado de acordo com as características de cada marca para facilitar atingir um determinado objetivo.
Por Que Fazer Marketing Empresarial
O desenvolvimento do marketing empresarial é de fundamental importância para todo e qualquer negócio, independente se é de pequeno, médio ou grande porte.
Ao executar as estratégias do marketing empresarial da forma correta, a empresa terá a oportunidade de aumentar a sua visibilidade no mercado, aumentar as compras daqueles que já são consumidores e atrair os novos clientes em potencial.
Por meio da execução do marketing empresarial a empresa se mantém atualizada, de modo a seguir as tendências do mercado, pois estuda quem são e o que oferecem os concorrentes, além de desenvolver estratégias para enfrentá-los com igualdade, fidelizar os consumidores, realizar mais vendas e aumentar o lucro.
Como Fazer Marketing Empresarial
Criamos um “passo a passo” ensinando de forma objetiva como fazer marketing empresarial. Confira:
1 – Estude a Situação Atual da Empresa
Para aplicar o marketing empresarial, a primeira coisa a se fazer é estudar qual é a situação atual da empresa. A partir daí, é possível verificar qual é o índice de visibilidade da marca, quem são os concorrentes, o fluxo de vendas, quais são os erros e acertos cometidos. Com estas informações é possível determinar as metas a serem atingidas e em quanto tempo.
2 – Faça o Planejamento do Marketing Empresarial
Planejamento é importante para qualquer projeto que a empresa deseja executar, logo, para fazer o marketing empresarial também é necessário elaborar um planejamento para determinar o ponto de partida e o de chegada.
O planejamento deve incluir todos os setores da empresa, orientando-os sobre como colocar a campanha em prática, além de determinar metas e prazos como, por exemplo, elevar o número de seguidores nas redes sociais da marca, de acessos mensais e de compras efetuadas.
Veja mais sobre planejamento empresarial.
3- Tenha Um Site ou Blog da Empresa
Ter um site ou blog não é exclusividade somente das empresas grandes e com muitos clientes, os negócios de pequeno e médio porte também devem criar as suas próprias páginas para expandir as suas atividades.
A plataforma precisa ser abastecida regularmente com conteúdos relevantes sobre os serviços ou produtos que o empreendimento comercializa, além da história da marca, valores seguidos, contatos telefônicos e das redes sociais para que os internautas possam localizá-lo.
É importante construir um site com boa estrutura, fácil de localizar as informações e manter um padrão de SEO atrativo para os motores de busca, podendo focar os esforços nas buscas locais.
4 – Estude o Perfil do Consumidor e Produto/Serviço
Lembre-se que o seu objetivo é conquistar clientes e vender mais, por isso, traçar o perfil exato do consumidor ideal e avaliar se o seu produto/serviço está, realmente, cumprindo um papel decisivo na vida daquela pessoa é um dos pontos chaves do marketing empresarial.
Também, antes de alterar produtos e serviços, ou até mesmo criar campanhas publicitárias, observe sempre o seu orçamento para verificar se é ou não viável.
5 – Utilize Email marketing
Caso você utilize no marketing empresarial a plataforma online (sites e blogs), o e-mail marketing será o seu aliado número 1.
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing empresarial, que se caracteriza por obter o e-mail do público-alvo de maneira espontânea para enviar mensagens com campanhas publicitárias e promoções com uma frequência estipulada.
É importante ressaltar que os e-mails não devem ser enviados constantemente para não irritar os clientes em potencial ou cair na caixa de spam, o que torna a ação ineficaz. Os e-mails também devem estar de acordo com o perfil dos destinatários e conter prêmios e descontos que incentivam a ação de compra.
Para conseguir organizar a estrutura de envios de e-mail marketing você deve utilizar uma ferramenta específica, como é o caso do RDStation, mail chimp, getresponse, entre outras.
5 – Crie Perfis Nas Redes Sociais
Atualmente, as empresas não podem mais ignorar a influência que as redes sociais têm na hora de criar a identificação de uma marca com os clientes e o estímulo para a realização de compras.
Por isso, o marketing empresarial também prevê a criação de perfis nas redes sociais como, por exemplo, Facebook, Instagram e Twitter para divulgar os produtos da empresa.
Não basta apenas entrar nas redes sociais para cativar o público-alvo, pois é preciso usar a linguagem destas plataformas, produzir conteúdo relevante e usar as ferramentas como as hashtags para impulsioná-los.
Também é necessário criar uma relação com os seguidores, interagindo com eles, pedindo sugestões e colocar-se a disposição para ouvir as reclamações, esclarece dúvidas e resolver eventuais problemas.
6- Use o Help Desk
O Help Desk é uma ferramenta do marketing empresarial muito utilizada nos Estados Unidos para beneficiar a comunicação das empresas com os clientes. Este software é instalado no site da empresa para evidenciar todas as informações dos produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento que vão desde os preços até as formas de pagamento.
Assim, a empresa impede que o cliente em potencial deixe de comprar um produto por não ter todos os seus questionamentos sanados.
Vale lembrar que um call center, atendimento online, e-mail e telefone de contato, além de um bom pós-venda fazem toda a diferença no momento de concretizar a venda e aumentar a taxa de conversão.
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