Algo importante para se considerar ao escolher um ponto de venda é o acesso que os futuros e atuais clientes terão ao local onde sua empresa se instalará. O local escolhido pode melhorar a logística da sua empresa também, fazendo com que as mercadorias e os produtos que fabrique circulem de forma melhor.
Uma pesquisa de mercado antes de escolher o local irá abrir os seus olhos para detalhes que antes não era tão nítido. Entender os seus clientes atuais e outros potenciais e regularmente se colocar no lugar deles muda a perspectiva de atendimento e outras questões relacionadas.
Há possíveis locais de ponto de venda de sua empresa onde os potenciais clientes aparecem, sempre há locais onde é o “ponto de encontros” desses consumidores.
Se a sua empresa for da área de comércio, vários centros de cidades oferecem locais onde sempre tem clientes procurando, pesquisando, olhando e onde a presença de clientes é grande. Para indústria existem locais mais apropriados que dão suporte para todas as necessidades do empreendedor, como instalações de acordo com a necessidade, locais com fácil logística, acesso a serviços de fornecimento e compras e muitos outros.
Como se trata de um local de visitas constantes o ponto de venda do seu empreendimento o design, a decoração, a pintura e outros traços visuais podem influenciar na decisão de compra do consumidor. Em um restaurante geralmente a fachada é desenhada para quando o consumidor visualizar a fachada sentir aquela vontade de consumir os produtos, o mesmo vale para outros segmentos.
Depois que o consumidor é atraído para dentro do seu ponto de venda e de acordo com o atendimento e tratamento, a qualidade dos produtos, a necessidade do consumidor e outras questões na pré-compra influencia possível fidelização do cliente.
O design do ponto de venda já é um tema estudado pelos administradores, o assunto chama atenção a cada dia e mais empreendedores se interessam pelo assunto.
Antes de movimentar todo o seu empreendimento para o local do ponto de venda algo muito importante que se deve considerar e estudar são a concorrência local. Estudar os acessos ao seu ponto de venda também conta na hora de lidar com a concorrência.
Suponhamos que sua empresa é um supermercado que se instale em um local sem analisar a concorrência. Como os consumidores do arredor já têm sua opinião formada sobre os supermercados mais próximos, se o seu supermercado se instalar no local e conseguir levar vantagem na concorrência isso é ótimo. Caso contrário acontece o inverso seria muito complexo retirar a impressão deixar nos primeiros consumidores que fizessem compras. Ou então os preços oferecidos pelo seu empreendimento não conseguisse competir com os concorrentes, seria um desastre.
Há locais para instalar o seu ponto de venda onde a mão de obra é escassa e/ou não contém demanda o suficiente. Muitas vezes é necessário buscar mão de obra e profissionais residentes em uma distância, elevando os custos da empresa. De acordo com a quantidade de profissionais e mão de obra necessária para manter o seu empreendimento e/ou empresa os custos se elevam tanto que mesmo o ponto de venda ser de baixo custo com o tempo ele deixa de ser por esse fator.
A escolha de um ponto de venda parece ser a primeira vista ao simples. Na verdade é simples, mas quando se considera pormenores relativos ao seu negócio a coisa se transforma. Para que veja com mais nitidez a importância desses pormenores, em seguida é mostrada uma lista com as coisas que se deve considerar ao escolher o ponto de venda:
Esses itens e muitos outros devem ser avaliados com atenção. Registre a sua lista com suas necessidades e mãos á obra!
Ver Comentários
Levei tempo para ler todos os comentários, mas eu realmente gostei do post. Ele provou ser muito útil para mim e tenho a certeza a todos os comentadores aqui É sempre ótimo quando você não pode apenas ser informado, mas também entreter Im certeza de que você se divertiu escrevendo este write-up.
Gostaria de agradecer aos esforços você começou produzido em escrever este artigo. Estou esperando o melhor operar mesmo de você dentro do potencial também. Na verdade, suas habilidades de escrita criativa me inspirou a começar o meu weblog pessoal BlogEngine agora.