Como elaborar um currículo



Como elaborar um currículoO currículo é o documento mais importante para o profissional, pois é o documento responsável por apresentar o profissional ao mercado. A dificuldade é que o currículo deve expor as experiências profissionais, as habilidades e competências profissionais e nível de escolaridade. Agora, a outra dificuldade encontrada é no processo de como elaborar um currículo em apenas no máximo duas páginas para demonstrar que o profissional realmente merece a atenção e uma oportunidade de participar de uma entrevista.

Há profissionais que para buscar uma oportunidade de trabalho elaboram um currículo diferente para cada vaga pretendida, essa estratégia é bem eficaz, uma vez que as vagas são diferentes, o currículo também deverá ser. Abaixo detalharemos alguns modelos de currículo.




Modelos de currículos

Todos os currículos devem constar no início os dados pessoais básicos que servirão para uma identificação breve do selecionador, dados como o nome completo, telefone, e-mail e endereço, condição civil e entre outras. A idade não é obrigatória, pois serão descobertas na entrevista, a não ser que a vaga especifique.

A foto no currículo é também algo do passado e só deve constar no documento, caso tenha sido especificado anteriormente. Ou seja, quando for elaborar um currículo o excesso de dados não é eficiente.

Os dados importantes para o currículo são os dados profissionais e intelectuais do candidato á vaga.

A maior dúvida para os candidatos á uma vaga é quanto á elaboração de um currículo quando o candidato não possui nenhuma experiência profissional e galga o primeiro emprego, para isso observe as recomendações abaixo.

Modelo de currículo para profissionais com pouca experiência

Possuir pouca experiência não é motivo de vergonha, pelo contrário, o empenho para conseguir um emprego é que deve contar, como a boa vontade de participar de um processo seletivo, por isso, mesmo com pouca experiência o candidato pode elaborar um currículo eficaz.




Para elaborar um currículo mesmo quando o candidato não possui experiência é necessário e útil constar algumas informações como cursos, nível de escolaridade, estágios e cursos voltados para a área pretendida. Por exemplo, se o candidato busca o primeiro emprego em uma loja de varejo preencha o currículo com informações como nível de escolaridade, curso de vendas, atendimento ao cliente e ainda constar habilidades pessoais como comunicação, extroversão e outros.

Ainda, sobre currículo para candidatos com pouca experiência e que estejam cursando uma faculdade, informações como estágio supervisionado, atividades complementares como atividades de monitoria e voluntariado são bem úteis, além de informações como a participação em palestras, seminários, vivência no exterior e outros.

As informações como idiomas são também bem-vindas no currículo tanto para profissionais com pouca experiência como para aqueles mais experientes.

Currículo para profissionais experientes

A elaboração inteligente de um currículo é também um desafio para profissionais experientes, pois esses profissionais devem provar ao mercado que estão atualizados na área de atuação.

No currículo de profissionais experientes devem constar informações de últimos cursos realizados, participação em palestras, seminários e exposições.


Ao falar sobre experiência profissional conste apenas as experiências mais interessantes e com maior tempo de serviço.

O currículo deve mostrar que se trata de um profissional competente, experiente e atualizado.

Dicas para elaboração do currículo

Revise o conteúdo, não tenha pressa de terminar o currículo, revise todo o conteúdo quantas vezes forem necessárias e tenha certeza de datas e eventos.

Certifique-se sobre a vaga, ao elaborar um currículo tenha certeza de que o currículo tem a ver com a vaga pretendida e coloque experiências e cursos voltados para a vaga.

Procure por currículos feitos na internet, tem diversos modelos de currículos que podem ser úteis para elaboração de um currículo eficaz.

Capriche no visual do currículo, elabore um currículo que seja com a fonte Times New Roman 12, para que não fique nem exagerado e ao mesmo tempo fique visível. No procedimento de como elaborar um currículo é preciso se atentar na aparência formal, é preciso também ser bem estruturado, organizado e com um visual limpo, sem excessos, ao invés de bolinhas ou pontos utilize apenas espaços e separe as informações por tópicos, quanto mais claro, organizado e limpo, melhor aparência o currículo terá.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here