Como Crescer – Estratégias Para o Crescimento da Empresa

Como Crescer – Estratégias Para o Crescimento da Empresa
Como Crescer

A empresa já superou os três anos de vida e não encerraram suas atividades, a empresa realmente se estabeleceu no mercado e possui identidade própria e clientes fidelizados? Então este é o momento ideal para crescer.

Mas, uma empresa somente consegue crescer depois de realizar um planejamento que deixe claro onde a empresa está, sua situação real e onde a empresa pretende chegar. Crescer sem planejamento é mais arriscado do que a estagnação.

Todas as empresas que se veem em vias de crescimento possuem também expectativas, expectativas sobre o que as empresas podem realizar, quais são os recursos disponíveis. Portanto, é importante que os empreendedores tenham um plano de crescimento.

O plano de crescimento deverá conter um Plano de Recursos, no plano de Recursos deverá vir descrito qual será a fonte de recursos. Sobre a estrutura do crescimento é necessário avaliar a equipe que a empresa tem disponível. E sobre pessoas é essencial que a empresa conte com as pessoas certas, sendo colaboradores ou parcerias.

Etapas para o crescimento das empresas

As empresas passam por diversas etapas de crescimento e cada etapa tem o seu próprio desafio, entre as principais etapas estão:

No início a gestão da empresa e decisões dependem apenas do empreendedor. Nesta etapa o que se nota é que o desafio é que o negócio se torna dependente do empreendedor, falta controles formais e identidade empresarial. Na etapa de sobrevivência, tudo o que a empresa busca é sobreviver no mercado, sem objetivos mais ambiciosos. O desafio é organizar a empresa e lidar com as primeiras crises. Além disso, o dono deverá aprender que precisa separar a identidade empresarial de sua identidade pessoal e delegar responsabilidades.

A etapa de Sucesso – quando a empresa consegue estabelecer-se no mercado e já começa a ter objetivos mais ousados como: aumentar a rentabilidade, expandir a rede e outros. Neste momento o empreendedor se depara com a realidade de que crescer significa mais recursos e mais conhecimento e que talvez não seja tão “dono” do negócio. O importante nesta fase é superar desafios como delegar tarefas e ver a gestão se tornar algo cada vez mais complexo.

Decolar – a empresa já começa a tomar decisões estratégicas, a investir em sistemas e operações e lidar com o desafio de que a empresa cresceu e que as decisões dependem do que ocorre no mercado. A etapa de maturidade é uma etapa de prudência e gestão de riscos. Pois, com a maturidade as empresas podem encontrar no mercado diversas oportunidades interessantes de investimentos, como também os riscos que essas oportunidades trazem.

Como elaborar um plano de crescimento

A primeira tarefa de um plano de crescimento é olhar para o futuro. Olhar para o futuro significa que os empreendedores deverão identificar como eles veem a suas empresas daqui a 5 anos? Como imaginam o futuro?

Com mais unidades filiadas, a expansão regional ou quem sabe até a internacionalização dos negócios. Existem várias possibilidades. O importante é que as empresas lembrem que sem metas ou objetivos, fica difícil sobreviver ao mercado. Mas, crescer é uma questão de lidar com vários fatores: custos, pessoas, recursos e estratégias. Afinal crescer exige planejamento, dedicação extra e custos. É necessário, portanto, levantar as questões:

Como o empreendedor irá arcar com o ônus do crescimento? O empreendedor deve planejar como irá crescer e ao mesmo tempo continuar investindo nas atividades rotineiras. Será que os recursos próprios serão suficientes ou serão necessários recursos de terceiros?

Se os recursos externos forem necessários então a empresa deve elaborar um plano de negócios voltado para alocação de recursos. O plano de negócios deve descrever um plano de crescimento que seja sólido e que mostre que a empresa realmente possui potencial para crescer.


Quando os investidores analisam um plano de crescimento, na verdade estes investidores estão analisando se a empresa possui uma equipe eficiente, parcerias estratégicas, uma boa gestão financeira e outros. Mas, é preciso um plano de negócios que seja realista e verdadeiro, por exemplo, se a empresa possui alguns ajustes a realizar deve relatar isso no plano de negócios.

O plano de negócios deve também relatar em quanto tempo a empresa estará realmente preparada para crescer. O que demanda recursos, estrutura para qualquer tipo de plano de crescimento. Outro fator realista que deve ser considerado é quanto ao ritmo de crescimento, pois deve considerar que o ritmo de crescimento das empresas respeita diversos fatores: tipo de expansão, recursos, estrutura, setor de atuação e outros. O segundo passo, porém, é organizar a empresa.

Organizar a Empresa

A empresa deve ser organizada para o crescimento sob os vários aspectos: Gestão, finanças, recursos humanos, estratégias, tecnologia e outros. Deve-se considerar que a empresa geralmente precisa de um período entre 12 a 18 meses para se organizar para crescer.

Sendo que esse período é variável, pois existem empresas que estão em um projeto para abertura de capital e que precisam de um período de até dois anos para organizar a empresa.

O importante é que seja qual for o objetivo de crescimento a empresa deve se empenhar em perceber quais os pontos fortes da empresa e que podem ser consideradas como oportunidades para o crescimento.

Desafios para o crescimento

As empresas que pretendem crescer devem identificar qual a situação atual da empresa:

As empresas startups – estão em fase inicial. As empresas emergentes já se estabeleceram no mercado e está na fase de identificar qual a capacidade de inovação da empresa.

Empresas em expansão – empresas que já se estabeleceram no setor em que estão inseridas.

Empresas maduras – são empresas que podem ser consideradas líderes de mercado. A despeito do estágio em que as empresas se encontram o importante é que avaliem quais os desafios que terão pela frente.

Alguns aspectos a serem avaliados na evolução das empresas são:

Capacidade de atração e retenção de clientes – como uma empresa pretende crescer se ainda não consegue identificar as necessidades dos clientes? Por isso, o desafio é entender as necessidades dos clientes, equilibrando recursos e oportunidades. E ainda avaliar como a empresa monitora a satisfação dos clientes, adoção de novas tecnologias para comunicação com os clientes. Ampliação da oferta de produtos e desenvolvimentos de práticas de inteligência de mercado. E por fim, melhorar a lucratividade da carteira de clientes e contar com uma estratégia de atração de clientes.

Atração e retenção de talentos – alguns desafios que as empresas enfrentam ao atrair e reter talentos são:

O estabelecimento de benefícios, desenvolvimentos de sistemas de recrutamento mais evoluídos; contar com uma estratégia de retenção de pessoal, caso seja necessário a mobilidade de pessoal; preparar novos líderes; garantir que os valores da cultura organizacional permaneçam, valores como o empreendedorismo, liderança e crescimento profissional constante.

Eficiência Operacional – desenhar um modelo de cadeia de suprimentos que atenda necessidades de custos e de prazo. Gerenciar sistemas de tecnologia e ainda revisar a estrutura da empresa quanto a operações, suprimentos e sistemas de informações. Contar com sistemas e processos que sejam escaláveis e que suportem o crescimento.

E ainda avaliar as competências – chaves da empresa. Como a empresa pode criar estratégias de acordo com estruturas legais e tributárias. É importante também a identificação de redução de custos e a certificação de que há estratégias de longo prazo. Crescimento demanda riscos e a empresa que pretende crescer deve saber como gerir riscos.

Gerenciamento de riscos – entre os riscos comuns aos negócios em expansão estão: Garantir a continuidade dos negócios da empresa. Estabelecimento de processos de segurança da informação. Empresas emergentes devem avaliar a eficácia dos processos e ainda gerenciar os riscos de novos negócios que devem ser conhecidos e gerenciados.

As empresas maduras devem gerir os riscos de forma a: Manter controles internos; planejamento para possível gestão de crises; promover uma comunicação eficiente sobre os possíveis riscos e a gestão deles.

Parcerias e Gestão Financeira

Outros fatores importantes para consiste na verificação de parcerias. Isso porque para desenvolver o crescimento as empresas devem considerar parcerias sinérgicas e estratégicas. Por isso, as empresas devem avaliar:

Como entrar em novos mercados por meio de alianças ou projetos; garantir processos que contam com integração e sinergia para  operações, sistemas e pessoas. Cada aquisição deve compreender as formas apropriadas de captação de recursos.

Quanto á gestão financeira é importante avaliar: Importantes fontes de captação de recursos; custos e benefícios de cada programa de captação de recursos; desenvolver um planejamento de captação para expansões ou outras oportunidades.

Plano de crescimento e informações

Um plano de negócios demanda informações, pesquisa e planejamento. Algumas informações representam fontes para importantes operações como: fornecedores, captação de recursos, importantes clientes e outros. Algumas informações importantes são:

Informações sobre o mercado – as informações relevantes sobre o mercado no qual a empresa busca crescimento são: Tamanho do mercado, participação de mercado no setor, níveis de preços, concorrência e outros.

Sobre Finanças algumas informações importantes são: Demonstrações financeiras de pelo menos três anos anteriores; projeções de necessidades de investimentos; avaliação da situação trabalhista e fiscal das empresas.

Operações

As empresas que decidem crescer devem avaliar sua situação e traçar um plano para o futuro sob diversos aspectos, quando o fator são as Operações da empresa os empreendedores devem avaliar os aspectos:

Força de vendas, capacidade de produção, economias de escala, cadeia de fornecedores e outros,  concluindo, vimos que crescer requer planejamento e organização. As empresas que conseguem crescer com sucesso são aquelas que não protelam as etapas e que ao mesmo tempo não ignoram as oportunidades.

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