A cadeia de valor é o conjunto de ações desempenhadas por uma empresa desde o relacionamento com os fornecedores até a distribuição final e venda dos produtos. Criada por Michael Porter, a cadeia de valor é divida em atividades primárias, atividades de apoio e margem.
O objetivo da cadeia de valor de Porter é garantir a qualidade e valor do produto entregue ao consumidor final, criando ainda uma vantagem competitiva para a empresa.
Os processos executados na empresta estão interligados, sendo, de certa forma, dependentes nos seus funcionamentos. Desmembrar a organização dos processos e avaliar como são executados com os devidos elos pode otimizar o funcionamento da empresa e acrescentar ainda mais valor aos produtos.
A cadeia de valor é composta por um conjunto de atividades primárias e de apoio, margem de valor acrescentado e a relação das atividades entre si na cadeia de valores.
Conheça os elementos da cadeia de valor:
As atividades primárias relacionam-se com a criação e transformação dos produtos, vendas, manutenção e suporte. Podemos observar em praticamente todas as empresas 5 atividades primárias:
Estes são considerados os serviços primários da cadeia de valor de Porter.
As atividades de apoio na cadeia de valor têm como função auxiliar, direta ou indiretamente, a execução das atividades primárias.
Embora possam existir diversas atividades de apoio de acordo com cada nicho de empresa, normalmente encontramos 4 categorias:
A margem corresponde à diferença entre o valor percebido pelo produto e o custo coletivo da execução das atividades para a criação do produto/serviço.
As atividades se relacionam dentro de acordo com a estratégia adotada, podendo ser:
Veja o quadro resumo da cadeia de valor na imagem abaixo:
A análise da cadeia de valor, observando-se os elementos tem por objetivo aumentar a excelência na prestação do serviço, valor do produto e satisfação do cliente.
Mas, de forma mais específica, podemos trazer alguns objetivos alcançados através da sua utilização:
É importante tomar consciência das subcategorias das atividades tanto primárias quanto de apoio do seu negócio.
Descreva-as em uma planilha juntamente com toda a cadeia de valor, trabalhar as subcategorias permitirá otimizar ainda mais os resultados, atuando de forma minimalista na organização da empresa.
Lembra-se quando falamos que os processos e atividades são interligados como se fossem elos? Encontrar as ligações entre cada atividade permitirá conduzir de forma estratégica e organizada os processos na empresa.
Por exemplo: O setor de gestão contábil/administrativa pode estar ligado a parte de compra de produtos dos fornecedores, já que a liberação do pagamento passa por ele.
O valor percebido pelo consumidor não é o preço e sim a qualidade, utilidade e satisfação que o produto proporciona.
A cada atividade da cadeia de valor, subcategoria, ligação e analise, esteja em busca de formas de aumentar o valor percebido do produto, podendo refletir no preço/lucratividade, mas não devendo este ser o fator preponderante.
Quando você consegue aumentar o valor percebido, aumento de vendas ou até mesmo do preço são consequências positivas para a sua empresa.
Pronto para começar a trabalhar a cadeia de valor na sua empresa? Comente!