Administração Holística no Contexto das Organizações



Administração Holística no Contexto das OrganizaçõesO paradigma holístico ainda é recente na prática administrativa das organizações e é através dele que se busca a revalorização do ser humano e sua integração com a organização e o meio-ambiente. Para isso é preciso alinhar os valores da organização e de seus colaboradores, algo de grande valia e que é pouco utilizado em outros modelos de gestão. Definidos os valores, a missão e visão da organização reduz-se a necessidade do controle e da autoridade.

Como é sabido, para implantar um novo sistema ou até mesmo a cultura organizacional as empresas correm o risco de seus colaboradores desencadearem uma crise pessoal, pois todo e qualquer ser humano tem resistência a mudanças.
Transformar uma organização pode criar confusão se o processo não estiver claro e muito bem definido. A administração holística não serve como base para disputas pessoais entre os funcionários, e sim melhorar o desempenho do ser humano individual e em grupo.




É importante que os colaboradores compreendam a dinâmica de cada processo e sua mudança, deixando claro as oportunidades de crescimento que ela proporcionará a cada um, ao invés de alimentar resistência que é a consequência da incerteza.

A administração holística vai além da empresa se preocupar apenas com a Gestão da Qualidade (que a priori) seria muito importante para todas as áreas da organização. Por outro lado, para se mudar a sociedade é preciso mudar o ser humano internamente, e conseguinte a isso, ele terá um relacionamento de melhor compreensão com outros indivíduos e também com o meio ambiente.
As organizações devem começar o processo de mudança para o modelo holístico reunindo seus colaboradores, expondo o projeto, o papel de cada um individualmente e em equipe, e o foco na melhoria contínua. Os objetivos só serão alcançados com a ajuda e envolvimento de todos.

Importante citar que os processos de comunicação e mudança de atitudes e comportamentos são suportados por programas que envolvem desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, benefícios (bônus, participação nos resultados, etc.), incentivo ao empreendedorismo e todo o projeto deve ser acompanhado por especialistas da área de Psicologia, com amplo envolvimento da alta direção.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here