A educação corporativa está relacionada à administração moderna e seu compromisso com a gestão de conhecimentos e gestão por competências.
A educação profissional e contínua, tão importante para o desenvolvimento profissional, se tornou uma responsabilidade das empresas, que além de promoverem o desenvolvimento de seus colaboradores em busca de capacitação e requalificação também buscam solucionar questões estratégicas, promovendo o aprendizado de seu principal recurso que é o capital humano.
Para as empresas o aprendizado organizacional significa evolução e maior competitividade, além do amadurecimento da gestão que se voltará para aquisição e retenção do conhecimento corporativo e para um programa mais sólido de retenção de talentos.
A educação corporativa, como o desenvolvimento de pessoas, tem um compromisso de aprendizagem em longo prazo e com maior participação e integração dos colaboradores ao contrário dos programas de treinamento que propõe soluções imediatas.
O aprendizado organizacional
Não há dúvida de que as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas capazes de produzir, expandir e partilhar conhecimentos com o público interno e externo. Por isso, para manter a competitividade tantas empresas estão investindo em educação corporativa.
A educação corporativa está relacionada ao desenvolvimento da administração empresarial que evoluiu com a globalização que demanda estratégias organizacionais, flexibilização e adoção de uma gestão voltada ao constante aprendizado organizacional.
O que gerou também a necessidade por um ambiente corporativo voltado para o conhecimento foi o fato de que a concorrência global demanda excelência e reestruturação produtiva.
Outra característica é o fato de que as empresas estão inseridas em um ambiente que demanda do mercado profissionais qualificados capazes de colaborar estrategicamente com a corporação, que em decorrência disso, possui capital humano mais competitivo e precisa investir no constante desenvolvimento deste capital.
O profissional dessa nova realidade também deve possuir comportamentos e atitudes que o mercado exige para a continuidade de aprendizado.
Organizações que aprendem
A base para o aprendizado organizacional é exatamente a transformação da visão sistêmica do ser humano, ou seja, despertar esta visão sabendo que o ser humano tem capacidade de criar, criticar e que tem consciência de suas habilidades e inteligência.
Portanto, as organizações que aprendem acreditam no colaborador como detentor de habilidades e competências a serem afloradas proporcionando melhor produtividade.
As principais atividades das organizações que investem na educação corporativa é construir, dar suplementos e organizar conhecimentos, a fim de adaptar o desenvolvimento e a eficiência organizacional.
Peter Senger foi o maior estudioso do ramo da aprendizagem organizacional e segundo ele, para atingir seus objetivos, a aprendizagem organizacional precisa focar nos seguintes aspectos ou disciplinas:
Visão compartilhada – é uma capacidade para o enriquecimento e construção de aprendizado de forma mais efetiva, pois os objetivos são facilmente percebidos e alcançados quando resultam da vontade própria e não por imposição.
Modelos mentais – são ideias que estão profundamente enraizadas e que constituem culturas, pois influenciam o modo como as pessoas veem e percebem o mundo.
Domínio pessoal – é parte do autoconhecimento, que auxilia a enxergar suas próprias dificuldades e assim concentrar os esforços necessários para mudar essa realidade.
Aprendizagem em grupo – quem nunca ouviu falar em trabalho de equipe? Para as organizações que aprendem isso significa que não só o trabalho deve ser partilhado como também todo o conhecimento adquirido através de experiências. É um aprendizado conjunto e de colaboração.
Pensamento sistêmico – implica a compreensão do todo, acreditando-se que a integração das partes faz a diferença e que o ambiente empresarial é complexo e dependente dos elementos que o compõe.
Educação e efeitos nas empresas
A educação corporativa é um componente da gestão por competências, pois acredita na formação contínua das competências.
Para a gestão de competências, o desenvolvimento deve nortear os diversos níveis e áreas da organização e o profissional deve possui como competências: conhecimentos, habilidades e atitudes.
A gestão por competências alinha as competências necessárias para a organização e assim, a próxima etapa de desenvolvimento é fazer com que os profissionais tenham essas competências.
Para isso, a gestão de pessoas precisa utilizar dos sistemas de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal, o que busca diminuir a lacuna que existe entre as competências existentes na organização e as competências necessárias.
É sabido também que a educação corporativa deve acompanhar a estratégia organizacional, sendo necessária para a implantação do desenvolvimento organizacional e para a concretização de objetivos.
Instrumentos de educação corporativa
Para uma educação corporativa eficiente as empresas fazem uso de instrumentos como: as universidades corporativas. As organizações de aprendizagem compreendem que o mundo acadêmico não deve ser dissociado do mundo organizacional.
E por isso, frente à deficiência e a carência de base acadêmica encontrada no mundo do trabalho, algumas empresas estão implantando um ambiente virtual e presencial para uma educação que seja complementar, técnica, continuada e de reciclagem de conhecimentos.
Entre as principais disciplinas das universidades corporativas estão:
Desenvolvimento de Competências Gerenciais – essa disciplina é aplicada principalmente quando existe a necessidade da formação de equipes de alto desempenho, para atividades críticas da empresa.
Outras disciplinas são: Desenvolvimento de competências técnicas, Desenvolvimento de Competências Pessoais, Pós-graduação, Pesquisa e outros cursos de educação continuada.