O que é resiliência

O que é resiliênciaA resiliência é um conceito que surgiu na física e compreende a característica que possuem alguns corpos de que, mesmo quando são submetidos a altas temperaturas, estresse ou ainda existe acúmulo de energia, não ocorrendo uma ruptura. E mesmo quando as condições físicas ou climáticas retornam ao estado natural o rompimento não ocorre.

Essa propriedade da física foi estudada primeiramente pelo cientista Thomas Young, que pesquisou o comportamento de barras metálicas e sua relação com a tensão e deformação.

Para a psicologia, resiliência compreende a capacidade das pessoas em lidar com problemas, superar dificuldades e nem por isso desistir ou perder seu controle emocional. Por isso, o termo resiliência foi adotado pelos pesquisadores de administração de empresas que acreditam que resiliência é um fator positivo no comportamento humano, e que pode ser aplicado no mercado de trabalho como competência comportamental.

Realmente, a resiliência possui várias características positivas no ramo da psicologia, como:

-Gestão de emoções: os indivíduos que possuem essa característica conseguem tornar-se imparcial diante de situações de estresse. Dessa forma, os indivíduos com essa capacidade consegue controlar suas próprias emoções orientando comportamentos a um estado mais racional e tranquilo, fazendo com que o grupo também siga essa conduta.

-Controle dos impulsos: o controle dos impulsos compreende a característica de que as pessoas não se entregam de forma impulsiva e sem raciocinar ás emoções, ou seja, não extrapolar suas emoções e assim não reservar uma força intensa para impulsos diante de certas situações.

-Otimismo: como os seres resilientes não se abatem com obstáculos e situações adversas são também seres que têm maior capacidade de considerar que as coisas poderão mudar para melhor.

-Empatia: é a característica que possui os seres resilientes em se colocar no lugar dos outros com sensibilidade e entender os estados emocionais e psicológicos dos outros.

-Análise do ambiente: os seres naturalmente resilientes tem a tendência de se afastar de perigos encontrados no ambiente e mudar para um local mais propício a seu desenvolvimento. Como o resiliente possui a característica da empatia e do otimismo possui também a característica de alcançar as pessoas de forma mais eficaz.

Resiliência como competência profissional

De acordo com as características físicas da resiliência, as organizações trouxeram para si alguns fatores que foram aprendidos na ciência e que podem ser eficazes no ambiente empresarial, fatores como a construção de capacidade de adaptação, atualização contínua e capacidade de se adaptar ao ambiente.

Para Harvard Business Review, a essência da resiliência reside no fato de que o profissional resiliente saiu das características inerentes ao cidadão comum que são a ansiedade, raiva, frustração, isolamento e pessimismo, e possui as características resilientes que são a autoconfiança, espiritualidade, valorização da vida e outros.

Como o resiliente crê fortemente no significado da vida, também irá crer fortemente no significado de seu trabalho com maior capacidade de ser motivado e torna seu cotidiano uma busca incessante por soluções.

Mas, de certa forma o resiliente não é um profissional que possui ilusões sobre si mesmo ou sobre o mercado, pois as outras características dos profissionais resilientes são:

-A introspecção: que é a capacidade de avaliar seus próprios atos e questionar seus pontos fracos em busca de melhorias.

-Relacionamento: estabelece relacionamento em longo prazo e maior capacidade de diálogo e comunicação mesmo em situação de conflitos.

Características da resiliência aplicadas ao ambiente de trabalho

-Atitude positiva: a atitude positiva que é uma das características da resiliência é bem útil no mercado de trabalho, pois faz com que o indivíduo tenha uma maior capacidade para encontrar soluções.

-Foco: focar para alcançar objetivos e atingir metas é outro requisito da resiliência e que deve ser aplicado no ambiente de trabalho.

-Organização: manter o ambiente de trabalho organizado, estruturado e pronto para atender a priorização de atividades, é também um requisito importante trazido pela resiliência.

-Proativa: ser proativo não é somente possuir a capacidade de buscar soluções e agir, é também a capacidade de encontrar soluções com os recursos disponíveis, buscando maior conhecimento para alcançar determinado objetivo.

Resiliência e qualidade de vida

Acreditar em si mesmo e ser resiliente trazem diversos benefícios para a saúde física, emocional e psicológica do indivíduo, pois as características psicológicas evitam transtornos, doenças desenvolvidas em longo prazo e até doenças psicossomáticas.

Como desenvolver a resiliência

O profissional do momento é aquele que possui resiliência, pois é este profissional dos sonhos de toda empresa, isso porque as empresas vivem em um ambiente cada vez mais incerto, o que demanda capacidade de adaptação e de mudanças rápidas.

Pois, o que leva a resiliência é exatamente o que traz à tona, isso porque a primeira etapa para se tornar resiliente, mesmo que não exista um manual para isso, é tornar mais observador de si mesmo e descobrir seus pontos fracos e descubra também suas qualidades através de suas experiências e vitórias.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here