Dicas de vendas

Dicas de vendas Saber vender é essencial para a empresa e não depende somente dos vendedores contratados, mas da maturidade da empresa em montar um sistema de gestão de vendas que seja competente.

Como prospectar clientes

Prospectar novos clientes é uma questão de sobrevivência e crescimento para as empresas, adquirir mais contratos, novos clientes e contas.

A corrida pela fatia de mercado, manutenção dos clientes existentes e a briga por novos clientes é o principal oxigênio que faz com que as empresas trabalhem a finco e definam seus objetivos e metas.

Por isso, prospectar clientes é uma função que exige organização, planejamento e estratégia.

Para o profissional de prospecção existem algumas tarefas que devem ser organizadas como: a realização de listas de clientes que sejam potenciais, verificação de indicações, técnicas de prospecção pela internet, organização de visitas e feedback.

Como motivar os vendedores

O principal fator de motivação dos vendedores são questões bem relevantes voltadas para a sobrevivência, como família, status social, qualidade de vida, contas a pagar, carro novo, reforma da casa e etc.

Portanto, os vendedores são motivados pelos interesses financeiros, econômicos e sociais.  Para que a empresa consiga motivar esse profissional é necessário dar as ferramentas certas, para que o mesmo alcance metas e galgue posições melhores dentro da empresa, como chefiar equipes de novos vendedores.

Como lidar com baixo desempenho de vendedores

Os vendedores protelam vendas, pois não percebem que estão perdendo tempo e dinheiro, porque consideram protelar um prazer temporário e não um problema a ser vencido.

Liste todas as metas a serem alcançadas, reúna todo o pessoal e incentive os profissionais a fazerem listas e riscar tarefas já concluídas.

Como definir metas de vendas

Para definir metas de vendas é necessário primeiro que a empresa defina o faturamento para resultados futuros em quantidades.

Mas antes de serem estabelecidas metas de vendas, é necessário primeiro trabalhar com estimativas, projeções e previsões de vendas.

As metas são mensuráveis e devem estar de acordo com previsão de vendas e demanda, ou seja, as metas devem ser realistas. Estas metas devem ser um processo participativo, que motive toda a equipe com o pessoal motivado, envolvido e comprometido.

Ao estabelecer metas as empresas devem considerar quem são os concorrentes, onde se localizam, como eles trabalham, qual o diferencial, preços praticados e reações.

Divida as metas por período de tempo e por linha de produtos, meça os resultados da semana, do mês, do semestre, do ano e dos produtos individualmente.

Para isso, a empresa utiliza dados e informações sobre o tamanho do mercado e como a empresa deve atingir todo esse mercado com vendas, prospecção, divulgação e resultados.

Muitas vezes, as empresas almejam um novo mercado de vendas e nem ao menos conquistaram o mercado em que estão inseridas.

Como vender no mercado atual

O mercado mudou e as vendas devem acompanhar esse fenômeno que são as vendas pela internet, a intensa e mais participativa globalização. A China como capital produtiva do mundo e outros fatores, o estilo de se vender nunca será o mesmo.

Para estar no mercado atual, é necessário saber vender pela internet, saber prospectar clientes com o auxílio de redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing e outros.

Quando se prospecta empresas é necessário saber na empresa qual o profissional responsável pelas compras e quem decide pelo fechamento de contratos. Estabeleça contato com esse profissional.

Fornecendo informações com folhetos, vídeos e outros, organize também uma reunião em que possam ser apresentados os produtos e propostas.

Trabalhe para encantar clientes, interessados e ex-clientes.

Manter o foco nas vendas

Para vender é necessário que os vendedores não desanimem apesar das dificuldades e não desistam das vendas.

Alguns vendedores desistem da venda na primeira objeção e deixam de fechar negócio, já os vendedores realmente empenhados são aqueles que perseveram e têm argumentos apesar das objeções apresentadas pelos clientes, analise os fracassos de vendas e reveja porque o contrato não foi fechado, tenha diversas opções de vendas e apresente-as para os clientes, não desista no primeiro não.

Ferramentas de trabalho

Para vender bem, é necessário saber trabalhar com as ferramentas certas e utilizando os mecanismos que estão à disposição é necessária atenção, estratégia, planejamento e dedicação.

A empresa poderá utilizar para as vendas, instrumentos como telefone, internet e outros.

Para vender pelo telefone é necessário mostrar conhecimento sobre o produto ou serviços, ter determinação, energia e prontidão para atender de forma eficiente. Organize todos os documentos necessários para captar clientes e realizar vendas, documentos como informativos, condições de pagamento, políticas de vendas e etc.

Liste as objeções comuns dos clientes, dúvidas e questões levantadas. Tenha argumentos a favor dos produtos ou serviços e venda de resultados.

Como conceder descontos

Para conceder descontos é necessário saber como funcionam as vendas, o lucro e os custos com as vendas, as garantias que a empresa concede e outros. Conheça os benefícios e qualidades de produtos ou serviços de forma geral.

Não critique clientes ou concorrência, e avalie o que é necessário para que a empresa entenda qual o preço concedido pela concorrência que fez com que os clientes comprassem.

Para as vendas tenha como exemplo a declaração de satisfação de alguns clientes, e como os outros clientes também poderão se beneficiar com os produtos e preços da empresa.

Como premiar e reconhecer bons vendedores

Um bom vendedor não só se compromete com as metas e resultados da empresa, como também tem capacidade de urgência, consegue fazer um grande número em um pequeno período de tempo, saber identificar com maior facilidade as necessidades dos clientes, todas essas características faz com que os vendedores atinjam suas metas e priorizem os seus objetivos.

Para motivar a equipe é necessário que a empresa aproxime vendedores de líderes, crie um regulamento com política de vendas e tenha um programa de metas e objetivos, com suporte, acompanhamento, orientação, treinamento e premiação, mas para premiar é necessário que a empresa e os líderes saibam as necessidades de seus colaboradores e qual premiação que fará com que os colaboradores satisfaçam seus desejos financeiros, profissionais e de qualidade de vida.

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1 COMENTÁRIO

  1. Excelentes dicas,
    faz com a gente retorne aos tempos passados e recoloque as idéias e prioridades em andamento novamente.
    Parabéns, se possível gostaria de receber dicas em todas as áreas de uma empresa.

    Agradeço e aguardo novos contatos e dicas.

    Bernardo de Sá

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