Comunicação, desenvolvimento e marketing interno essas são as equações infalíveis para o endomarketing. A comunicação empresarial nunca foi tão intensa e rapidamente a imagem da empresa é disseminada, seja no aspecto mercadológico e até trabalhista.
A função do endomarketing é melhorar a comunicação através de técnicas de marketing e Recursos Humanos.
Para ser mais específico o endomarketing é o marketing voltado para dentro, de forma a encontrar integração entre colaboradores, empresa e cliente, afinal o primeiro cliente para o produto ou serviço é o próprio colaborador, pois é aquele que precisa acreditar no produto ou serviço.
Este produto ou serviço deve ser vendido primeiro para o cliente, pois é o primeiro que deve ser convencido e iniciar assim uma eficiente propaganda boca a boca, neste aspecto o endomarketing é também um mecanismo de estratégia.
O que aproxima o marketing dos Recursos Humanos é justamente o endomarketing, pois se utiliza das ferramentas do marketing para solucionar problemas de comunicação e informação na empresa e, problemas como integração e conscientização sobre questões que devem ser resolvidas.
A atuação do endomarketing não é complexa como se imagina, mas resolve questões de comunicação na empresa que é um sistema complexo, daí a importância de se implantar um sistema de endomarketing.
Para o endomarketing alcançar seus objetivos, deve-se fazer o uso da divulgação, propaganda e outros mecanismos de marketing. A aplicação dos mecanismos de endomarketing devem ser tal que sugira uma abordagem de sucesso, fazendo com que os colaboradores sintam que suas necessidades e que seus anseios estão sendo atendidos.
Além disso, um endomarketing bem sucedido vence barreiras de comunicação entre departamentos, cria sinergia e ajuda a empresa a organizar projetos que devem ter a adesão de todos os colaboradores como nos projetos de qualidade.
Funções do endomarketing
O endomarketing tem diversas funções, vejamos abaixo:
-Imagem corporativa: uma das funções principais do endomarketing é criar uma imgem positiva da empresa para o público interno, disseminar e esclarecer para o clientes interno qual a missão da empresa, visão e objetivos, além disso, tem também a função de esclarecer a estratégia da empresa para todos os membros.
-Motivação: o endomarketing tem também a função primordial de incentivar os colaboradores através de programas de motivação. Ações de endomarketing para motivação devem ser aquelas que aumentam a integração e que com criatividade passa a imagem de que a alta administração se preocupa com a as necessidades, e têm o desejo de conhecer os seus colaboradores. Muitas dessas ações são o café e almoço com o presidente.
-Qualidade de vida: as ações de endomarketing devem ser aquelas que promovem a qualidade de vida, conscientizando os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde como prática de exercícios físicos, prevenão e outras medidas para obtenção de uma vida mais saudável.
Outra ação para a qualidade de vida dos colaboradores são ações como prática de esportes nos fins de semana, pode haver a organização de times, piqueniques com as famílias dos colaboradores e ainda ginástica laboral no próprio ambiente de trabalho.
Todas essas ações devem visar não a entrada na vida particular dos colaboradores, mas como forma de integração e gestão participativa.
-Informação: o endomarketing tem também a função de informar a todos da empresa sobre medidas que serão tomadas pela empresa em caráter de reestruturação, melhoria de processos, mudanças na gestão operacional e de Recursos Humanos.
Informar é sempre importante, pois acaba com as dúvidas que podem surgir na empresa e gerar conflitos quando muitas questões não são esclarecidas gerando dúvidas.
A informação pode ser útil também quando a empresa decide implantar novas tecnologias e disseminação de treinamentos, como também a importância sobre treinamentos para utilização de novas tecnologias e processos.
Clima organizacional
Uma das funções do endomarketing é promover um clima organizacional mais unânime, participativo, integrando e que vença conflitos que são prejudiciais para as empresas.
A promoção de um ambiente igualitário é o que se almeja com o endomarketing, para que todos os colaboradores se sintam essenciais e contribuintes.
Muito se defende por um ambiente melhor de trabalho, mas um ambiente propício para a produtividade envolve um esforço contínuo e o uso de mecanismos, mas um desses mecanismos é o endomarketing.
Métodos do endomarketing
Antes de iniciar qualquer ação de endomarketing é necessário a realização de uma pesquisa básica que dê o diagnóstico da empresa. Este diagnóstico será para avaliar como a empresa está agindo com os seus colaboradores.
Na pesquisa deve constar os aspectos de gestão e também deve revelar como anda os aspectos e resultados da gestão empregada pela empresa. Aspectos como supervisão, gerência, capacidade de gestão dos gestores e etc.
-Salários e benefícios: avalia–se a remuneração, o salário fixo mais os benefícios oferecidas pela empresa é considerada justa para os colaboradores e ainda se é competitiva e capaz de motivar e, ainda ser alinhada a uma gestão de resultados.
-Valorização dos colaboradores: requer saber através desse critério de pesquisa se os colaboradores estão satisfeitos com a administração da empresa, se sentem valorizados, se existe ações que valorizam os colaboradores.
-Comunicação interna: como a comunicação é realizada entre os colaboradores, quais os meios que a empresa utiliza para comunicar suas decisões e se estes meios são eficientes.
-Integração dos departamentos da empresa: essa pesquisa é muito importante, pois uma empresa de sucesso possui departamentos que se integram, que se comunicam e qual o grau de divergências e conflitos de interesse.
-Treinamento e desenvolvimento da carreira: pesquisa realizada para diagnosticar como estão os resultados de treinamentos e programas de desenvolvimento da carreira implantados na empresa.
Esta pesquisa é benéfica para avaliar se o treinamento está sendo útil e obtendo bons resultados no dia a dia da empresa e, se a empresa emprega um sistema de treinamento estratégico capaz de obter a satisfação dos colaboradores e mudanças efetivas na empresa.
-Condições de trabalho: o desempenho da empresa reflete nas condições de trabalho, se as instalações são adequadas, a estrutura física, se há medidas para prevenção de acidentes e outros.
Sem boas condições de trabalho, toda a ação de marketing interno perde o valor, pois a primeira ação de endomarketing é valorização dos colaboradores que devem estar voltadas para as condições de trabalho modificando o que for necessário.
-A participação dos colaboradores: o grau de participação dos colaboradores nas decisões que interessam diretamente a eles como remuneração, políticas de RH, novas tecnologias, mudanças operacionais e algo que deve ser medido e analisado, pois são os colaboradores os maiores interessados nessas mudanças.
–Pesquisa sobre a Imagem da empresa: uma pesquisa realizada sobre a opinião dos colaboradores, é sobre a imagem da empresa e se é de estrita importância, pois a partir da pesquisa pode-se tomar as providências cabíveis para a melhoria da imagem das empresas.
Sendo que a imagem da empresa deve ser sempre trabalhada de forma que os colaboradores sempre identifiquem qual a visão, missão e objetivos da empresa e como essas questões refletem o trabalho que é exercido por eles.
Ferramentas empregadas no endomarketing
Daremos alguns exemplos de mecanismos de endomarketing diante das necessidades da empresa por um sistema de comunicação interna.
A comunicação interna é um dos processos mais importantes para geração de ideias, disseminação de projeto e integração de todo o corpo corporativo em um mesmo objetivo e, com o advento da tecnologia da informação é possível utilizar meios como jornais internos, jornais em vídeo, rodadas de negócios internas e outras ações que dependerão da criatividade da empresa.
As rodadas de negócios interna funcionam da seguinte forma: cada departamento apresenta para os demais seus produtos e serviços com exposições, vídeos e outros recursos.
Todas as medidas de endomarketing são bem vindas para o ambiente corporativo, que para antes de conquistar um mercado orientado para o cliente, deve-se conquistar o cliente interno e assim obter excelência nos produtos e serviços oferecidos através de um time integrado, participativo e motivado num ambiente de trabalho que realmente valoriza os colaboradores.