Muito se fala a respeito de estratégias e de gestão estratégica, mas muitos se perdem quanto ao conceito real de estratégia. Antes de saber realmente como fazer esta gestão estratégica dar certo em uma empresa é bom conhecer do que se trata a palavra estratégia, que nem sempre é bem utilizada no mundo dos negócios.
Estratégia é um conjunto de passos para a concretização de um objetivo pré-definido. A estratégia é uma ação, muito embora a sua concepção seja de ordem intelectual e tem aplicação prática desde os primórdios no mundo militar e no mundo dos esportes.
Ao exemplo do que ocorre no militarismo, a gestão estratégica foi levada ao mundo dos negócios. Dessa forma, as empresas praticam a estratégia a partir do planejamento estratégico.
O planejamento estratégico é um processo de formulação de etapas para execução tática e operacional, a fim de concretizar objetivos em longo prazo. Entender como funciona este planejamento e suas possíveis divisões tornam a gestão estratégia muito mais fácil.
Planejamento tático
O planejamento tático é aquele que aborda a execução de passos para uma solução em médio prazo e deve abordar cada unidade de forma separada, com processos que são menos genéricos e mais detalhados.
Na estratégia de desenvolvimento de produtos, o planejamento tático estará relacionado à estratégia de aquisições.
Planejamento operacional
O planejamento operacional, como o próprio nome sugere, está relacionado à fração de operações e atividades em geral. Portanto, a gestão estratégica abrange o planejamento tático e operacional, que devem ser trabalhados em conjunto para que haja o sucesso da empresa e desta gestão.
Para elaboração de um plano estratégico de implementação de ações necessárias à concretização dos objetivos empresariais, devem fazer o devido acompanhamento e gerenciamento de todas as ações e passos a serem executados.
Entre os passos estão: o diagnóstico estratégico e a ação ou prontidão estratégica.
-Diagnóstico estratégico: é um passo importante com levantamento de informações como a capacidade da empresa em acompanhar tendências, ser competitiva e estar preparada para possíveis mudanças e adaptações.
-Ações estratégicas: é objetivo de toda empresa se manter no mercado e evoluir, mas para isso é necessário estratégia com ações que norteiam as necessidades da empresa em crescer, evoluir tecnologicamente e expandir trabalhando com excelência e outros.
A gestão estratégica poderá nortear diversas atividades e mobiliar vários departamentos: Recursos Humanos, finanças, auditoria, produção, marketing, vendas e muitos outros que estão ligados e são importantes dentro de uma organização.
Estratégia é um processo contínuo, pois ao iniciar suas atividades as empresas experimentam estratégias para vendas e participação de mercado e, ao longo do tempo pode existir estratégias para expansão de vendas, ampliação de unidades e outras ações.
Orientação estratégica
As empresas que têm visão estratégica são aquelas que priorizam o sucesso em longo prazo e por isso analisam os pontos fortes e fracos da empresa, como também as ameaças externas como concorrência, política legal e etc. As oportunidades serão o que definirão o negócio e as decisões importantes a serem tomadas quanto ao negócio hoje e em relação ao futuro.
Portanto, as oportunidades como as ameaças pertencem ao ambiente externo e são independentes da vontade empresarial, mas direciona formulações estratégicas com planos e programas específicos.
O que demanda também é o controle das fases de execução estratégica e avaliação de resultados. Não adianta simplesmente ter uma gestão estratégica eficaz se não poderá saber se está mesmo dando resultados para empresa.