Depois de definidas as suas estratégias para elaborar seu plano de marketing é o momento de colocá-lo em prática através da implementação e depois ver se tudo ocorreu como previsto através da avaliação e controle do plano de marketing.
Estas etapas são tão importantes quanto o planejamento, pois se as medidas certas não forem tomadas, não adiantará de nada ter planejado da maneira correta. Da mesma forma, se não for feito um bom planejamento, os resultados serão insatisfatórios posteriormente, pois sem um bom planejamento não há uma boa implementação de um plano de marketing. E se a implementação não for feita corretamente, a avaliação e controle irá identificar muitos erros.
Outros fatores primordiais para o sucesso desta etapa de seu plano é a conscientização dos colaboradores e equipes que participarão das ações e estratégias traçadas. Somente cientes da importância de um bom plano de marketing, os funcionários farão de tudo para obter bons resultados.
Como fazer a implementação do plano de marketing
A implementação do plano de marketing funciona como um plano de ação que irá executar as estratégias de marketing que foram definidas anteriormente. O plano de ação deve ser da seguinte forma:
1 – Ações (o que): quais as atividades que devem ser realizadas?
2 – Período (quando): qual será o prazo de execução de cada atividade a ser realizada?
3 – Como: como você irá executar as atividades necessárias para o plano de marketing? Isso deve ser definido conforme prioridade de cada ação.
4 – Responsável (quem): quais as pessoas que serão responsáveis pela execução das atividades? Cada pessoa deve ter responsabilidade conforme cargo e capacidade.
5 – Custo previsto (quanto): esta parte talvez seja a mais complicada da fase de implementação, pois os custos previstos devem incluir todos os custos das ações propostas no planejamento, além de custos com colaboradores, despesas administrativas, etc.Isto deve ser avaliado de acordo com os recursos de cada departamento de marketing para não ultrapassar os orçamentos disponíveis.
Lembre-se que em nenhum momento você pode esquecer a fidelidade aos objetivos da empresa, missão, visão, bem como o planejamento feito para o plano de marketing.
Como fazer a avaliação e controle de um plano de marketing
Embora apareça somente no final, a avaliação e controle de um plano de marketing deve ser feita antes, durante e após a implementação do plano. Isso porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo.
Imagine chegar ao final de seu plano e descobrir que um detalhe no planejamento inicial estava errado? Tudo terá que ser feito de novo, ou seja, prejuízo de dinheiro e tempo. Assim, não preciso nem dizer o quanto é importante esta parte de seu plano de marketing (assim como as demais partes, já que uma está ligada a outra).
Os controles e avaliações de um plano de marketing são compostos tanto de ações preventivas como corretivas. Alguns exemplos são:
- Ações antes da implementação: treinamento e seleção de funcionários, gastos gerais com equipamentos e instalações;
- Ações durante a implementação: remuneração dos funcionários, boa comunicação, trabalho em equipe;
- Ações após a implementação: análise dos resultados, desempenhos obtidos, metas atingidas, etc.
É importante anotar todos os resultados, avaliações e análises em relatórios para que eles possam ser estudados posteriormente caso algo dê errado no plano de marketing. Isso garante decisões mais precisas à empresa.
Se todas as etapas de um plano de marketing forem seguidas com bastante atenção, com certeza o seu plano de marketing será um verdadeiro sucesso e melhorará os resultados da empresa, fazendo com que você ganhe muito mais dinheiro em sua empresa.