O que é matriz BASICO
Assim como a matriz GUT, a matriz BASICO é utilizada para a priorização de problemas. As alternativas para a solução dos mesmos são analisadas de acordo com o custo, benefício e exeqüibilidade (a forma como será executada).
Seu nome deve-se a abreviação dos processos envolvidos na realização da matriz:
- Benefício
- Abrangência
- Satisfação
- Investimento
- Cliente
- Operacionalidade
Importância da matriz BASICO
Como a matriz BASICO trata da priorização de soluções, sua importância está ligada a redução de perdas, custos e desperdício de tempo que pode haver na resolução de um problema dentro da empresa.
A realização da matriz envolve diversos fatores internos e externos da organização, gerando assim uma maior porcentagem de acertos na resolução de algum problema, já que o mesmo será analisado de acordo com os aspectos importantes da empresa.
Desta forma, a importância da matriz BASICO pode ser entendida pela necessidade de fazer as escolhas necessárias e priorizar as soluções de problemas de uma empresa para evitar gastos desnecessários e garantir um resultado muito melhor.
Como fazer uma matriz BASICO
Depois de reconhecer a importância da matriz BASICO é preciso aprender a elaborar uma.
Antes de tudo, é importante conhecer o que significa cada item da matriz:
Benefício: o quanto a solução irá beneficiar a organização? Seu impacto será grande ou pequeno?
Abrangência: quantas pessoas serão beneficiadas por esta solução? Sua abrangência será pequena ou grande?
Satisfação (do colaborador): qual o grau de satisfação dos colaboradores em relação a esta solução?
Investimento necessário: qual será o investimento que você necessitará para aplicar essa solução?
Cliente: o quanto esta solução irá beneficiar os seus clientes?
Operacionalidade: qual o grau de dificuldade para que esta solução seja executada? Ela necessita de alguma tecnologia especial ou é bastante simples de ser implantada? Possui algum impedimento legal para que a ação seja realizada?
Depois de saber todos os aspectos da matriz BASICO que deverão ser analisados nas alternativas disponíveis para a solução do problema é o momento de atribuir uma nota de 1 a 5 para cada solução, de acordo com sua prioridade:
- Benefício
– Nota 5: de vital importância para os negócios da empresa ou até mesmo de sua sobrevivência;
– Nota 4: benefícios grandes que podem gerar lucro e inovação tecnológica;
– Nota 3: apresenta um impacto razoável no desempenho das alterações;
– Nota 2: algum benefício operacional que já pode ser quantificado;
– Nota 1: benefício de pouco impacto, mas que contribui de alguma forma para a organização.
- Abrangência
– Nota 5: abrange de 70 a 100% a organização;
– Nota 4: abrangência grande de 40 a 70% da organização;
– Nota 3: abrange de forma razoável a organização (20 a 40%);
– Nota 2: pequena abrangência de 5 a 20% na organização;
– Nota 1: abrangência mínima na organização, de no máximo 5%.
- Satisfação do colaborador
– Nota 5: grau de satisfação muito grande;
– Nota 4: satisfação grande, sendo capaz de gerar demonstração de reconhecimento no trabalho;
– Nota 3: satisfação média que pode ser notada pelos colegas de trabalho;
– Nota 2: existe uma satisfação média, mas não é notada pelos colegas de trabalho;
– Nota 1: grau de satisfação pequeno, mas que pode contribuir para o desenvolvimento da empresa.
- Investimento necessário
– Nota 5: há um gasto mínimo e a maioria dos recursos já existem ou podem ser conseguidos com facilidade;
– Nota 4: existe algum gasto dentro do orçamento da área e utilização de recursos próprios;
– Nota 3: gastos além do orçamento da área, mas ainda dentro do orçamento da empresa;
– Nota 2: exige aprovação de recursos da diretoria porque necessita de remanejamento de verbas;
– Nota 1: gastos muito além do orçamento previsto que exigem um novo planejamento estratégico.
- Cliente
– Nota 5: apresenta um grande impacto positivo na imagem da empresa com os consumidores;
– Nota 4: grandes reflexos diretos em processos de apoio;
– Nota 3: bons reflexos nos processos de apoio;
– Nota 2: pouco impacto nos processos finais com os clientes;
– Nota 1: não apresenta nenhum tipo de reflexo na imagem da empresa com o cliente.
- Operacionalidade
– Nota 5: a empresa terá grande facilidade em desenvolver as operações, pois a tecnologia já é utilizada;
– Nota 4: facilidade em desenvolver a operação podendo precisar de auxílio de terceiros, mas disponíveis no mercado;
– Nota 3: média facilidade, dependendo do conhecimento da tecnologia e da disponibilidade do mercado em oferecer os recursos necessários;
– Nota 2: pouca facilidade nas operações, dependendo de mudanças na cultura organizacional ;
– Nota 1: operações difíceis de serem realizadas, que excedem os limites de autoridade da empresa.
Depois de entendidos os critérios da matriz BASICO para classificação das soluções, monte uma tabela com os itens (B, A, S, I, C, O) nas linhas e as notas que serão atribuídas (1, 2, 3, 4, 5) nas colunas, formando uma tabela (matriz).
Você deve encaixar cada solução na matriz BASICO de acordo com o grau de importância em cada quesito. Ou seja, cada solução deve ser analisada separadamente tomando sempre como base todos os fatores: B,A,S,I,C,O.
Depois de analisadas as soluções, prioriza-se a que tiver maior pontuação na soma de todos os atributos. Em caso de empate, destaca-se o fator C (Clientes) e persistindo o mesmo, o desempate é feito sucessivamente através dos demais itens restantes: B, I, O, A e S.
Pronto! Você já está preparado para fazer a matriz BASICO e priorizar as soluções de problemas de sua empresa, ganhando muito mais dinheiro.
Ola JENNIFER,
Eu quero entender mais o que e o sistema de matrizes no MKT.
Acabei de entrar em mkt que e este o conceito.
obrigada
vera
ESTA FERRAMENTA, JÁ É MAIS COMPLETA. E NORTEIA A EMPRESA NÃO SOMENTE PARA A SOLUÇÕES DE PROBLEMAS, MAS PARA RESULTADOS SATISFATÓRIOS.
Queria saber as desvantagem da tecnica da matriz BASICO.