Como escolher o ponto para sua empresa

Como escolher o ponto para sua empresaEscolher o ponto de venda da sua empresa e/ou empreendimento é algo primordial. Começa no planejamento e de acordo com a sua escolha este ponto de venda irá afetar o desempenho de sua empresa e/ou empreendimento. Vender algo em uma avenida movimentada, num centro de uma cidade, em um shopping e outros lugares é totalmente diferente do que se instalar em uma avenida comercial em um bairro afastado do centro da cidade.

ACESSO FÁCIL

Algo importante para se considerar ao escolher um ponto de venda é o acesso que os futuros e atuais clientes terão ao local onde sua empresa se instalará. O local escolhido pode melhorar a logística da sua empresa também, fazendo com que as mercadorias e os produtos que fabrique circulem de forma melhor.

Uma pesquisa de mercado antes de escolher o local irá abrir os seus olhos para detalhes que antes não era tão nítido. Entender os seus clientes atuais e outros potenciais e regularmente se colocar no lugar deles muda a perspectiva de atendimento e outras questões relacionadas.

Há possíveis locais de ponto de venda de sua empresa onde os potenciais clientes aparecem, sempre há locais onde é o “ponto de encontros” desses consumidores.

Se a sua empresa for da área de comércio, vários centros de cidades oferecem locais onde sempre tem clientes procurando, pesquisando, olhando e onde a presença de clientes é grande. Para indústria existem locais mais apropriados que dão suporte para todas as necessidades do empreendedor, como instalações de acordo com a necessidade, locais com fácil logística, acesso a serviços de fornecimento e compras e muitos outros.

DESIGN DO PONTO DE VENDA

Como se trata de um local de visitas constantes o ponto de venda do seu empreendimento o design, a decoração, a pintura e outros traços visuais podem influenciar na decisão de compra do consumidor. Em um restaurante geralmente a fachada é desenhada para quando o consumidor visualizar a fachada sentir aquela vontade de consumir os produtos, o mesmo vale para outros segmentos.

Depois que o consumidor é atraído para dentro do seu ponto de venda e de acordo com o atendimento e tratamento, a qualidade dos produtos, a necessidade do consumidor e outras questões na pré-compra influencia possível fidelização do cliente.

O design do ponto de venda já é um tema estudado pelos administradores, o assunto chama atenção a cada dia e mais empreendedores se interessam pelo assunto.

A CONCORRÊNCIA

Antes de movimentar todo o seu empreendimento para o local do ponto de venda algo muito importante que se deve considerar e estudar são a concorrência local. Estudar os acessos ao seu ponto de venda também conta na hora de lidar com a concorrência.

Suponhamos que sua empresa é um supermercado que se instale em um local sem analisar a concorrência. Como os consumidores do arredor já têm sua opinião formada sobre os supermercados mais próximos, se o seu supermercado se instalar no local e conseguir levar vantagem na concorrência isso é ótimo. Caso contrário acontece o inverso seria muito complexo retirar a impressão deixar nos primeiros consumidores que fizessem compras. Ou então os preços oferecidos pelo seu empreendimento não conseguisse competir com os concorrentes, seria um desastre.

MÃO DE OBRA E PROFISSIONAIS

Há locais para instalar o seu ponto de venda onde a mão de obra é escassa e/ou não contém demanda o suficiente. Muitas vezes é necessário buscar mão de obra e profissionais residentes em uma distância, elevando os custos da empresa. De acordo com a quantidade de profissionais e mão de obra necessária para manter o seu empreendimento e/ou empresa os custos se elevam tanto que mesmo o ponto de venda ser de baixo custo com o tempo ele deixa de ser por esse fator.

PEQUENOS DETALHES GRANDE DIFERENÇAS

A escolha de um ponto de venda parece ser a primeira vista ao simples. Na verdade é simples, mas quando se considera pormenores relativos ao seu negócio a coisa se transforma. Para que veja com mais nitidez a importância desses pormenores, em seguida é mostrada uma lista com as coisas que se deve considerar ao escolher o ponto de venda:

  • Estude e defina o perfil do consumidor, isso lhe retornará ótimos frutos
  • Estude e defina o produto a ser investido
  • Questões como aluguel, contrato do local, custos e outros influenciaram no seu orçamento e afetaram o desempenho de sua empresa á médio e longo prazo
  • Como dito antes verifique a acessibilidade ao seu ponto de venda e o fluxo de circulação de bens, mercadorias e clientes
  • Questões como higiene e segurança do local não deve ser menosprezadas
  • Avalie todas as questões legais possíveis relativas com o local onde obterá o seu ponto de venda, evite problemas
  • Sempre compare diferentes locais e avalie a diferença dele para melhor visualizar os seus objetivos
  • Em diferentes dias, datas e horas alternadas faça uma análise do movimento do local e veja se atende as suas necessidades
  • Veja a infra-estrutura que atenda aos seus objetivos
  • Verifique possíveis locais para estacionamentos, e de preferência onde há mais locais para estacionar
  • Considere fatores ambientais e climáticos, como chuvas, incidências de luz, alagamentos e outros
  • Dê preferência para locais planos e onde a visibilidade não é afetada pelo terreno em volta
  • Locais com pontos de aglomeração devem ser evitados, locais que atrapalha a visibilidade com grande aglomeração que não tem a ver com a proposta do seu negócio
  • Locais com sensação de insegurança não é o ideal para o seu negócio
  • Não se intimide com a concorrência, encontre um diferencial que destaque o seu negócio

Esses itens e muitos outros devem ser avaliados com atenção. Registre a sua lista com suas necessidades e mãos á obra!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

2 COMENTÁRIOS

  1. Levei tempo para ler todos os comentários, mas eu realmente gostei do post. Ele provou ser muito útil para mim e tenho a certeza a todos os comentadores aqui É sempre ótimo quando você não pode apenas ser informado, mas também entreter Im certeza de que você se divertiu escrevendo este write-up.

    :
  2. Gostaria de agradecer aos esforços você começou produzido em escrever este artigo. Estou esperando o melhor operar mesmo de você dentro do potencial também. Na verdade, suas habilidades de escrita criativa me inspirou a começar o meu weblog pessoal BlogEngine agora.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here