Abrir uma imobiliária é tarefa para aqueles que têm pelo menos um pouco de afinidade com a área. Se você já atuou no ramo como empregado, não pense que já sabe tudo. As primeiras dicas são: visitar o maior número possível de imobiliárias, conversar com os empregados e proprietários para trocar idéias e ter suas próprias percepções sobre esse tipo de mercado.
É importante lembrar que para trabalhar com uma imobiliária, o empreendedor deve esquecer o descanso nos finais de semana, pois é neste período em que há mais procura por imóveis. Lembre-se que vários de seus concorrentes abrirão inclusive aos domingos.
Depois disso, faça um bom plano de negócios, onde irá responder a perguntas como: “Onde será localizada?”, “Como irei gerenciar a empresa?”, “Como será minha equipe de funcionários?”, entre outras. Respondendo a essas e outras perguntas, terá menos chance de fracassar logo nos primeiros anos de atividade e saber da real viabilidade do seu negócio. Para ter mais informações sobre o plano, veja o artigo como montar uma imobiliária do site Novo Negócio.
Investimentos e leis para abrir uma imobiliária
Por mais minucioso que seja a definição dos gastos que terá, torna-se difícil concluir um preço para seu investimento inicial em uma imobiliária. Além do aluguel, precisará de equipamentos de informática, um veículo, móveis e instalações. Outros gastos como a abertura da empresa, impostos, pagamento de funcionários e capital de giro também devem ser considerados. Não se esqueça de que terá de se cadastrar no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de sua região para legalizar sua imobiliária.
De acordo com os especialistas, um valor médio de investimento inicial em uma imobiliária fica em aproximadamente R$ 31mil, dependendo do porte que terá a empresa. Mas este tipo de negócio não é padronizado, pois dependerá do estilo de seu trabalho.
Escolha uma localização de fácil acesso em que não haja outros concorrentes nas proximidades. Você poderá encontrar mais especificações sobre a atividade na Lei que rege as atividades das imobiliárias, que é nº 6.530/78.
Quanto à legislação para a abertura da imobiliária, você precisará:
– Registrar no CRECI;
– Registrar na Junta Comercial e Prefeitura do Município;
– Registrar na Receita Federal;
– Registrar no INSS;
– Registrar no Sindicato Patronal;
Inovações para abrir uma imobiliária
Para abrir uma imobiliária você deve saber que geralmente terá muitos concorrentes. Por isso, deve ser inovador e investir na divulgação do seu negócio. De modo geral, terá de fazer anúncios em jornais de grande circulação e investir em seu próprio site. Grande parte de seus clientes vão acessá-lo para ver fotos do imóvel e o preço e com isso fazer uma pré-seleção.
Aquelas imobiliárias antigas com móveis velhos e empoeirados já ficaram no passado. Você terá de ter um espaço iluminado, com móveis adequados ao seu espaço e com menos papéis aparentes. Lembre-se que além da estrutura física, seu atendimento poderá ser seu diferencial. Por isso, treine seus funcionários e esteja sempre disposto a ajudar seus clientes.
Seguindo todas estas dicas para abrir uma imobiliária, com certeza seu negócio será um sucesso!
Deixe um comentário