Como Aumentar o Ticket Médio

Como Aumentar o Ticket MédioVender sempre foi uma tarefa difícil e que exige dos empresários a criatividade e atitude.

O mercado está cada vez mais concorrido, os consumidores exigentes e a entrega de valor mais refinada, por isso, vender depende de vários fatores. Por isso, é preciso que as empresas tenham o suficiente para aumentar as vendas e fidelizar o cliente. Então vamos ao trabalho: existem diversas estratégias que os empresários podem utilizar para aumentar suas vendas.

Faça uma análise de suas vendas – fazer uma análise de vendas significa estudar o comportamento dos seus clientes. Estude quais produtos os clientes estão mais interessados em comprar, quais produtos são complementares e que aumentem o volume das vendas.

Vender produtos ou serviços complementares significa oferecer um valor integrante ou seja, quando se vende uma impressora à loja poderá vender também cartuchos para impressão. Mas, evite a venda casada, pois a venda casada é contra lei e não agrega valor ao cliente.

Manter a clientela – duas estratégias para aumentar as vendas: aumentar o número de clientes ou então aumentar as vendas dos clientes já existentes. Aumentar o número de clientes é uma estratégia mais difícil em curto prazo, por isso a segunda opção é mais viável. Pois, aumentar as vendas de clientes já existentes.

Algumas estratégias para aumentar as vendas dos clientes já existentes podem ser:

Desconto para determinada quantia – aumentar o desconto para vendas maiores pode ser a opção para que os clientes consumam mais produtos.

Pacotes com produtos – a inclusão de produtos complementares pode ser uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Essa estratégia pode ser descrita pela prática de incluir produtos complementares ou similares em um mesmo preço.

Produtos com edição limitada – anunciar produtos com edição limitada cria um senso de urgência para o comprador. O que ocorre e pode aumentar vendas, ainda que por tempo limitado.

Produtos recomendados – oferecer produtos pode ser uma opção para aumentar as vendas, pois nem sempre os clientes estão informados sobre a variedade de produtos oferecidos. Lojas de informática podem oferecer uma variedade de produtos complementares, principais ou substitutos. Tenha sempre uma opção que não deixa os clientes saírem com as mãos vazias. Afinal, o vendedor deve vender soluções e não produtos.

Desconto em combos – oferta de produtos em pacotes para descontos especiais. Ofereça outro produto complementar com desconto ou kits de produtos.

Apresente produtos relacionados – quando a empresa apresenta produtos relacionados aumenta as suas chances de vendas. Ou seja, quando uma empresa vende tintas pode vender também pincéis, entre outros.

Precificação – a arrumação das prateleiras pode induzir as vendas. Faça com que os clientes comparem os preços, coloque os produtos “baratos” ao lado dos produtos “caros”. Levar um produto barato pode dar uma sensação de lucro ou então optar por um produto mais caro dará uma sensação de valor e qualidade.


Compras por impulso – nem todas as vendas são decididas com antecedência, muitas vendas são decididas no ponto de venda. As lojas têm a sua disposição vendas imediatas ou vendas em potencial.

É necessário explorar as duas possibilidades e para aumentar as vendas por impulso é necessário pensar o trajeto dos clientes na loja e colocar a disposição produtos a serem comprados por impulso. As vendas por impulso devem anunciar produtos necessários como aparelhos de barbear, chocolate, água mineral, barra de cereais, revistas e etc. E ainda produtos com preços promocionais.

Sorteios – Os sorteios e promoções sempre serão bons motivadores de vendas. Algumas lojas sorteiam carros, outras bicicletas ou vale-compras. O importante é fazer o comprador participar, uma boa média de valor para o incentivo de vendas é de no mínimo 50 reais para o limite de compras.

Credibilidade – nada melhor para fazer com que o cliente retorne a loja e consuma, do que a credibilidade que a loja adquirir junto à clientela. Um estabelecimento com credibilidade e reputação terá mais facilidade em lançar estratégias de vendas. Sem esquecer a satisfação dos clientes e o foco no cliente em todo o planejamento de vendas.

Aumentar o Ticket Médio das Lojas Virtuais

Como Aumentar o Ticket MédioAumentar o ticket médio sem aumentar os preços compreende três formas:

Conseguir mais compradores, aumentar o valor do pedido de compra ou conseguir compradores através de compradores. No caso de lojas virtuais para aumentar o ticket médio, não é preciso aumentar as vendas ou aumentar o volume de vendas.

O primeiro passo pode ser aumentar o valor de um pedido de compra. Aumentar o valor médio de um pedido de compra é benéfico para:

O aumento do faturamento do seu negócio e trabalhar com o volume de vendas por clientes atuais.

Agora discutiremos algumas soluções para aumentar o valor médio do pedido de compra nas lojas virtuais:

O recurso Compre Junto – utilize a possibilidade de vendas de produtos com o anúncio de outros produtos e descontos. As lojas de cosméticos utilizam esse mecanismo em grande escala. Por exemplo, quando as mulheres compram cremes podem levar junto outro creme para outra finalidade e com um desconto. É necessário provar, porém, que levar dois produtos ficará mais em conta.

Frete Grátis – o frete grátis é benéfico para compradores que residem no interior ou em cidades distantes dos centros de distribuição. A loja pode negociar um frete grátis para a compra de determinado volume de produtos ou para um determinado valor.

Oferecer economia nas compras por quantidade – oferecer uma motivação para compras em quantidade. É também uma opção para o aumento das vendas, aumentando a rotatividade dos estoques e auxiliando a rentabilidade, sendo que esta estratégia deverá ser somada a outras para haver rentabilidade.

Cartão de desconto – determinados produtos ou serviços são mais difíceis de serem vendidos e por isso, necessitam de um incentivo. O que a loja pode oferecer é um cupom de desconto para compras com valor acima do valor x ou para quantidades ou compra de determinado produto.

Ofereça brindes – oferecer brindes continua sendo vantajoso para as vendas. As lojas podem oferecer brindes sempre que os clientes aumentarem o volume de compras ou se tornarem frequentes nos sites.

Repensar os produtos – se todas as medidas para aumentar as vendas não oferecerem resultados, então é o momento de repensar os produtos oferecidos. Qual o problema dos produtos oferecidos? O problema pode estar na qualidade ou até no portfolio de produtos. Para acertar nos produtos só existe um caminho: investir em pesquisas de mercado. Existem negócios em que a análise de produtos deve ser constante: moda, informática, alimentação e outros.

Prazo de entrega – lojas virtuais devem estar sempre atentas para o prazo de entrega. Pois quando um cliente fica sem resposta ou não recebem produtos com certeza não comprarão naquele mesmo site e por isso, entregar dentro do prazo é a primeira providência para manter ou aumentar a clientela.

Como Calcular o Ticket Médio

O ticket médio é mais uma ferramenta para mensurar a rentabilidade das vendas. A equação em que valor total de vendas explica o ticket médio é a seguinte:

Valor total de vendas/número total de clientes. Essa equação é importante, pois auxilia a determinação da lucratividade e a análise das possibilidades do aumento de vendas.

Para aumentar vendas é necessário pensar de forma estratégica as possibilidades de marketing e não apenas “empurrar” produtos. É necessário inovar para aumentar o volume de vendas partindo do princípio que para aumentar as vendas é necessário que se ofereça benefícios e entrega de valor aos consumidores.

Como Analisar o Ticket Médio

O Ticket Médio é um indicador como outro qualquer é por isso, passível de ser analisado. Para analisar o ticket médio a empresa precisa estabelecer uma pontuação ótima para mensurar se a empresa alcançou resultados ou está longe disso.

A ideia é ter um indicador como meta para avaliar diversas providências como:

Estabelecer as metas para os vendedores, metas para a empresa, elaborar o planejamento de vendas, fechar negócios com valor agregado e por fim, a busca por problemas.

Busca por Soluções

As empresas devem identificar quais são os obstáculos que impedem as vendas. Por isso, é necessário identificar onde está o problema: Nos produtos, nas condições de pagamento, no atendimento, no marketing, mix de preços; entre outros.

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