TI verde

0
1015

TI verdeO que é TI verde? A preocupação com o meio ambiente faz surgir um debate sobre formas de tornar a produção mais limpa, ou seja, produzir mais com menos poluição e menos gasto com energia. A busca da sustentabilidade é o principal desafio para diminuição das emissões de CO² o que favorece problemas quanto ao clima.

As grandes e até pequenas indústrias para produzir tecnologia emitem grande quantidade de CO² e, portanto, a TI verde busca a contínua redução de gases.

Outra preocupação dos ambientalistas e sociedade em geral é com a geração de energia e escassez de água para manter a produção de energia, por isso, a solução encontrada são as alternativas em geração de energia.

Então, para auxiliar a preservação ambiental e manter a produção tecnológica, a solução é investir em reduzir, reaproveitar, racionar ou eliminar, ou seja, fazer mais com menos.

Princípios do TI verde

Como a maior preocupação da tecnologia sustentável é com o meio ambiente e o consumo de energia, é papel dos produtores de tecnologia alinhar economia de energia e utilização de recursos em toda a cadeia de produtividade, desde a extração de matéria-prima até o final da vida útil.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Uma das maiores expressões que marcam a TI verde é o fato de que os consumidores estão exigindo cada vez mais que as empresas esclareçam como produzem e o que fazem para agredirem menos o meio ambiente.

Para isso, a TI verde utiliza alguns princípios:

-Abordagem incremental: para adotar TI verde é necessário estratégia, com objetivos, metas e planejamento. Com devidas políticas e monitoramento para o desenvolvimento de uma tecnologia Verde.

Portanto, a abordagem incremental propõe medidas que sejam fáceis de implantar e com baixo custo.

-Abordagem estratégica: para implantar a TI verde com segurança é necessário que a empresa invista em equipamentos, novas tecnologias, rearranjos estruturais e de recursos.

-Abordagem ecológica: a abordagem ecológica prevê medidas como a compensação de carbono e neutralização de emissão de gases.

Algumas medidas para uma tecnologia verde

-Gerenciamento do consumo de energia: o consumo de energia é uma das atitudes mais importantes para que uma produção seja sustentável, por isso, empresas e residências trabalham com o uso do computador em um estado de hibernação, modo de espera ou desligamento.

Outra proposta para a sustentabilidade e maior compromisso da empresa com a TI verde inclui:

  • Descarte responsável de materiais e reciclagem;
  • Criação de energias renováveis. As energias renováveis se dividem em:

-Energia eólica: que é a energia gerada pelo vento, não gera gás e nem se esgota.

-Energia solar: a energia solar compreende a energia gerada pelo calor natural e decorrente da absorção dos raios solares. Para iluminação e aquecimento, as empresas podem fazer uso de concentradores de energia solar e para a transformação da energia solar em elétricos é necessários semicondutores.

-Energia alternativa: têm como função a diminuição do desgaste das fontes de energia tradicionais o que proporciona sustentabilidade pela criação de várias alternativas de geração de energia.

Características da tecnologia da informação verde

A TI Verde busca a fabricação de componentes eletrônicos com devida estrutura para que o lixo eletrônico não seja excessivo, liberando materiais tóxicos aos humanos, dessa forma, a TI verde possui as seguintes características:

  • Maior vida útil dos equipamentos, o que diminui o volume de lixo eletrônico,
  • Desenvolvimento de produtos que tenham baixo consumo de energia,
  • Possibilidade de reciclagem de materiais.

Para desenvolver uma tecnologia da informação com valores ‘verdes’ é necessário os seguintes passos:

-Estratégia: o desenvolvimento de meios de produção que seja mais limpa e viável, com o escopo ecológico.

Para implantar uma estratégia de tecnologia verde é necessária que haja auditoria para uma infraestrutura voltada a retenção de gastos.

-Tática: visa que os processos produtivos demandem menos consumo de energia.

Utiliza mecanismos para que haja economia de energia com funções de desligamento automático, uso de lâmpadas fluorescentes, sistemas de climatização e temperatura.

-Deep it: é uma propriedade que busca melhorar o desempenho sem que haja dispêndio de energia. O deep it é utilizado em empresas como o Yahoo em que é realizado processos como a construção de data center e outras medidas de acordo com as normas ambientais.

Outra preocupação é com o descarte de materiais eletrônicos. Infelizmente os países subdesenvolvidos recebem lixo eletrônico, pois não possuem uma base legal sólida. Reciclar peças de computadores detém avaliação de atualidade.

Portanto, a doação nem sempre é viável.

TI verde nas empresas

A TI verde é importante para as empresas, pois, além de reduzir custos com a energia, reforça também à responsabilidade ambiental praticada pelas empresas com algumas iniciativas essenciais para a implantação da responsabilidade ambiental:

-A atualização do sistema operacional: para manter o sistema atualizado é necessário que a empresa conte com um sistema de software que reduza o consumo energético.

-Virtualização: esse sistema busca emular, o que significa que em um ambiente físico e isolado o sistema será independente da máquina real.

-Infraestrutura para a conservação de energia.

Para que haja redução no consumo de energia e ao mesmo tempo a otimização de tecnologia, a empresa pode contar com data center proporcionando economia de energia.

Utilização de um sistema de resfriamento e contar com sistemas que ajuste espaço e energia.

Portanto, podemos dizer que todos participam direta ou indiretamente das ações que podemos chamar de TI verde, principalmente as empresas, que para ela é essencial e ainda faz parte do planejamento.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA