Texto Motivacional – Aprenda Como Criar Um



Texto Motivacional – Aprenda Como Criar Um
Texto Motivacional

Melhore os resultados da sua empresa com textos motivacionais? Que tal aprender a criar um texto motivacional?

O que você faz quando não tem vontade de fazer uma determinada tarefa? Procura resgatar mentalmente os motivos pelos quais precisa fazê-la, não é mesmo? Este é um processo muito comum entre as pessoas, afinal de contas, todos nós estamos sujeitos as alternâncias de humor e disposição, claro, que terá dias que isso vai influenciar no modo e resultados das atividades que realizamos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.




Neste caso, a questão é como você vai resgatar a vontade de cumprir com as suas obrigações. Há diversos métodos que podem ser utilizados neste processo como, por exemplo, conversar com um amigo, fazer um trabalho mental, extravasar em uma atividade de lazer e depois voltar ao trabalho. Atitudes simples podem ser utilizadas para devolver a motivação a uma pessoa como, por exemplo, a leitura de um texto que fale a coisa certa no momento certo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Os famosos textos motivacionais são uma brilhante forma de melhorar o humor, trazer de volta a motivação e, finalmente, poder focar no trabalho ou atividade que estava desenvolvendo.

Você trabalha com a gestão de funcionários em uma empresa e percebeu que muitas pessoas não têm demonstrado motivação para desenvolver as suas tarefas? Que tal escrever um texto motivacional para incentivá-los a dar o seu melhor? Para te ajudar, reunimos dicas de como criar um texto motivacional. Confira!

O que é um texto motivacional?

É necessário que você entenda o que é um texto motivacional, somente desta forma é possível escrevê-lo da maneira correta e atingir o seu objetivo. O texto motivacional é uma espécie de artigo desenvolvido para um público específico e para uma situação que está acontecendo no momento.

Perceba, temos duas características básicas em um texto motivacional, o público alvo específico e o período do texto. Quando criamos um texto motivacional, focamos em um “problema” imediato, que está ocorrendo naquela hora. Claro, nada impede de a frase ficar “salva” para ser utilizada quando bem se entender, mas a sua criação tem esses dois quesitos chaves.




O texto motivacional não é elaborado apenas para que as pessoas que o leiam sintam-se bem momentaneamente, ele tem que ir além deste propósito, é necessário que tenha o poder de estimular o receptor da mensagem, que o encoraje a mudar o seu comportamento e coloque isso em prática.

Por que você deve criar um texto motivacional?

Vamos supor que você trabalha com administração de equipes, as pessoas que você está gerindo não aparentam estar motivadas a encarar as suas funções? É evidente que isso irá refletir de forma negativa no resultado das atividades.

A empresa não precisa de dificuldades na produção, correto? Para evitar esta situação, o texto motivacional pode ser feito para dar uma “injeção de ânimo” aos funcionários, fazendo com que eles queiram fazer as suas atividades e realizá-las corretamente.

Além disso, o texto de motivação é um dos modos mais simples e eficazes para conseguir motivar uma pessoa ou equipe. Neste caso, é importante avaliar o custo benefício, ou seja, a empresa vai gastar pouco e ao mesmo tempo atingir as suas metas, logo, é um processo que vale muito à pena.

Como criar um texto motivacional?

Você decidiu que o texto motivacional é o melhor método para motivar os seus colaboradores? Se a resposta é sim, agora é o momento de colocar a mão na massa, ou seja, aprender a escrever o artigo da melhor forma possível. Por isso, acompanhe abaixo como criar um texto motivacional e mude a situação da sua empresa de uma vez por todas.

1 – Para criar um texto motivacional é preciso identificar o problema

O texto motivacional é escrito para trazer motivação, certo? Mas, será que a sua equipe de vendas, por exemplo, realmente está precisando se motivar? Antes de elaborar o texto motivacional é necessário identificar o problema que está ocorrendo entre os funcionários, qual é o foco que está desencadeando a desmotivação e como isso está afetando o desenvolvimento das suas atividades.

Uma boa dica é recorrer ao setor de Recursos Humanos para te auxiliar nessa função, já que são responsáveis por analisar o comportamento dos funcionários, bem como montar uma avaliação psicológica.

Ao identificar o problema que está gerando a falta de motivação será possível saber o que tem que ser abordado no texto e como isso tem que ser feito, pois o modo como as coisas são ditas é essencial para que o leitor compreenda a mensagem, assimile-a e posteriormente queira colocá-la em prática.

2- Direcione o texto motivacional para um público

Tão importante quanto saber qual é o fator que está levando à desmotivação é direcionar o texto motivacional para um público. Para saber com quem você tem que falar é necessário estudar as pessoas que estão a sua volta, verifique se todos os setores da empresa estão precisando de motivação ou apenas uma parte.

Sugiro que você faça um estudo, o famoso planejamento estratégico da empresa, para assim analisar exatamente como irá proceder para atingir os seus objetivos. A falta de planejamento, embora você seja um excelente gestor, pode fazer com que o período para motivar sua equipe seja maior, por isso, crie um plano de ação, acredite, facilita e vale a pena!

A partir do momento que você se preocupa em conhecer os funcionários que estão desmotivados, torna-se possível saber quais são as suas características pessoais e profissionais, podendo usar isso a seu favor no conteúdo do texto motivacional, usando situações que fazem parte do dia a dia deles para atingi-los com mais facilidade.

É importante salientar que ao criar o texto motivacional não estará apenas influenciando o desenvolvimento profissional, pelo contrário, estará também auxiliando no desenvolvimento pessoal, fazendo com que o colaborar se sinta melhor ao chegar em casa, tenha uma alto estima melhor e, acima de tudo, sinta-se melhor consigo mesmo.

3 – Determine a finalidade do texto motivacional

Ok, obviamente, que o texto motivacional tem o objetivo geral de motivar o receptor da mensagem e fazê-lo adotar um novo e benéfico comportamento. Porém, não é apenas isso, é importante que, ao escrever o texto, você tenha em mente que tipo de mudanças de comportamento pretende motivar nas pessoas e por que.

Por exemplo, uma das finalidades possíveis do texto motivacional é tornar os funcionários da empresa mais ativos, comunicativos e confiantes para aumentar o número de vendas. Portanto, estude a situação da equipe e determine a finalidade do texto para que não seja feito em vão.

Caso o seu problema seja nas vendas em si, uma boa dica é estudar o processo de negociação, o qual auxilia em muito na conversão e efetividade.

4- Busque referências que falam sobre este tipo de situação

Nem sempre a pessoa que tem a responsabilidade de escrever o texto motivacional possui habilidade e conhecimentos suficientes para abordar o tema que está sendo vivenciado pela empresa.

Caso esse seja o seu caso, uma boa dica é buscar referências que falam sobre o tipo de situação, basta procurar por autores e textos que digam algo semelhante ao que você precisa dizer, isso servirá como uma fonte de inspiração.

5 – Ao criar um texto motivacional fale para o público e não para você

Um dos erros muito comuns entre as pessoas que escrevem textos motivacionais é desenvolver uma escrita para elas mesmas, o que está completamente errado. Para escrever um texto motivacional é necessário ter em mente de que tem que se falar para o público e não para você.

Antes de começar a escrever, é recomendando fazer um exercício de empatia, ou seja, colocar-se no lugar das demais pessoas. Pense o que você gostaria de ler se estivesse passando por um momento difícil. Além disso, utilize uma linguagem com as palavras que fazem parte do dia a dia dos receptores. Por exemplo, supondo que o artigo seja direcionado para jovens, não use termos rebuscados, dê preferência para termos coloquiais.

6- Mexa com o lado psicológico do leitor ao criar um texto motivacional

O texto motivacional tem que mexer com o lado psicológico do leitor, obviamente que esta não é uma tarefa fácil, uma vez que depende das características de cada pessoa. Porém, uma maneira relativamente fácil de fazer com que o receptor da mensagem reflita é escrever sobre coisas que façam parte do seu cotidiano, que o permita se identificar com a situação.

Particularmente, tenho uma dica que comigo funciona bastante. Utilize na linguagem do texto motivacional frases que criem “imagens” no subconsciente do ouvinte, por exemplo, imagine você, em uma praia paradisíaca, com sua família e muita diversão, é isso que você conseguirá se trabalhar duro. Ou seja, você criou uma imagem, seja honesto, não imaginou uma praia paradisíaca? Uma sensação maravilhosa?

É importante que o texto motivacional seja capaz de equilibrar a emoção e a razão, pois no primeiro momento é preciso fazer com que o leitor se identifique e se emocione, mas depois assimile o conteúdo e queira promover uma mudança no seu próprio comportamento.

7 – Incentive através do texto motivacional a enfrentar o problema e ofereça soluções

Sim, o texto motivacional tem que ter uma mensagem bonita e emocional, mas é necessário ir além do bem estar momentâneo provocado no leitor. Portanto, tem-se que usar o texto para incentivar as pessoas a enfrentar o problema, isto pode ser feito através do apontamento de soluções, como informando o que é possível fazer para sair de uma situação complicada.

E você, pronto para criar um texto motivacional?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here