Terceirizar As Atividades Da EmpresaA terceirização surgiu durante a segunda guerra mundial iniciando pelos Estados Unidos que concentrado em criar armamentos e munições para a guerra, deixou objetivos intermediários para terceirizados para agilizar a produção de sua indústria bélica.Geralmente a terceirização entra em ação quando uma empresa necessita dedicar á aspectos principais de seu objetivo e deixar outros objetivos com prioridades secundários para empresas contratadas e ter mais atenção no que mais interessa no momento.

Hoje a terceirização é algo comum, tanto empresas pequenas quanto as empresas de grande porte aderem a esta modalidade de negócio. Geralmente há um contrato entre as partes que definem regras de conduta, regras de trabalhos e quaisquer outras questões que interfiram nos objetivos da contratante. Há empresas também que traz os terceirizados para dentro de sua localidade e empresa para que assim serviços locais e outras questões possam ser tratadas localmente.

VANTAGENS PARA QUEM TERCEIRIZA

Uma das vantagens para quem terceiriza serviços e produtos é de que não há necessidade da contratante conhecer e criar departamentos para lidar com atividades que não seja a sua especialidade. Uma indústria de informática, por exemplo, não necessita entender de manutenção de equipamentos de sistema de incêndio complexos para manter o seu negócio, simplesmente contrata uma empresa terceirizada para dar suporte a questões de segurança acerca desses sistemas.

Outra vantagem é a de que por causa da concorrência de empresas terceirizada em sua área de atuação é a de que o serviço terceirizado acaba saindo com menos custo do que se fosse fazer pela empresa contratante. Compra de equipamentos, contratação de funcionários e outras atividades necessárias para cumprir o serviço ficam por conta da terceirizada e com isso o custo para a contratante diminui muito.

A melhor das vantagens é a de que como questões de segundo plano que não contribui diretamente para os negócios da empresa ficam a cargo da terceirizada e assim a empresa pode focar os esforços em um objetivo principal.

DESVANTAGENS PARA QUEM TERCEIRIZA

Uma das desvantagens para a contratante é a de que questões administrativas e filosóficas da empresa terceirizada podem atrapalhar nas questões internas da empresa contratante. É comum modelos de administração ser incompatíveis entre a contratante e a contratada, há empresas que ao comparar possíveis empresas terceirizadas para contratar tem o hábito de conhecer bem mais fundo o modelo de administração da empresa como quesito para concorrência.

Dependendo do ramo de atividade da empresa que deseja contratar um serviço terceirizado é complexo achar uma empresa terceirizada ideal, dificultando muitas vezes o andamento do negócio. O negócio da empresa e o modelo de administração muitas vezes tornam-se tão especializado e especifico que pequenos detalhes em relação á prestação de serviços da terceirizada pode interferir.

Outra desvantagem também é a de que mesmo com contrato muitas vezes a prestação de serviço após a contratação não tem o rendimento esperado. Muitas empresas que não estudaram e não comparam corretamente a diferença entre as empresas concorrentes antes de contratar a terceirizada se arrependem ou prefeririam escolher outras empresas, muitas impedidas pela quebra de contrato que pode ser salgado insistem com a empresa contratada para evitar prejuízos.

VANTAGENS PARA A TERCEIRIZADA

A terceirizada tem a vantagem de que a relação administrativa que há entre ela e contratante evoluem a administração e a eficiência da empresa. O fato de lidar com um cliente e ter a necessidade de atender ao nível os requisitos da empresa por si só, faz com que processos internos, operação, gerenciamento se adaptem de forma diferente e uma nova visão de lidar com as questões profissionais podem nascer neste momento.

O fato de gerenciar com liberdade de ação para a contratante também é outra vantagem. A empresa contratante geralmente é focada em obter resultados da contratada e por isso muitas vezes o método pelo qual se chega ao resultado é ignorado ou não tão observado pela contratante. Desde que a empresa contratante não exija conhecer os métodos administrativos como requisito para concorrência essa liberdade sempre existe.

DESVANTAGENS PARA A TERCERIZADA

Uma das desvantagens para a terceirizada é a dependência em relação à empresa contratante. Como a contratante é focada no objetivo principal muitas vezes isso atrapalha no andamento administrativo e operacional da terceirizada, ocorre certos atrasos e lentidão em ocasiões que muitas vezes não deveria acontecer. Muitas ações por parte da terceirizada deve ter o consentimento da empresa contratante, como por exemplo, assinaturas de documentos e aprovações que em muitos casos dependem de uma ou mais pessoas que por diversos motivos não tem a disponibilidade freqüente que é necessária para a terceirizada.

Outra das enormes desvantagens para a terceirizada é o custo para manter o negócio. Muitas vezes para ganhar a concorrência muitas delas sufocam o orçamento da empresa para vencer, obtêm o contrato em um valor determinado e com o decorrer do tempo esse valor é muito apertado ou insuficiente para ter uma atuação adequada nas atividades prestada para a contratante.

DEVO TERCEIRIZAR?

Não é uma resposta fácil decidir se uma terceirização seria benéfico ou não para a empresa, cada empresa tem a sua realidade e somente sua administração poderia responder essa pergunta ou não. A terceirização deve ser estudada nos seus mínimos detalhes e suas condições de atuação, depois da contratação da terceirizada dependendo do tempo de contrato, esse tempo pode se tornar um pesadelo ou uma benção.

Por se tratar de lidar com pessoas com culturas, hábitos e interesses que podem ter diferentes níveis de compatibilidade com a política da empresa é necessário conhecer isto antes e impor regras e políticas de conduta, administrativas e operacionais.

Questões financeiras também devem ser incluídas e calculadas com destreza. Algumas vantagens financeiras que no momento presente possam ser vantajosas e mirabolantes em certo períodos podem gerar mais custos, atrasos e outras questões indesejáveis, resumindo, o barato muitas vezes pode sair caro.

Um mau gerenciamento de uma relação terceirizada pode gerar como os especialistas costumam chamar como “precarização do trabalho”, procure evitar essa situação que independente do que a empresa contratante quer isso afetará de modo violento.

Um bom desenvolvimento de uma parceria com uma terceirizada é ótimos para ambos os lados. Estude o seu caso e analise antes de agir!

Dicas da Casa da Consultoria

Surpreendente. Existe uma empresa no mercado que elabora planos estratégicos empresariais com cláusula de garantia. Veja você mesmo.
  1. Claudia Mariano da Silva Responder
    Em busca de novas oportunidades de trabalho acredito que o caminho para o sucesso é a inovação e junto à equipe experiente desta empresa minha mente aberta ao novo e cheia de fertilidade profissional, pode ser a parceria perfeita para um sucesso mútuo.
  2. Jéssica Cristina Responder
    Eu gostaria de saber quais empresas não terceirizam?

Deixe um comentário

*

captcha *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor