12 Técnicas de Redação Para Melhorar Seu Desempenho



    Conhecer e dominar as técnicas de redação é um requisito básico para quem vai prestar concursos, provas importantes ou produzir conteúdos na internet. Geralmente, a redação é a parte mais temida por alunos e candidatos de concursos, pois ela tem um peso maior nas provas e também é quando eles podem expor a sua opinião sobre um determinado assunto, mas sem desobedecer as regras formais da escrita.

    técnicas de redação
    As técnicas de redação podem melhorar a sua escrita textual para vestibular, concurso e para web. Veja estas 12 dicas

    Redigir um bom texto é mais do que tirar ideias da cabeça e colocar no papel, visto que é necessário construir uma narrativa interessante, coesa, bem escrita e tudo isso exige técnicas que podem ser apreendidas e praticadas ao longo do tempo. Acompanhe abaixo algumas dicas de técnicas de redação para produzir conteúdos melhores:




    Técnicas de Redação

    1- Leia Para Ser Um Bom Redator

    Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

    Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

    PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

    Ninguém consegue se tornar um escritor de excelência de uma hora para outra. As fórmulas com 100% de assertividade só existem nas ciências exatas e ainda assim são passíveis de erros quando aplicadas por alguém que não as domina.

    Por isso, para ser um bom redator é necessário ler muito, o que te permite aumentar o seu vocabulário, dominar a língua portuguesa, além de expandir o seu pensamento sobre diversos assuntos. Um bom redator é obrigatoriamente um bom leitor, logo, procure ler sobre assuntos diversificados.

    2- Treine a Escrita Frequentemente

    Assim como andar de bicicleta, para escrever bem também é preciso treinar para se aprimorar, e quando você treinar bastante irá escrever bem de forma natural e espontânea.




    Para aprimorar as suas técnicas de redação é recomendado treinar bastante e com frequência, escrevendo sobre diversos temas que estão em voga na atualidade. Além de escrever deve-se pedir para alguém com conhecimento na área ler as suas redações, para que aponte eventuais erros e faça críticas para te ajudar a melhorar.

    3- Respeite o Número de Linhas das Redações

    Caso você esteja pensando em prestar concursos públicos, vestibular ou alguma prova que exija redação específica, lembre-se do número de linhas.

    Normalmente, em vestibulares e concursos, as redações têm um número determinado de linhas, em que o candidato pode perder pontos se escrever menos ou mais do que o estipulado. O mais comum é que as redações tenham no máximo 30 linhas, por isso é treine a escrita de textos com este tamanho. Dessa maneira, você aprende a desenvolver ideias de forma objetiva, concisa e inteligente.

    Já nos conteúdos para a web, o ideal é desenvolver textos com parágrafos pequenos, isso tornará a leitura dinâmica e ao mesmo tempo, evita que o leitor ache “chato” o conteúdo. Além de ter muitos subtítulos, o que deixa o texto escaneável.

    4- Treine a Estrutura da Redação

    Uma boa redação é aquela que respeita a estrutura textual. Uma das técnicas de redação compreender o desenvolvimento da estrutura do texto, que para ser satisfatório deve ser composto por, no mínimo, quatro parágrafos, que são divididos por introdução, desenvolvimento e conclusão.

    5- Seja Objetivo

    técnicas de redação objetivo
    técnicas de redação objetivo

    Em uma redação com o limite de 30 linhas, você deve ser obrigatoriamente objetivo, até mesmo porque, quanto mais escrever, maiores são as chances de perder a sua linha de raciocínio e fugir do tema proposto.

    Portanto, ao escrever a redação, é importante manter o foco e a objetividade. Comece direto ao ponto, evite introduções longas e uma linguagem rebuscada, pois o uso de expressões incomuns podem deixar o texto “truncado” e dificultar a compreensão do leitor.

    Mas cuidado, não utilizar expressões rebuscadas é diferente de não utilizar o domínio de vocabulário. Utilize as palavras de acordo com o entendimento do seu público e, ao mesmo tempo, demonstrando o seu conhecimento.

    6- Crie o Hábito de Reler o Texto

    Sempre que você estiver treinando uma redação é recomendado reservar um tempo para reler o que escreveu. Ao fazer este exercício, você aumenta as chances de encontrar possíveis erros e também desenvolver a autocrítica, descobrindo quais são as coisas que precisa melhorar para fazer uma redação impecável. Preste atenção na coesão e nas falhas gramaticais que o seu texto possa ter.

    7- Cuide da Forma da Redação

    Além de se preocupar com o conteúdo a ser escrito também será necessário cuidar da forma da redação. Em primeiro lugar, você deve caprichar na caligrafia, pois a sua letra deve ficar legível para que o responsável pela correção entenda o que você quer dizer.

    Respeite o recuo dos parágrafos, que deve ser de dois centímetros depois da margem, utilize o hífen para fazer uma separação silábica e jamais pule linhas entre um parágrafo e outro.

    8- Faça Um Bom Título

    Não são todos os concursos ou provas de vestibular que pedem um título para a redação, mas construí-lo corretamente é essencial para aumentar a qualidade da sua redação. É importante ressaltar que o título da redação seja construído por uma frase nominal, ou seja, que não contenha nenhum verbo. Dê preferência para títulos curtos, objetivos e nunca coloque ponto no final.

    Já os títulos nos conteúdos para a internet você deve focar seus esforços na utilização da palavra chave e ao mesmo tempo torna-lo interessante, curioso e fazer com que as pessoas cliquem para serem direcionadas ao conteúdo.

    9- Evite Períodos Longos 

    Os períodos longos são aquelas frases mais compridas, que se não forem construídas corretamente podem prejudicar a coesão do seu texto. Portanto, é recomendado evitar os períodos longos, preferindo escrever frases mais curtas e objetivas. Porém, nada de fazer frases extremamente curtas e que cortem a sua linha de raciocínio, procure encontrar um equilíbrio.

    Outra vantagem de utilizar frases curtas e objetivas é a diminuição dos erros gramaticais como conjunções, vírgulas e pontos. Já que dificilmente utilizará a frase na voz passiva ou de forma “quebrada”, exigindo pontuações e estudo da sintaxe mais profundo.

    10 – Faça Críticas Bem Fundamentadas

    Após a introdução, no desenvolvimento da redação é necessário esmiuçar os pontos do tema, apontando os pontos negativos ou positivos. Nesta etapa, é necessário que o redator dê argumentos e críticas bem fundamentadas, que estejam ancoradas em fatos e dados reais, pois de nada adianta fazer críticas desnecessárias e sem nenhuma base. Procure apontar soluções que estejam dentro da realidade e que sejam coerentes.

    11- Fuja das Repetições

    Uma redação muito repetitiva demonstra que o redator não teve o conhecimento necessário para desenvolver o texto, deixando-o pobre e chato de ler. Sendo assim, fuja das repetições, retome o conteúdo apenas no final, quando é necessário concluir e apontar soluções.

    12 – Comece A Prova Pela Redação

    A maioria das pessoas deixa para fazer a redação depois de acabar os demais conteúdos da prova, mas quando isso acontece elas já estão cansadas. Levando isso em consideração, o ideal é aproveitar o momento em que você está com a mente fresca e descansada, iniciando a prova pela redação.

    Utilize estas técnicas de redação e melhore seus conteúdos!




    FIQUE ATUALIZADO!

    Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here