Sustentabilidade – O Que é e Como Usar na Sua Empresa

0
985

SustentabilidadeA sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas, e não apenas na questão “pessoal” e na conscientização, mas também no tocante a visões empresariais, que estão procurando aprimorar suas técnicas utilizando como base os princípios da sustentabilidade. Ao contrário do que se implementou na “cabeça dos antigos empresários”, as técnicas de sustentabilidade empresarial não precisam, necessariamente, diminuir a produção, pelo contrário, podem maximizar! Quer saber mais sobre sustentabilidade?

Todos os dias encontramos notícias de novos negócios sustentáveis, práticas de pessoas que desejam criar novas formas de “ver o mundo”, atribuir em suas tarefas diárias ou até mesmo profissão formas sustentáveis que, ao mesmo tempo, permitem ‘preservar parcialmente a natureza’ e otimizar as suas ações.

Foque sempre na organização do trabalho, seus funcionários e colaboradores precisam aprender a trabalhar juntos.

A sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável precisa unir dois pontos básicos para ser produtiva e atingir a sua finalidade: preservar a natureza ou recursos naturais e melhorar o desempenho de algo ou, pelo menos, manter estagnado na mesma forma anterior. Quando se trabalha sustentabilidade e se tem prejuízo de produção, esta é falha, e não está sendo aplicada corretamente.

O Que é Sustentabilidade

Para entender o que é sustentabilidade podemos iniciar com o significado da palavra sustentabilidade. Sustentabilidade significa preservar e cuidar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Atualmente, o que mais se chama a atenção no setor da sustentabilidade é a questão energética e ambienta. Estas que se tornaram as mais afetadas, passaram a se tornar um verdadeiro “peso” nas campanhas de preservação, inclusive, com incentivos do governo às empresas para que adotem práticas de sustentabilidade.

Um texto excepcional e que você não pode perder: o que é sustentabilidade ambiental.

Assim, sustentabilidade pode ser entendida como práticas destinada a cuidar e preservar de algo, como no caso mais comum, meio ambiente.

Sustentabilidade Empresarial – Um Novo Conceito Que se Difunde

Um novo conceito que tem se difundido e tomado um forte impulso é a sustentabilidade empresarial, porém, embora o termo já esteja se tornando “conhecido”, você sabe realmente o que é?

Podemos entender a sustentabilidade empresarial como a adoção de técnicas que visam o respeito ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da empresa. Ou seja, preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo melhorar o desenvolvimento da empresa.

Por óbvio que de nada adiantaria uma empresa conservar o meio ambiente e ir a falência, por isso que a pratica de sustentabilidade empresarial precisa unir esses dois requisitos básicos.

Assim, a empresa irá adotar atitudes éticas, que conservam o meio ambiente e auxiliam a sociedade, bem como focam no desenvolvimento econômico do negócio.

Exemplos de Empresas Que Trabalham Com Sustentabilidade

Para não ficar no “disque disque” vamos trazer casos concretos para vocês, que demonstram que é possível sim expandir a empresa trabalhando com sustentabilidade.

Amanco Fórmula Verde

Se você nunca ouviu falar da Amanco, provavelmente nunca esteve interessado em uma empresa sustentável.

A Amanco trabalha na fabricação de  tubos e conexões, sendo considerada uma das mais importantes no Mundo. Através de um trabalho intenso, a empresa desenvolveu um adesivo plástico que utiliza solventes de menor impacto, reduzindo significativamente a quantidade gás tóxico emitido. Antes da empresa desenvolver esse adesivo, utilizava-se tolueno. Com isso, conseguiu-se diminuir em 50% a emissão de gases tóxicos. Importante frisar que esses gases eram prejudiciais para a saúde dos próprios funcionários da empresa.

Braskem

Nada menos do que a 8ª maior petroquímica do Mundo, a Braskem está apostando alto no desenvolvimento sustentável. A empresa se tornou referência na sustentabilidade empresarial quando inaugurou a uma filial (fábrica) no estado do Rio Grande do Sul com a finalidade de produzir eteno a partir da cana-de-açúcar em larga escala.

A substância em questão (Eteno) é uma das principais utilizadas na fabricação de sacolas plásticas, sendo assim, foi uma grande evolução.

Conheça a famosa teoria do desenvolvimento organizacional, aplique na sua empresa e colha os bons resultados.

Apenas Grandes Empresas Podem Aplicar a Sustentabilidade?

Acreditar que apenas grandes empresas podem implementar a sustentabilidade é uma visão comum, mas que está extremamente equivocada.

Existem pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e transformar a sua empresa sustentável. Para conseguir isso, é importante colocar as “ideias no lugar”, passar para o papel e criar um planejamento.

Lembre-se que você não precisa encontrar, necessariamente, uma forma nova de sustentabilidade, é possível incorporar formas já existentes e que podem acrescentar no desenvolvimento da sua empresa.

Vantagens da Sustentabilidade Empresarial

Os empresários, por mais que possam desejar realizar algumas ações que visem o bem da sociedade, também desejam obter vantagens, caso contrário, dificilmente irão trabalhar a sustentabilidade.

Por isso, vamos trazer algumas vantagens da sustentabilidade empresarial, demonstrando que realmente pode ser uma boa opção ao implementar na sua empresa.

Diretamente voltado ao ponto econômico da empresa está o fato de que os consumidores e clientes em geral melhoraram a sua visão das empresas que trabalham com a sustentabilidade empresarial. É comum os consumidores admirarem esse tipo de empresa, tornando-se inclusive mais propensos a efetivar a aquisição do produto ou serviço.

Aprenda tudo que precisa saber sobre planejamento e controle de produção. Para ter um bom negócio é preciso planejar, caso contrário você estará com sérios problemas!

Com a implementação de práticas de sustentabilidade, também consegue-se uma redução significativa dos custos da empresas, principalmente na adoção de práticas como reciclagem e reaproveitamento. Ao reduzir os custos, rapidamente observa-se uma sobra maior de valores.

Outro fator que poucos percebem a sua importância é que os funcionários e colaboradores sentem-se mais motivados para trabalhar, maximizando o desempenho da empresa e gerando lucros mais altos.

Não tão importante para pequenas empresas, mas sim para empresas de grande porte que possuem ações na bolsa de valores, a adoção de técnicas de sustentabilidade costuma elevar os preços das ações na bolsa de valores, o que gera lucro para a empresa.

Veja como fazer para investir em ações!

Principais Técnicas de Sustentabilidade Aplicadas

Para facilitar o entendimento e permitir que sejam colocados em prática o que tratamos aqui, vamos trazer as principais técnicas de sustentabilidade que podem ser aplicadas na sua empresa.

Utilização de sistemas de reaproveitamento e tratamento de água, com foco na utilização para a empresa. Isso irá reduzir os custos da conta de água, sendo extremamente vantajoso se você utiliza significativamente.

Fazer uso de energias alternativas na empresa, bem como aplicar técnicas de reciclagem de lixo sólido. As energias alternativas podem ser uma opção incrível para o desenvolvimento da sua empresa, reduzindo os custos do negócio.

Implementar filtros que reduzem a emissão de gases tóxicos na atmosfera, entre outras.

Está com dificuldades de descobrir o que fazer? Como fazer? Não se preocupe, veja nosso texto sobre criatividade e inovação.

Lembre-se que ter um bom planejamento é fundamental para conseguir implementar as técnicas corretas. Contratar um engenheiro ambiental ou responsável pela área, além de contatar órgãos governamentais para melhor auxílio, são algumas das opções que podem facilitar para você!

Pronto Para Utilizar Técnicas de Sustentabilidade Empresarial?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA