“Quero abrir uma empresa”… Tem Certeza?

2
1778
Quero abrir uma empresa
Quero abrir uma empresa

Quero abrir uma empresa. Você já teve este pensamento em algum momento da sua vida? Se a reposta é sim, saiba que não está sozinho, pois milhares de brasileiros cultivam este sonho e mais, muitos deles o colocam em prática. Não é preciso pesquisar muito para encontrar casos de sucesso e de insucesso de empresários nacionais.

Basicamente, existem dois pontos preponderantes para que um negócio começado do nada dê certo, o tino para atividade a ser desenvolvida, ou seja, ter habilidades e conhecimentos profundos sobre o empreendimento. Segundo, é necessário realizar um planejamento desde antes de montar o negócio, revisando-o com frequência para mantê-lo atualizado.

Portanto, se você deseja abrir uma empresa, o primeiro passo é começar sabendo que este deve ser um passo meticulosamente calculado, pois na maioria das vezes as empresa acabam falindo quando são colocadas no mercado sem nenhum tipo de planejamento e estudo. Caso a ideia de abrir uma empresa já é algo decidido, então, recomenda-se avaliar todas as questões que envolvem este processo, desde os pontos jurídicos até o levantamento dos principais concorrentes na área.

Há diversas questões que envolvem a abertura de uma empresa. Seja prudente, evite prejuízos financeiros e dor de cabeça, realize um estudo do caso antes de colocar o seu negócio para funcionar. Para te ajudar, nós iremos trazer várias dicas para quem quer abrir uma empresa e ser bem sucedido.

Tem certeza que quer abrir uma empresa?

Ter absoluta certeza de que quer abrir uma empresa é fundamental. Ao pensar nisso, questione-se se é realmente o seu desejo, pois isto irá mudar completamente a sua vida, terá gastos de dinheiro, psicológicos e, de energia para que o seu plano saia do papel e torne-se uma realidade bem sucedida. Depois de começar será mais difícil desistir no meio do caminho.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Veja onde investir seu dinheiro.

Sendo assim, uma dica valiosa para as pessoas que estão cogitando se tornar empreendedoras é iniciar o planejamento e investimento financeiro depois de “bater o martelo”, ou seja, somente quando decidir seguir este caminho. Tendo esta certeza em mente, é possível começar a dar os primeiros passos para saber como abrir uma empresa com segurança e fazer do seu sonho uma realidade.

Confira alguns erros ao montar uma pequena empresa.

Não parta logo para a ação!

Um erro muito comum que assola os empreendedores de primeira viagem é partir logo para a ação, o que pode os induzir a outros erros irreparáveis, que irão comprometer toda a estrutura do negócio. Então, se você decidiu que realmente quer abrir uma empresa, na sequência é necessário desenvolver uma ideia de negócio e pesquisar se esta também é uma oportunidade de negócio. Lembre-se, faça um planejamento estratégico.

Antes de começar a correr atrás dos documentos para abrir o empreendimento, realize um estudo para analisar se ele realmente é uma boa oportunidade, tem público para consumir o seu produto ou serviço e possui perspectivas de crescer no futuro.

Faça um planejamento de mercado

Acredite, um bom planejamento é fundamental, sem ele você estará fadado ao fracasso antes mesmo de pensar – Quero abrir uma empresa!

Se o seu estudo revelou que a sua ideia de negócio é uma ótima oportunidade, comece a fazer um planejamento de mercado, afinal de contas a partir de agora todos os passos devem ser calculados para errar minimamente. A primeira coisa a se fazer é definir que tipo de serviço ou produto será oferecido e consequentemente que é o seu público-alvo.

Na sequência, escolha um nome para a sua empresa, o ideal é utilizar termos que estejam de acordo com o trabalho que ela irá desenvolver, crie uma espécie de identificação com os seus possíveis clientes e seja fácil de assimilar.  Recomenda-se fazer uma lista com pelo menos dez nomes e escolher o mais adequado. Não se esqueça de se verificar se a marca escolhida não é utilizada por ninguém, pois do contrário não será possível registrá-la legalmente.

Veja mais aqui sobre como registrar a marca da sua empresa.

Vai ser um empresário individual ou terá um sócio?

Esta é uma das principais questões a se tratar antes de abrir uma empresa, ser individual ou ter um sócio. Se você tem todas as habilidades que precisa para abrir a empresa idealizada e possui dinheiro suficiente para fazer a abertura, então o mais recomendado é desenvolver as suas atividades de maneira individual.

Ótimas informações sobre sociedade empresarial.

Agora, caso você domine apenas parte dos conhecimentos do serviço que irá oferecer, mas conhece alguém competente nesta área e que também possa te ajudar financeiramente, a instituição pode ser aberta com sócios. Porém, selecione muito bem o seu parceiro, deixe-o ciente sobre as responsabilidades que este compromisso envolve, além de dividir a empresa legalmente em porcentagens combinadas por ambos.

Quais são os procedimentos legais para abrir uma empresa?

Antes de qualquer procedimento, a indicação é procurar a ajuda de um advogado para receber todas as orientações necessárias para abrir a empresa e quais os documentos que tem de ser apresentados. Este profissional irá informar também sobre as contribuições de impostos, entre outras coisas, que devem ser feitas para que o empreendimento possa exercer as suas funções de forma legal.

Na próxima etapa será necessário procurar a junta comercial da sua cidade e fazer a solicitação de um protocolo para a abertura da sua empresa, basta apresentar os seus documentos pessoais e o projeto. Este processo é fundamental para que o empreendimento possa funcionar, pois a partir daí lhe será concedido o alvará para abertura e os demais procedimentos a serem executados posteriormente.

Essas dicas para jovens empreendedores serão perfeitas para você.

Tendo essa autorização em mãos, o empresário deve se cadastrar na Receita Federal para obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Neste momento, tem-se que apresentar o nome fantasia, ou seja, o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado. Ao efetuar este cadastramento com sucesso, a pessoa passa a responder pelas as suas ações jurídicas perante o governo brasileiro.

Caso a empresa esteja na categoria de empresas mercantis e prestadoras de serviços de telecomunicações e transporte, será preciso se cadastrar na Secretaria da Fazendo do Estado para se tornar um contribuinte do ICMS. Depois, tem-se que se cadastrar na sua Prefeitura Municipal para obter o Cadastro de Contribuinte Mobiliário. Por fim, o procedimento para abrir uma empresa exige o cadastramento da empresa no INSS e no sindicato da categoria em que empresa irá atuar.

Veja os encargos sociais que você terá de pagar.

Capital Social ao abrir uma empresa

Após abrir a empresa na esfera legal, é preciso dar início ao investimento para colocar as atividades em prática. Capital social, nada mais é do que a fonte de recursos da empresa, ou seja, de onde virá o dinheiro para fazer a abertura do empreendimento.

O ideal é que o capital social seja um dinheiro que o empresário economizou para investir, exclusivamente, na empresa e que não ponha em risco as suas finanças pessoais. Somente, em último caso pode-se tentar um empréstimo ou financiamento para obter o valor estipulado. Esta opção não é a mais indicada, pois fará com que você já comece tendo uma dívida para sanar e se os lucros não forem os desejados, certamente haverá complicações.

Após abrir a empresa na esfera legal, é preciso dar início ao investimento para colocar as atividades em prática. Capital social, nada mais é do que a fonte de recursos da empresa, ou seja, de onde virá o dinheiro para fazer a abertura do empreendimento.

Estude a concorrência

É de fundamental importância fazer um estudo da concorrência, analisando quais são as empresas que já atuam na mesma categoria. Faça um levantamento preciso de todos os empreendimentos que exercem a mesma atividade na sua região, conhecendo desde as mais famosas até desconhecidas, não menospreze ninguém.

Procure saber quais são exatamente os serviços oferecidos, se elas possuem muita demanda, qual o lucro que possuem, etc. A partir deste estudo será possível conhecer o que as suas concorrentes estão oferecendo no mercado e de que forma, tendo estas informações pode-se montar um planejamento mais bem estruturado, evitando os erros que elas cometem e se inspirando nos acertos.

Que tal conhecer as 7 estratégias da Apple para eliminar a concorrência? Quem sabe você não se inspira?

Selecione o seu público alvo

Ao escolher o tipo de negócio que irá realizar, automaticamente, você já estará definindo qual será o seu público-alvo. Mas, é possível aprimorar ainda mais a seu público, o que lhe trará ainda mais praticidade para explorar o nicho. Por exemplo, se o seu empreendimento é voltado para os jovens, uma boa dica é definir que tipo de jovem você quer atrair, de qual classe econômica, com quais gostos, que fazer determinada atividade e assim por diante.

Ao definir o seu público-alvo, a empresa terá muito mais praticidade para desenvolver serviços e ações de marketing pensando em atender as necessidades destas pessoas. Dessa maneira, a tendência é errar menos e fidelizar a sua clientela, o que lhe garantirá estabilidade.

Atenda as necessidades dos consumidores

Para que qualquer tipo de negócio dê certo, é essencial atender as necessidades dos seus consumidores, do contrário não há razão para uma empresa existir. Portanto, desenvolva meio para se aproximar dos seus clientes, pode-se usar as redes sociais ou outros meios de comunicação, onde você possa passar informações e também ouvir o que eles têm a dizer.

Naturalmente, a empresa irá se deparar com elogios e críticas. Sempre que alguém fizer uma crítica, é necessário compreendê-la, analisar se existe razão nela, se existir procure concertar o que está errado e dê um retorno para o cliente para que ele saiba que a empresa se importa com a sua opinião.

Pronto para realizar o seu sonho de quero abrir uma empresa?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

2 COMENTÁRIOS

  1. Antes de Abrir uma EMPRESA, você deverá consultar um profissional da área que é o CONTADOR(A), não um advogado.
    Você terá de consultar um advogado se você precisar usar os préstimos dele e não para ter um CNPJ.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA