Proposta para Aprimoramento do Processo de Recrutamento e Seleção



Proposta para Aprimoramento do Processo de Recrutamento e Seleção

Resenha do trabalho de conclusão de curso desenvolvido para o Estágio Supervisionado do Curso de Administração do Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior – IFES, pelo autor, Luiz Renato Cáurio

Esta resenha foi desenvolvida após analisar a dificuldade que as empresas possuem ao contratar colaboradores engajados e comprometidos. Através da análise desenvolvida, foi possível identificar que o problema se inicia durante o processo de recrutamento e seleção das organizações.




Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

A atividade desempenhada pelos profissionais de recursos humanos, conhecido como RH, está amplamente ligada aos diversos setores da empresa, podendo assim, auxiliar no planejamento dos objetivos e metas da organização. A presença do RH nos diversos setores que englobam a empresa desempenha e estimula nos funcionários o comprometimento e a motivação.

Entre as responsabilidades que devem ser executadas pelo departamento de Recursos Humanos, está o processo de recrutamento e seleção dos novos funcionários, que irão compor as equipes da empresa. Funcionários que terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conhecimentos, sendo essas analisadas pelos profissionais do RH, de forma que, aqueles que mais atendem as necessidades da empresa, serão contratados.

Atividades desenvolvidas pelo departamento de recursos humanos

Processo de recrutamento e seleção;

Treinamento e desenvolvimento de equipes;




Plano de cargos e salários;

Definição de benefícios;

Planejamento de carreiras;

Avaliação de desempenho;

Relações trabalhistas;

O RH busca atingir melhores níveis de excelência para alcançar os objetivos e metas da organização. Trabalha com intuito de desenvolver um ambiente organizacional que desperte nas equipes o espirito de liderança, motivação, responsabilidades e os compromissos.

 

Fatores essenciais que estimulam a eficácia no processo de recrutamento e seleção

O departamento de recursos humanos carrega em sua bagagem o estereótipo que suas funções estão relacionadas unicamente com as pessoas, no entanto, suas metas devem estar relacionadas diretamente com os objetivos da empresa. O RH é o grande responsável por reforçar as crenças e valores das organizações, moldar e sustentar os papéis e normas, além de acompanharem as alterações culturais afim de, apoiar as metas organizacionais.

É possível compreender que, para que seja contratado um funcionário que atenda as necessidades da organização, é necessário que seja feito um processo de recrutamento e seleção com maior rigor e seriedade. O cenário do mercado atual exige cada vez mais profissionais que sejam capacitados a resolver atividades complexas com excelência e habilidade.

Ao fim desta resenha, é possível concluir que, ao melhorar o processo de recrutamento e seleção da empresa, a mesma irá possuir funcionários com o grau de qualidade elevado, facilitando o processo de treinamento do mesmo junto a empresa. Recrutando funcionários que possuem um nível maior de identificação com a organização, o processo de motivação e comprometimento com a empresa, torna-se mais fácil tanto para o funcionário que integra a equipe, quanto para a empresa.

Seguir integra trabalho

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here