Plano de Marketing – O que é, dicas e quando utilizar

Plano de Marketing – O que é, dicas e quando utilizarVárias empresas ainda não utilizam o plano de marketing para melhorar seus produtos e serviços e obter o máximo de resultado positivo possível. Isso acontece talvez por não saberem o que significa um plano de marketing ou simplesmente por não saber utilizá-lo.

Foi por este motivo que resolvemos abordar aqui no Empresas e Dinheiro este assunto e esclarecer o que é plano de marketing, quando utilizá-lo e como elaborar um bom plano de marketing. Parece confuso, mas verão que pode ser algo simples se bem planejado e com certeza qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena, pode fazer o seu plano de marketing.

O que é plano de marketing

Por haver alguma dificuldade ainda na abordagem do plano em algumas empresas, vamos entender o que é um plano de marketing primeiramente. Os conceitos variam e a forma de defini-lo também. Vamos a alguns exemplos:

  • De acordo com Cobra (1992), “um plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados”.
  • Lãs Casas (2001) diz que “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa”.

E assim sucessivamente…Mas independente da definição que goste mais, o mais importante é compreender que o plano de marketing é uma ferramenta essencial para trabalhar com os diversos aspectos da empresas e melhorá-los através de ações de marketing que gerarão muito mais lucro à organização.

O plano de marketing trata-se de um documento que detalha todas as informações em relação aos objetivos, prazos e recursos de marketing que a empresa possui. Serve, em outras palavras, como “um mapa” para guiar as ações de uma organização.

Razões para fazer um plano de marketing em sua empresa

Se mesmo depois de saber o que é um plano de marketing você ainda não sabe quais as razões para utilizá-lo em sua empresa, veja bons motivos para começar a fazer um plano de marketing agora mesmo em sua organização:

  • Realizar um planejamento de forma disciplinada;
  • Estabelecer objetivos e sentidos estratégicos à organização;
  • Fazer um bom plano de ação para nortear as atividades de marketing;
  • Registrar informações importantes sobre o marketing da empresa;
  • Estabelecer prioridades do setor de marketing em relação aos demais da empresa através de justificativas;
  • Ampliar os recursos e verbas destinados ao departamento de marketing e comunicação da organização;
  • Envolver os outros departamentos da empresa em projetos de marketing a fim de melhorar os resultados.

Estas são apenas as razões principais de elaborar um plano de marketing em sua empresa. De forma resumida, através dele podemos mensurar com exatidão as ações que devem ser realizadas para que uma empresa chegue ao seu objetivo principal e, conseqüentemente, ganhe ainda mais dinheiro.

Tipos de plano de marketing

Embora todo plano de marketing tenha o mesmo objetivo dentro da empresa, ele possui tipos diferentes de acordo com o objetivo da organização. São eles:

  • Plano de marketing completo: voltado para a empresa como um todo. É um plano global que funciona como base para os planos de ações de marketing da empresa.
  • Plano de marketing básico: é mais utilizado quando se refere a um único produto, pois o mercado é mais limitado. Não há orçamentos ou demonstrativo de resultados neste tipo de plano.
  • Plano de marketing histórico: ele avalia a atual posição da empresa. É bom quando há diversos produtos, pois define qual deles tem um potencial maior e merece maior atenção.
  • Plano de marketing para um novo produto: como o próprio nome já diz, ele é utilizado para o lançamento de um produto. Quando este é totalmente novo, toma-se por base dados do mercado e da concorrência que são obtidos na pesquisa de mercado. No caso de ser um produto que irá substituir outro, faz-se um estudo com base no histórico do produto anterior.

Pronto! Após entender o que é, por que utilizar e os tipos de plano de marketing existentes, que tal ficar de olho em nosso próximo artigo para aprender como elaborar um plano de marketing?!


Lá você aprenderá passo a passo todo o processo de um plano de marketing e irá aumentar o lucro de sua empresa…Fique de olho!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here