Planejamento de Marketing

Elaborar um planejamento de marketing é imprescindível para qualquer empresa que almeja executar campanhas de comunicação bem sucedidas e construir um bom e duradouro relacionamento com o seu público consumidor.

O marketing é uma ferramenta de comunicação composta por estratégias que visam agregar valor a uma marca ou produto, sendo essencial para que uma empresa ganhe visibilidade e se sobressaia em relação à concorrência.

Para executar campanhas de marketing que realmente surtam efeitos positivos para o seu negócio é preciso criar um planejamento de marketing, o qual consiste em detalhar todos os recursos a serem utilizados e as ações que devem ser realizadas para obter os resultados desejados pela empresa.

Quer aprender como fazer seu planejamento de marketing corretamente? Confira:

O Que é Planejamento de Marketing

planejamento de marketing
Entenda tudo sobre o planejamento de marketing e como fazer o planejamento de marketing

O planejamento de marketing nada mais é do que o desenvolvimento de um plano de marketing para que a empresa conquiste o seu objetivo no mercado ou junto o seu público-alvo, levando em consideração o estudo e o levantamento de todas as informações que são necessárias para executar estratégias que tragam efeitos positivos e reconhecimento para o negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Basicamente, o planejamento de marketing é composto por três etapas fundamentais, sendo que a primeira é o próprio planejamento, uma análise de todo o ambiente que a empresa está inserida, considerando informações como as características do público-alvo, objetivos e metas, posicionamento de mercado, estratégias aplicadas anteriormente, erros e acertos da atualidade.

A segunda etapa é a implementação, a qual consiste na criação e aplicação de ações para atingir as metas traçadas, determinação de quem irá executar cada função e a previsão de gastos.

Já a terceira etapa é a avaliação das ações aplicadas para verificar se tudo saiu conforme o planejado, quais foram os erros e acertos e o que pode ser corrigido posteriormente. Nesta última etapa está inserida a mensuração dos resultados e estudo de métricas.

Como Fazer Um Planejamento de Marketing

como fazer planejamento de marketing
como fazer planejamento de marketing

Para aplicar um marketing eficiente, aumentar a visibilidade do negócio e obter maiores lucros é necessário construir um planejamento assertivo e que realmente preveja todas as ações das campanhas executadas.

Por isso, para garantir que você não erre, criamos este “passo a passo” de como fazer um planejamento de marketing dividido em pequenas etapas:

1- Analise o Segmento Que a Empresa Está Inserida

Aqui você irá conhecer o segmento em que a empresa está inserida, estudando todos os fatores internos e externos que a influenciam, influenciam o serviço e claro, o produto. Além de conhecer os seus pontos negativos e positivos no mercado.

A partir dessa análise, a empresa pode elaborar estratégias de marketing mais apropriadas ao seu ramo de atuação, diminuindo os riscos de erros e executar ações mais próximas da sua realidade.

2- Conheça o Seu Público-Alvo para Fazer o Planejamento de Marketing

Não basta apenas determinar quem é o público-alvo da empresa, você também deve conhecê-lo com riqueza de detalhes para que possa direcionar da maneira mais personalizada possível às ações de marketing.

Comece pesquisando quando e como o cliente procura comprar o seu serviço ou produto, o que permite atender a demanda de forma precisa, garantindo a satisfação e a fidelidade dela em relação a sua marca.

Também, isso permitirá que atenda as necessidades do cliente antes mesmo que o perceba, podendo criar campanhas que cativam e aumentam a taxa de conversão de potenciais clientes em compradores.

A melhor forma de determinar e conhecer o seu público-alvo é criando personas, que são perfis semificcionais do consumidor ideal, fazendo representação personalizada de um mercado de forma ampla.  As personas permitem que você saia da generalização e conheça o perfil real e detalhado dos seus clientes.

3- Identifique e Estude a Concorrência

estude a concorrência
estude a concorrência

Uma das etapas mais importantes do planejamento de marketing é a identificação e o estudo da concorrência, uma vez que as campanhas de publicidade também servem para melhor posicionar a empresa no mercado. Por isso, estude quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, quais são os produtos e serviços que oferecem, além dos pontos negativos e positivos que possuem.

Depois de conhecer com detalhes os seus concorrentes, você pode adicionar um diferencial ao seu produto e serviço para atrair e manter a clientela, e construir uma imagem positiva no seu ramo de atuação. Mais do que saber o que os concorrentes oferecem, a empresa também deve analisar os erros deles e evitá-los no seu negócio.

4- Defina as Ações e Estratégias de Marketing

Defina quais são os objetivos do marketing da sua empresa como, por exemplo, popularizar a marca, aumentar o número de clientes e lucros, fidelizar os consumidores, entre outras opções. É preciso que os objetivos sejam realistas de acordo com as características da empresa.

Depois disso é necessário definir as ações e estratégias de marketing, que, obviamente, devem estar associadas aos objetivos traçados. Algumas das principais ações de marketing que podem ser usadas são o marketing viral, digital, de guerrilha, outbound e inbound. O ideal é criar ações inovadoras, que cheguem ao público-alvo amplamente e de maneira eficiente.

5- Estipule os Gastos das Ações de Marketing

Após determinar as ações de marketing que serão executadas pela empresa é preciso estipular quais são os gastos exigidos. Em primeiro lugar você deve avaliar qual é a disponibilidade financeira do negócio e distribuir a verba para cada ação, tomando cuidado para não comprometer o seu orçamento.

Vale lembrar que, caso não tenha condição de fazer uma campanha de marketing, isso será apontado no planejamento e, consequentemente, irá demonstrar que você deve alterá-la ou até mesmo não realizar. É preferível deixar de realizar a campanha do que ter de parar no meio.

6- Determine o Cronograma no Planejamento de Marketing

Determine o cronograma no planejamento de marketing, ou seja, os prazos em que cada ação deve ser colocada em prática é de suma importância. É recomendado colocar uma data de tolerância no cronograma para que a empresa se prepare caso ocorra algum atraso ou imprevisto.

Durante a execução das ações de marketing é recomendado fazer um monitoramento para checar se tudo está saindo conforme o planejado e no final também é preciso estudar quais foram os resultados alcançados e em quanto tempo. Dessa maneira, é possível se aperfeiçoar, aumentando os acertos e diminuindo os erros nos próximos planejamentos.

Determinar no planejamento de marketing quem será o responsável por cada ação e etapas irá tornar o processo mais organizado.

E você, o que acha de fazer seu planejamento de marketing? Comente!



FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here