Pirâmide de Maslow: Aplique Para Mudar Sua Vida



Pirâmide de Maslow: Aplique Para Mudar Sua VidaJá ouviu falar na pirâmide de Maslow? Veja como ela pode mudar a sua vida para melhor!

Quais são as suas necessidades pessoais e profissionais? Muitas pessoas se equivocam quando respondem esta pergunta afirmando que precisam apenas de dinheiro. Sim, é necessário ter grana para sobreviver, mas somente isso não garante a sua felicidade profissional e pessoal, o que consequentemente acaba atingindo as outras áreas da sua vida, impedindo o seu crescimento como pessoa e gerando infelicidade.




Embora uma única pessoa tenha vários setores diferentes relacionados às suas vidas, todos eles estão interligados e refletem nas suas ações do dia. Pensando nisso, foi criada a pirâmide de Maslow, a qual apresenta e evidencia todos os níveis que formam as necessidades do ser humano e como elas devem ser trabalhadas para que seja possível se tornar uma pessoa de sucesso tanto nas questões afetivas quanto no que está ligado ao lado profissional.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

A pirâmide de Maslow é composta por 5 níveis, sendo preciso organizar-se pela ordem dos níveis para obter sucesso em todos os campos da vida. Está interessado em fazer as suas atividades pessoais e profissionais deslancharem de uma vez por todas? Então, que tal adotar a pirâmide de Maslow no seu dia a dia? Essa ferramenta pode ser uma importante aliada para quem está em busca de autoconhecimento. Acompanhe abaixo mais dicas e informações sobre a pirâmide de Maslow:

O Que é a Pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow foi criada na década de 1970, pelo pesquisador e psicólogo Abraham Maslow, que é considerado um importante nome na área de psicologia humanista.

Segundo o americano, todas as questões que são responsáveis por mover o ser humano estão relacionadas à satisfação das suas necessidades. Em um dos seus estudos, o psicólogo afirma “Á medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo para as aspirações cada vez mais elevadas”.

A partir da afirmação citada anteriormente, o pesquisador elaborou a pirâmide de Maslow, em que coloca as cinco necessidades primárias dos seres humanos que são as fisiológicas, segurança, amor/relacionamento sociais, estima e realização pessoal. A pirâmide de Maslow está dividida entre as necessidades urgentes/indispensáveis e aquelas que são secundárias, mas nem por isso menos importantes, porque são complementares das principais.




Atualmente, a pirâmide de Maslow é muito usada pelas pessoas que querem mais praticidade para fazer uma transformação na sua vida pessoal e profissional, pois a partir do momento em que se busca satisfazer as necessidades da pirâmide, a tendência é que a pessoa evolua e se torne mais preparada de maneira física e mental para conquistar todos os seus objetivos de vida.

Conheça a Composição Hierárquica da Pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow é composta por cinco níveis, que estão entrelaçados e para entendê-los é de fundamental importância conhecê-los a fundo, pois somente assim é possível atender a todas as suas necessidades. Veja a seguir qual é a composição hierárquica da pirâmide Maslow:

1- Necessidades Fisiológicas na Pirâmide de Maslow

Todo e qualquer ser humano possui necessidades fisiológicas, ou seja, que acontecem de forma espontânea no organismo e que são provenientes da própria natureza humana. As necessidades fisiológicas da pirâmide de Maslow são a sede, a fome, a excreção, a respiração, sono, o abrigo e o sexo, todas elas estão relacionadas ao corpo.

Para que uma pessoa tenha um organismo saudável é necessário que ela atenda a todas as suas necessidades fisiológicas. Afinal de contas, caso ela não se alimente corretamente o seu corpo irá ficar sem os nutrientes para funcionar corretamente, assim como a falta de sono gera stress, entre outros males.

Perceba que parte destas necessidades fisiológicas afeta diretamente nos fatores psicológicos do ser humano, alterando seu humor e até mesmo capacidade de realizar as tarefas. Veja, quando está com sono, provavelmente terá um raciocínio mais “lerdo” ou dificuldades de realizar as tarefas, isso tudo são pontos que as necessidades fisiológicas irão influenciar.

2- Necessidades de Segurança na Pirâmide de Maslow

O que acontece com a sua cabeça quando você pensa que está prestes a perder algo no seu trabalho ou na sua vida pessoal? Fica tudo fervilhando, os seus pensamentos são tomados por ansiedade e você quase não consegue se concentrar em realizar as suas atividades básicas dos dia a dia, não é mesmo?

Por isso, o segundo nível da pirâmide de Maslow é a segurança, que é composto pelos elementos que fazem com que o indivíduo se sinta seguro e protegido, longe daquela sensação de que o chão pode sumir dos seus pés a qualquer momento. Este nível inclui segurança com a saúde, segurança em casa, segurança em família, segurança no trabalho e segurança em relacionamentos.

Pessoas “normais” sentem dificuldades quando estão prestes a perder algo, agora, pessoas inseguras, tendem a sofrer realmente com esta situação, inclusive, entrando em estados depressivos e desenvolvendo doenças comportamentais. É preciso, realmente, tomar cuidado com esta fase da pirâmide de Maslow.

3- Necessidades Sociais da Pirâmide de Maslow

O terceiro nível da pirâmide de Maslow são as necessidades sociais, que diz respeito aos fatos de as pessoas precisarem pertencer a um determinado grupo, pois é importante para o corpo e para mente que elas tenham amigos, relacionem-se afetivamente e amorosamente, recebam carinho, tenham parceiros sexuais, etc.

Estar em dia com a suas necessidades sociais é um dos níveis mais importantes para manter a sua sanidade mental. Quando uma pessoa não participa de grupos sociais, a tendência é que ela fique excluída, isole-se, sinta-se sozinha e nos casos mais graves pode até mesmo desenvolver a depressão, o que compromete a sua vida em todos os âmbitos.

4- Pirâmide de Maslow: Necessidades de Status ou Estima

O quarto nível da pirâmide de Maslow diz respeito às necessidades de status e estima, pois todas as pessoas querem se sentir apreciadas, gostadas e saber qual é o seu valor, não é verdade? Este nível agrupa elementos como, por exemplo, reconhecer as suas capacidades e tê-las reconhecidas pelas outras pessoas, orgulhar de si mesmo, ter orgulho de outras pessoas, além de obter respeito nos círculos em que participa, desde nos relacionamento com os familiares até com os colegas de trabalho.

As necessidades de status e estima também estão ligadas à saúde mental e se caracterizam por ser um dos motores que movem as pessoas a realizarem os seus objetivos. Por exemplo, para obter reconhecimento e estima uma pessoa é capaz de se esforçar mais nas atividades que realiza, desenvolver novas estratégias, estabelecer metas e ampliar os seus relacionamentos.

Utilizar o conceito de status ou estima da pirâmide de Maslow em empresas pode ser uma ótima forma de maximizar os rendimentos sem custos. Experimente elogiar seus funcionários, criar bonificações e “aumentar seus status” e rapidamente descobrirá um aumento de produção e fidelidade dos seus colaboradores.

5- Necessidades de Autorrealização da Pirâmide de Maslow

O quinto nível é o topo da pirâmide de Maslow, caracterizando-se por não ter os elementos básicos e essenciais para a existência humana, mas que são fundamentais para ser um indivíduo feliz. Este nível corresponde às necessidades de autorrealização, em que a pessoa passa a acreditar que está conseguindo aproveitar todo o seu potencial.

A autorreaalização é um dos níveis mais difíceis de atingir na pirâmide de Maslow, pois ela depende de todos os níveis anteriores. Uma pessoa só se sente realizada quando está bem de saúde, está se sentindo segura em todos os campos da sua vida, participa de grupos sociais, tem as suas qualidades reconhecidas e valorizadas, tudo isso faz com que ela se sinta feliz com as suas ações pessoais e emocionais.

Veja, quantas pessoas você já encontrou na sua vida que disseram que conseguiram se realizar em todas as áreas? Profissional, afetiva, saúde e etc? É realmente difícil, pois na vida é comum ter “altos e baixos” e manter sempre em um ponto de equilíbrio é uma tarefa que exige paciência e tempo.

Como Usar a Pirâmide de Maslow Para Melhorar a Sua vida?

Você está se sentindo infeliz na sua vida pessoal ou profissional? Para mudar esta situação, você pode usar a pirâmide de Maslow no seu dia a dia para transformar a sua vida. Em primeiro lugar, é necessário começar a se preocupar com o seu corpo e saúde, investindo em uma alimentação adequada, dormindo o necessário para descansar, cuidando de tudo que diz respeito ao seu organismo.

Na sequência, você deve buscar meios para se sentir seguro nos círculos em que participa. Depois, é preciso investir nos relacionamentos sociais, esforçando-se para estabelecer relacionamentos bem sucedidos com as pessoas que são importantes para você.

Por fim, para completar a pirâmide de Maslow, não há o que fazer, os últimos dois níveis são consequências do que está na base. Para obter status, estima e ter autorrealização é necessário se dedicar aos três primeiros níveis.

Agora, está pronto para por em ação a pirâmide de Maslow? Comente!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here