Pesquisa de mercado – Utilização, tipos de pesquisa, dicas e quando usar

Pesquisa de mercado – Utilização, tipos de pesquisa, dicas e quando usarAntes de aprender a elaborar uma pesquisa de mercado é importante saber o que é e para que serve uma. Isso pode ser explicado de diversas formas, mas vamos utilizar uma maneira mais simples de explicar tudo isso.

Pode-se dizer que pesquisa de mercado consiste em coletar informações que sejam interessantes para a sua organização. Elas podem ser coletadas junto a consumidores, fornecedores ou concorrentes, dependendo do objetivo da empresa.

E por que isso é importante para uma organização? Porque é uma forma de ajudar na tomada de decisões importantes, solucionar problemas, apresentar novos caminhos e participar da gestão de mudanças de uma empresa.

Então quando utilizar a pesquisa de mercado? Existem diversas situações e cabe a empresa decidir qual o momento adequado, mas em momentos de tomar decisões de marketing como lançamento de novo produto ou serviço, expansão do público-alvo, escolha de ponto comercial, ajuste de preços, posicionamento de marcas e produtos, etc.

Desta forma podemos ver a grande importância que a pesquisa de mercado tem para uma empresa que deseja manter-se no mercado, pois com a grande concorrência é preciso saber diferenciar-se e nada melhor do que pesquisar novas alternativas e explorar o mercado antes de tomar uma decisão definitiva.

Tipos de pesquisas de mercado

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, mas algumas delas são utilizadas com maior freqüência como:

  • Comportamento do consumidor: é usada no desenvolvimento de novos produtos e serviços ou para lançar uma campanha publicitária;
  • Lembrança: é usada para ver o poder da marca e analisar se a comunicação está sendo feita de maneira correta;
  • Mídia: é utilizada quando se quer saber que tipo de canal deve ser utilizado em campanhas publicitárias e anúncios;
  • Participação de mercado: é usada para saber qual a fatia de mercado que a empresa possui a fim de tomar as decisões de divulgação corretas;
  • Potencial de consumo: é usada para conhecer a demanda de mercado e saber se é viável lançar determinado produto ou serviço;
  • Preços: usada para definir os preços adequados para a compra e venda de produtos;
  • Satisfação de clientes: pode ser feita esporadicamente ou com regularidade para avaliar a qualidade dos serviços e produtos;
  • Teste de novos produtos: analisa a viabilidade do lançamento de novos produtos ou serviços no mercado.

Dicas para fazer uma boa pesquisa de mercado

Independente do tipo de pesquisa de mercado que irá ser desenvolvido, é importante tomar alguns cuidados para evitar erros comuns na aplicação de pesquisas. Isso inclui prestar atenção em muitos detalhes que não devem ser feitos e em outros que devem ser destacados.

Algumas dicas para fazer uma boa pesquisa de mercado são:

  • Não dar sua opinião;
  • Não fazer questões complicadas ou longas demais para que o entrevistado não tenha preguiça de responder e camufle resultados verdadeiros;
  • Deixe sempre claro que não existem respostas certas para não induzir o entrevistado a responder apenas o que você quer;
  • Coloque-se no lugar do entrevistado ao fazer as perguntas para não fazer nada muito cansativo ou confuso;
  • Escreva qual o objetivo da pesquisa a fim de que o entrevistado saiba por que está respondendo às perguntas;
  • Deixe as perguntas mais complicadas para o meio ou fim para que o entrevistado não desista no início delas;
  • Se possível, divida as perguntas em tópicos para que fique mais fácil respondê-las;
  • Nunca se esqueça de usar uma linguagem apropriada ao público-alvo que responderá sua pesquisa de mercado;
  • Coloque perguntas variadas: abertas, fechadas e formatadas. Isso deixa o questionário menos cansativo.

Depois de entender a importância e ver as principais dicas para fazer uma pesquisa de mercado, vamos ver como elaborar uma pesquisa de mercado passo a passo…

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

16 COMENTÁRIOS

  1. Srs, bom dia!!

    Preciso fazer uma pesquisa de mercado e necessito muito de informações a respeito. Por onde começar ? como identificar o meu publico alvo ?

    Grato,
    Ronaldo

    :
    • Olá Ronaldo,

      Em nosso outro artigo “Como elaborar uma pesquisa de mercado”, falamos sobre o passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado. Você sempre deve começar definindo seu objetivo e qual o público que irá atingir.

      Para identificar o seu público alvo, primeiro deve saber o seu objetivo. Por exemplo, se você vai abrir um negócio de brinquedos, seu público alvo são crianças. A partir de então, você deverá ver se a região em que irá montar seu negócio possui várias crianças…e assim por diante.

      Tudo depende do seu objetivo! Sempre!

      Espero ter ajudado, mas se precisar de mais alguma coisa, estamos a disposição.

      :
    • Olá Luciana!

      A pesquisa de mercado proporciona diversas vantagens e de forma direta ela é “aquela luz que nos direciona”. Sem uma boa pesquisa de mercado, o seu negócio pode estar “andando no escuro” ao invés de buscar crescimento.

      Tomando como exemplo o negócio de brinquedos que falei. Se você pensa em abrir uma loja em determinada região, a pesquisa de mercado dirá se é viável, se há público, se a localização é boa, etc. Se você já tiver uma loja de brinquedos que não anda muito bem, a pesquisa de mercado dirá quais são seus maiores concorrentes, qual a opinião dos consumidores sobre sua loja, o que pode ser melhorado, etc.

      Enfim, há inúmeras vantagens ao realizar uma pesquisa de mercado.

      Espero ter ajudado, mas se você queria uma resposta a respeito de um fato mais específico, fique a vontade para discutirmos mais o assunto!

      :
  2. Olá Jeniffer,
    Preciso fazer um trabalho sobre “Tipos de Pesquisa de Mercado”, e ao pesquisar sobre o assunto, encontrei uns sites falando que são dois tipo, quantitativas e qualitativas e em outros lugares, como aqui, que existem várias como a de preço, mídia e etc… As duas informações estão corretas ?

    Obrigada
    Mariana

    :
    • Olá Mariana,

      As pesquisas de mercado podem ser quantitativas ou qualitativas como vimos no outro artigo Como elaborar uma pesquisa de mercado. Essa separação diz respeito à amostra de pesquisa que será utilizada (de acordo com o perfil ou a quantidade).

      Independente da pesquisa de mercado ser qualitativa ou quantitativa, elas podem ser feitas para analisar todos estes pontos (preço, mídia, etc.). Ou seja, uma parte completa a outra!

      Espero ter respondido sua dúvida. Tente ler nosso outro artigo sobre Como elaborar uma pesquisa de mercado e qualquer coisa, estamos a disposição.

      Bom trabalho para você!

      :
  3. Olá Jeniffer!

    Sei que existem muitas vantagens na pesquisa de mercado mas como conseguimos mensurar se uma pesquisa não esta sendo tendenciosa pela época que esta sendo feita e se realmente os dados são confiáveis a ponto de tomar uma decisão importante para o meu negócio?

    bjos

    Milena Oliveira

    :
    • Olá Milena,

      Infelizmente algumas épocas deixam uma pesquisa tendenciosa. Por exemplo, se você realizar uma pesquisa em um momento de crise econômica, todos dirão que não vão comprar determinado produto caro. Por isso que cada pesquisa deve ter seu objetivo. Se for lançar um produto daqui a dois meses, deve ser feita de acordo com o cenário atual, já se for daqui a um ano, espere mais um pouco, pois os resultados mudarão.

      Quanto à confiança dos dados, é preciso contratar uma agência de pesquisa totalmente especializada (ou terceirizar o serviço com uma equipe profissional), pois há diversos casos de pesquisadores amadores que camuflam dados e contorcem os resultados. Uma dica é trabalhar com uma grande quantidade de entrevistados, pois a amostragem da pesquisa é maior e diminui a porcentagem de erros (mas também aumentam os custos).

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Beijos

      :
  4. Olá ,

    gostaria de saber os meios e links que posso consultar para saber qual o meu mercado alvo, quantidade de empresas de um segmento na região e os concorrentes desta região.
    Tentei buscar estas informações, mas estou tendo dificuldades.

    :
  5. Ola. Gostaria de trabalhar na área mercadológica, por onde devo começar o que devo saber para poder trabalhar nessa área, qual empresa devo procurar?
    Se puder me ajudar obrigado

    :
  6. para uma franquia de cursos em geral, no qual publico alvo sao todas as pessoas qual melhor pesquisa de mercado que seria bom para esse novo negocio

    :
  7. Com base no texto acima, podemos dizer que a pesquisa de mercado é:
    a. Uma pesquisa bibliográfica.
    b. Uma pesquisa experimental.
    c. Uma pesquisa quantitativa.
    d. Uma pesquisa qualitativa.
    vocês podem me ajudar?

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here