Organograma de Uma Empresa

0
838
Organograma de uma empresa
Você sabia que o organograma de uma empresa pode melhorar o desempenho das funções e rendimentos? Veja mais sobre como fazer um organograma para empresa

Organograma de Uma Empresa: Aprenda Como Funciona e Como Fazer o Organograma

O organograma de uma empresa é uma ferramenta de suma importância para mantê-la organizada no desenvolvimento de todas as suas atividades. A sua empresa está em desequilíbrio de funções entre os setores, ou seja, o desenvolvimento ou não das atividades de uma área está prejudicando as demais? Para resolver este problema uma solução é adotar o uso do organograma na empresa.

Através do organograma é possível organizar as funções hierárquicas de uma empresa, o que permite que as tarefas desenvolvidas em cada setor se complementem, evitando possíveis atrasos ou problemas que prejudiquem o seu desenvolvimento interno e externo.

Está em dúvidas sobre como fazer e aplicar o organograma na sua empresa? Acalme-se, criamos este conteúdo exclusivo para você obter bons resultados, confira:

O Que é o Organograma de Uma Empresa

O organograma de uma empresa é uma ferramenta semelhante a um gráfico que funciona como um diagrama, que é utilizado para demonstrar as relações de hierarquia que existem dentro de uma empresa, tanto de cargos quanto de setores, mostrando quem é chefe de quem.

Basicamente, pode-se dizer que o organograma também serve para evidenciar e determinar de forma bem visual a distribuição de cargos, setores e a comunicação que deve haver entre eles para que a empresa seja bem sucedida em um todo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

A ferramenta organograma foi criada em 1856 pelo norte-americano Daniel C. MacCallum, quando ele era responsável por administrar as ferrovias dos Estados Unidos. Desde então, os organogramas são tidos como métodos essenciais para organizar uma empresa, pois a partir dele todos podem se basear sobre como funciona a sua hierarquia e respeitá-la.

Tipos de Organograma de Uma Empresa

O organograma de uma empresa tem versões e funções diferentes. A primeira e a mais utilizada é o organograma vertical, usado para mostrar a hierarquia de uma empresa.

O segundo modelo é o organograma circular ou radial, que também representa a hierarquia de uma empresa, porém, de forma mais suave, visto que as hierarquias são mostradas lado a lado. Por exemplo, um cargo que está mais abaixo na hierarquia é colocado na mesma linha horizontal de um cargo de hierarquia maior.

Outro modelo é o organograma de empresa funcional, que se assemelha ao vertical, mas em vez de representar as relações hierárquicas, ele evidencia as relações funcionais da organização.

Como Fazer Um Organograma de Uma Empresa

Como fazer o organogramaO organograma de uma empresa se parece bastante com um gráfico, devendo ser construído em uma planilha do Excel ou no Word para que as informações sejam agrupadas de forma clara e organizada. Confira a seguir como fazer o organograma de uma empresa:

1- Crie a Página do Organograma

Para fazer o organograma da empresa, o primeiro passo deve ser criar a página do gráfico. Portanto, acesse o programa “Microsoft Word” e clique no ícone para abrir a página.

Na sequência, é necessário levar o mouse até a “Caixa de Ferramentas” e selecionar a opção “Inserir”, depois em “Ilustrações” e posteriormente em “SmartArt”.

2- Selecione a Opção Hierarquia

Na próxima etapa você deve clicar na galeria que irá aparecer na sua tela, selecione o elemento “Gráfico SmartArt” e clique em “Hierarquia”. Feito isso, escolha o layout de organograma e clique em “Ok”. A partir daí você terá montado o esqueleto do organograma, podendo aumentar o diminuir a estrutura de acordo com a sua necessidade.

3- Insira o Texto do Organograma

Para inserir o texto do organograma você precisa clicar em uma forma no gráfico “SmartArt” e depois digitar o seu texto. Para que o resultado seja melhor é recomendado usar esta opção depois de acrescentar todas as formas desejadas. O texto pode ser formato de acordo com a necessidade da empresa, incluindo formato e cores diferentes.

4- Dê Forma ao Organograma

Para dar forma ao organograma clique no gráfico “SmartArt” e, posteriormente, selecione a forma que deseja, visto que serão apresentados modelos diferentes, você pode testá-los até escolher o mais apropriado. Para validar a sua escolha, clique na opção “Ferramentas”, depois em “Design”, “Criar Gráfico”, “Adicionar Forma” e confirme a forma que será usada.

Para usar uma forma no mesmo nível da forma selecionada, mas depois dela, basta clicar em “Adicionar Forma Após”. Para inserir uma forma um nível acima da forma selecionada, você precisa clicar em “Adicionar Forma Acima”. A nova forma ficará na mesma forma da posição selecionada, sendo que a forma selecionada e todas as formas que estão abaixo dela serão rebaixadas a um nível.

Para que você possa inserir uma forma um nível abaixo da forma selecionada, clique em “Adicionar Forma Abaixo”. Assim, a nova forma será adicionada depois das outras formas no mesmo nível. Repita estes procedimentos até que consigo inserir todas as formas desejadas no organograma.

5- Como Alterar o Layout do Organograma

Para que a edição do organograma seja melhor, o ideal é usar um layout de deslocamento. Para que isso ocorra é necessário clicar na forma do organograma que deseja aplicar ao layout. Em seguida, vá em “Ferramentas” e na guia “Design”, abra o grupo “Criar Gráfico”, em “Layout” e depois escolha uma das seguintes opções:

– Para centralizar todas as formas abaixo da forma seleciona, é preciso clicar em “Padrão”;

– Para centralizar a forma selecionada acima das formas abaixo dela e promover a distribuição das formas abaixo dela na horizontal com duas formas em cada linha, é preciso clicar em “Ambas”;

– Para fazer a distribuição da forma selecionada à direita das formas abaixo dela e alinhá-la à esquerda as formas abaixo dela na vertical, é preciso clicar em “Deslocamento à Esquerda”;

– Para fazer a distribuição da forma selecionada à esquerda das formas abaixo dela e fazer o alinhamento à direita as formas abaixo dela na vertical, é preciso clicar em “Deslocamento à Direita”.

Feito isso, o organograma está pronto, basta editá-lo conforme a sua necessidade.

5 Ferramentas Para Criar Organograma para Empresa

Além da forma de criar organograma para empresa acima mencionada você pode fazer uso de ferramentas disponíveis para download e que permitirão fazer o organograma mais facilmente.

São elas:

  • Cacoo;
  • NodeScape;
  • Gliffy;
  • Lucidchart;

Pronto para fazer o organograma da sua empresa? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA