O Que é Marketing Digital



O Que é Marketing DigitalVocê quer entender o que é marketing digital e descobrir as vantagens para o seu negócio? Esta é uma dúvida frequente e que recebemos sempre aqui no site. Por isso criamos um conteúdo exclusivo.

O marketing digital tem sido imprescindível para o sucesso de muitas empresas. As ferramentas de comunicação estão constantemente evoluindo e as empresas que não evoluem junto estão fadadas a serem ultrapassadas pela concorrência.




Na atualidade, qualquer negócio que se preze, independente do seu tamanho ou ramo de atuação, não pode deixar de usar o marketing digital ao seu favor para obter um alcance maior dos clientes.

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Então, o que é marketing digital? Podemos classifica-lo como as estratégias de marketing que se utilizam dos meios digitais para relacionar-se com o público-alvo e propagar campanhas para divulgar produtos e serviços. Você quer implementar o marketing digital na sua empresa e aumentar a sua cartela de clientes e lucratividade? Acompanhe abaixo mais informações sobre o que é o marketing digital:

O Que é o Marketing Digital: Conceito

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações que uma empresa realiza no âmbito online, tendo como objetivo atrair novos negócios, criar novas relações com os clientes ou manter e fidelizar as existentes, desenvolver a identidade da marca, entre outras possibilidades que dependem do ramo de atuação e metas de cada negócio.

Cada vez mais empresas têm adotado o marketing digital como forma de comunicação, pois hoje, é inviável não marcar presença nas plataformas virtuais, devido à grande concentração de clientes e possíveis clientes na internet, além de esta ferramenta ser altamente eficaz, uma vez que consegue atingir um número muito maior de pessoas do que o marketing tradicional.

Vale ressaltar também que o custo para fazer marketing digital é mais barato, consequentemente, tende a ser mais benéfico para as empresas de todos os tamanhos.




O marketing digital têm métricas claras, sendo mais fácil de mensurar os resultados obtidos através das campanhas, o que permite que a empresa saiba o que está funcionando ou não para continuar se aperfeiçoando.

Ainda, pode ser considerado uma tendência de mercado que veio para ser permanente, pois hoje em dia estima-se que mais de 90% dos processos de compra são iniciados por meio de buscas nas internet. No marketing digital, as ações são tomadas e executadas nas plataformas digitais da internet e telefonia celular.

Basicamente, pode-se dizer que o marketing digital inclui a prática de promoção de serviços ou produtos por meio do uso de canais eletrônicos de distribuição para chegar aos clientes rapidamente de maneira relevante, personalizada e eficaz.

Qual é a Importância do Marketing Digital

As plataformas digitais são utilizadas para diversas atividades durante o dia, inclusive para pesquisar sobre produtos e serviços a serem consumidos, o que torna o marketing digital extremamente importante para as empresas que desejam ter visibilidade e se tornar a primeira opção de quem pesquisa na internet.

Aplicar o marketing digital corretamente pode ser decisivo para uma empresa aumentar a sua cartela de clientes, pois através das campanhas de divulgação dos produtos e serviços nas mídias sociais as pessoas podem optar por realizar a compra na empresa ou partir para a concorrência se não ficarem satisfeitas com os conteúdos propagados.

Executar o marketing digital é importante para que o negócio se mantenha competitivo no mercado, aproveite as oportunidades e a influência das redes virtuais para atrair e fidelizar os antigos e novos clientes.

Quais São os Benefícios do Marketing Digital

  1. Alcance Global

Um dos principais benefícios do marketing digital é o alcance global que oferece às empresas, pois uma vez publicada na internet as campanhas publicitárias, bem como os produtos e serviços de uma empresa, poderão ser acessados no mundo inteiro, não há limitação territorial.  O negócio tem a oportunidade de ganhar notoriedade e clientes internacionais, expandindo as suas atividades e lucros.

  1. Maior Interatividade

O marketing digital permite maior interatividade entre a empresa e os clientes e potenciais clientes. As plataformas e redes sociais estreitam a relação entre a marca e os consumidores, criando interações aprofundadas e ricas para as duas partes. Tal interação também possibilita a coleta de informações demográficas e comportamentais, que ajudam a entender e fidelizar o público-alvo.

  1. Métricas Precisas

O marketing digital tem métricas que permitem mensurar informações importantes como, por exemplo, a quantidade de cliques nos anúncios, performances das campanhas, quantidade de visitas, entre outros dados que ajudam as empresas a melhorar as suas campanhas e personalizá-las cada vez mais para atrair os clientes.

  1. Tempo Real

O marketing digital acontece em tempo real na mesma velocidade que as informações e oportunidades que circulam na internet, o que permite que a empresa aproveite as oportunidades e temas do momento para criar conteúdos referentes aos seus serviços ou produtos, além de ter tempo hábil para corrigir campanhas que eventualmente não estejam surtindo os resultados desejados.

  1. Permite a Segmentação

Através do uso do marketing digital é possível coletar uma quantidade enorme de dados sobre as pessoas interessadas nos seus produtos. Dessa maneira, a empresa pode segmentar o máximo possível o público que receberá as propostas/propagandas dos seus produtos e serviços, voltando-os especificamente para aquela parcela de internautas que realmente têm interesse em efetuar compras dos produtos oferecidos.

Quais São as Ferramentas do Marketing Digital

O Que é Marketing Digital
Você pode utilizar de diversas estratégias e ferramentas para fazer marketing digital

SEM (Search Engine Marketing)

O Search Engine Marketing são as ações do marketing digital que visam captar resultados através de sites de buscas como, por exemplo, o Google. O SEM é importante porque os sites de buscas funcionam como canal de entrada para os demais sites. As páginas das empresas bem ranqueadas nos sites de buscas aumentam as chances de ter um tráfego de qualidade.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma prática do marketing na internet que tem como meta otimizar a posição de uma página na buscar orgânica do Google e de outros sites específicos de busca através de conteúdos de boa qualidade. A partir do SEO, o site da empresa pode aumentar o tráfego de qualidade de maneira grátis.

PPC (Pay per Click)

Os PPCs são os anúncios pagos nos sites de buscas, que permitem que a página da empresa apareça no topo da lista de busca, os sites evidenciam que os anúncios são pagos. No caso do Google, não basta apenas pagar para fazer o anúncio de marketing digital, também é necessário criar um conteúdo de relevância.

Mídia Display

A mídia display é uma das formas mais tradicionais do marketing digital, caracterizando-se por serem feitos em formatos de banners e anúncios gráficos em sites e portais onde estão os clientes em potencial da empresa. Esse anúncio reforça a sua oferta através das imagens.

E-mail marketing

O marketing por e-mail é uma das ferramentas mais tradicionais do marketing digital e continua eficiente até a atualidade. Este método de marketing consiste no envio de propaganda e ofertas da empresa para o público-alvo, mas apenas para as pessoas que são assinantes e autorizam o recebimento das campanhas publicitárias.

Par obter um melhor desempenho é preciso criar uma automação de e-mail marketing, com o devido funil de vendas.

Native advertising (publicidade nativa)

O native advertising é um tipo de publicidade no formato “nativo” da página em que é feita. Nesse caso, o marketing digital é executado de maneira mais discreta, aparecendo no meio de posts relacionados aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Geralmente, o anúncio é ressaltado apenas no fim do post.

Agra que já sabe o que é marketing digital, está pronto para implementar na sua empresa? Comente!




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