Nome para empresaNas redes sociais sobre negócios e serviços de perguntas e respostas é bastante comum encontrarmos pessoas perguntando sobre “dicas de nome para empresa”, “ideias de nomes para meu negócio” ou até mesmo “qual o nome perfeito para uma padaria”.

Muitas vezes o empreendedor antes mesmo de elaborar o plano de negócios já parte para a definição do nome para empresa, sendo que o ideal é deixar o esta parte para uma das últimas etapas do plano de negócios, pois detalhes do planejamento vão determinar ou no mínimo orientar para a melhor escolha do nome para empresa.

Veja agora 10 dicas para escolher o nome perfeito para sua empresa.

1 – Pesquise os nomes das empresas concorrentes

Que tipo de nomes que seus concorrentes têm? Faça uma lista e compare-os para lhe ajudar a ter suas próprias ideias e para ajudar a desenvolver um nome que realmente se destaque da concorrência.

2 – Tenha em mente seu público-alvo

Você quer um nome de empresa para entrar em sintonia com as pessoas que você está tentando alcançar. Use o que você sabe sobre os seus futuros clientes para medir a relevância dos nomes que você encontrou.

3 – Pense nos seus colaboradores

O nome afeta o modo como as pessoas que trabalham para a empresa se sentem. Um nome de empresa que eles gostem de dizer pode contribuir positivamente um ambiente de trabalho mais agradável do que um nome que é confuso, difícil de pronunciar ou tem algumas conotações negativas.

Nomes difíceis de pronunciar ou em língua estrangeira podem deixar os colaboradores constrangidos ao não atingir a pronúncia correta e com isto dizer menos o nome da empresa.

Há algum tempo atrás, quando estava registrando um site para venda de utilidades domésticas, cheguei a registrar um endereço na internet chamado “Panelas e Cia” (panelas e companhia).

Ao telefone com alguns clientes notei a dificuldade que era dizer o nome da loja virtual, especialmente em ligação telefônica. Se um nome precisa de explicação, por si, já não é um bom nome.

Muitas pessoas não entendiam que “Cia” era “Companhia” e ainda tiveram clientes que pensaram que o nome era “Panelas Sécia”.

Cuidado também com nomes que podem produzir cacofonia, ou seja, a produção de sons desagradáveis ou indesejados formado pela combinação de palavras.

4 – Faça uma pesquisa com amigos, familiares e clientes em potencial.

De posse da sua lista com os possíveis nomes diga a eles apenas o nome e pergunte o que vem em mente. Anote estas informações, pois elas o ajudarão no processo de escolha. Aproveite a oportunidade e solicite duas ou mais sugestões de nomes a cada um  eles.

5 – Avalie os nomes escolhidos sob vários ângulos.

Pense em como o nome escolhido vai soar nas operações diárias de seu negócio, e o que vai fazer os outros pensarem e sentirem.

Certifique-se que o nome escolhido para sua empresa passe uma mensagem clara e que você esteja ciente de todas as possíveis conotações que podem influenciar o modo como sua empresa é percebida.

Uma empresa de Calçados da Inglaterra nomeou uma nova linha de tênis como “Zyklon”, apenas depois do lançamento descobriram que era o nome do gás que os nazistas usaram para matar milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

www.pt.wikipedia.org/wiki/Zyklon_B

6 – Pesquise se o nome escolhido pode ser um endereço de internet

Verifique a disponibilidade de domínios na internet para o nome escolhido para sua empresa. Caso sua empresa tenha abrangência nacional, ter um domínio com o nome da sua empresa pode ser muito importante. No site do RegistroBr você poderá ver toda a disponibilidade dos domínios nacionais.
www.registro.br

No futuro todas as pessoas terão acesso a internet, assim como é com o aparelho de televisão hoje. Neste contexto estar presente na rede mundial pode ser imprescindível no futuro e se você está pensando em investir tempo e dinheiro para estabelecer uma marca é importante já pensar em ter um endereço na internet.

7 – Verifique se o nome escolhido para sua empresa já está registrado no INPI.

Pesquise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, se o nome escolhido está registrado por alguma outra empresa ou pessoa.
www.inpi.gov.br/

Caso seu negócio seja exclusivamente local, e conforme o tamanho do empreendimento, não precisa se preocupar muito com esta etapa.

Por outro lado se sua empresa atuará em âmbito nacional e você fará um investimento maior é muito importante se certificar de que não há outra empresa com o mesmo nome no mesmo segmento e assim registrar a sua marca.

Faça uma pesquisa adicional na internet sobre os possíveis nomes para seu negócio, acredite, todo este cuidado vale à pena. O custo da mudança de nome ou até mesmo uma possível ação judicial pode custar muito mais caso do que este tempo gasto.

8 – Visualize o resultado

Seu nome comercial é mais do que apenas um nome, é uma grande parte da marca da empresa. Imagine como ficariam seus materiais de divulgação, cartões, panfletos, logomarca, uniformes, endereço de internet, enfim todos os possíveis locais onde sua nova marca estará ou poderá estar presente.

9 – Escolha um nome curto

O nome da sua empresa não será necessariamente mais eficaz se ele for pequeno, mas pode ser mais fácil de lembrar. Pronuncie os nomes escolhidos, escreva em um papel, ligue para um amigo e diga os nomes para verificar como são percebidos ao telefone.

Você também pode considerar o usar uma sigla, porém, a menos que você tenha um muito dinheiro para investir em marketing e propaganda, usar uma sigla pode tornar o nome da sua empresa muito genérico e difícil de ser relacionado ao seu negócio ou público alvo.

10 – Amadureça a ideia

Coloque a lista de nomes para sua empresa de lado por um ou dois dias e depois volte a ela com uma nova perspectiva. Você pode ver de maneira diferente um nome que você gostava antes, ou quando você revisá-la poderá ter uma nova ideia e encontrar o nome perfeito para sua empresa.

Se você seguiu estas dicas pacientemente, neste ponto você deverá ter uma lista de ótimas ideias de nomes para sua futura empresa. Chegou a hora de decidir a passar para a próxima etapa do seu plano de negócios.

Artigo escrito originalmente em http://www.novonegocio.com.br/gerador-nomes-empresas/

Você já escolheu um nome para empresa? Como foi sua experiência?

Nome Para Empresa – 10 dicas de como escolher.

Nas redes sociais sobre negócios e serviços de perguntas e respostas é bastante comum encontrarmos pessoas perguntando sobre “dicas de nome para empresa”, “idéias de nomes para meu negócio” ou até mesmo “qual o nome perfeito para uma padaria”.

Muitas vezes o empreendedor antes mesmo de elaborar o plano de negócios já parte para a definição do nome para empresa, sendo que o ideal é deixar o esta parte para uma das últimas etapas do plano de negócios, pois detalhes do planejamento vão determinar ou no mínimo orientar para a melhor escolha do nome para empresa.

Veja agora 10 dias para escolher o nome perfeito para sua empresa.

1 – Pesquise os nomes das empresas concorrentes

Que tipo de nomes que seus concorrentes têm? Faça uma lista e compare-os para lhe ajudar a ter suas próprias idéias e para ajudar a desenvolver um nome que realmente se destaque da concorrência.

2 – Tenha em mente seu público-alvo

Você quer um nome de empresa para entrar em sintonia com as pessoas que você está tentando alcançar. Use o que você sabe sobre os seus futuros clientes para medir a relevância dos nomes que você encontrou.

3 – Pense nos seus colaboradores

O nome afeta o modo como as pessoas que trabalham para a empresa se sentem. Um nome de empresa que eles gostem de dizer pode contribuir positivamente um ambiente de trabalho mais agradável do que um nome que é confuso, difícil de pronunciar ou tem algumas conotações negativas.

Nomes difícieis de pronunciar ou em língua estrangeira podem deixar os colaboradores constrangidos ao não atingir a pronúncia correta e com isto dizer menos o nome da empresa.

Há algum tempo atrás, quando estava registrando um site para venda de utilidades domésticas, cheguei a registrar um endereço na internet chamado “Panelas e Cia” (panelas e companhia).

Ao telefone com alguns clientes notei a dificuldade que era dizer o nome da loja virtual, especialmente em ligação telefônica. Se um nome precisa de explicação, por si, já não é um bom nome.

Muitas pessoas não entendiam que “Cia” era “Companhia” e ainda tiveram clientes que pensaram que o nome era “Panelas Sécia”.

Cuidado também com nomes que podem produzir cacofonia, ou seja, a produção de sons desagradáveis ou indesejados formado pela combinação de palavras.

4 – Faça uma pesquisa com amigos, familiares e clientes em potencial.

De posse da sua lista com os possíveis nomes diga a eles apenas o nome e pergunte o que vem em mente. Anote estas informações, pois elas o ajudarão no processo de escolha. Aproveite a oportunidade e solicite duas ou mais sugestões de nomes a cada umeles.

5 – Avalie os nomes escolhidos sob vários ângulos.

Pense em como o nome escolhido vai soar nas operações diárias de seu negócio, e o que vai fazer os outros pensarem e sentirem.

Certifique-se que o nome escolhido para sua empresa passe uma mensagem clara e que você esteja ciente de todas as possíveis conotações que podem influenciar o modo como sua empresa é percebida.

Uma empresa de Calçados da Inglaterra nomeou uma nova linha de tênis como “Zyklon”, apenas depois do lançamento descobriram que era o nome do gás que os nazistas usaram para matar milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zyklon_B

6 – Pesquise se o nome escolhido pode ser um endereço de internet

Verifique a disponibilidade de domínios na internet para o nome escolhido para sua empresa. Caso sua empresa tenha abrangência nacional, ter um domínio com o nome da sua empresa pode ser muito importante. No site do RegistroBr você poderá ver toda a disponibilidade dos domínios nacionais.

www.registro.br

No futuro todas as pessoas terão acesso a internet, assim como é com o aparelho de televisão hoje. Neste contexto estar presente na rede mundial pode ser imprescindível no futuro e se você está pensando em investir tempo e dinheiro para estabelecer uma marca é importante já pensar em ter um endereço na internet.

7 – Verifique se o nome escolhido para sua empresa já está registrado no INPI.

Pesquise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, se o nome escolhido está registrado por alguma outra empresa ou pessoa.

http://www.inpi.gov.br/menu-superior/pesquisas

Caso seu negócio seja exclusivamente local, e conforme o tamanho do empreendimento, não precisa se preocupar muito com esta etapa.

Por outro lado se sua empresa atuará em âmbito nacional e você fará um investimento maior é muito importante se certificar de que não há outra empresa com o mesmo nome no mesmo segmento e assim registrar a sua marca.

Faça uma pesquisa adicional na internet sobre os possíveis nomes para seu negócio, acredite, todo este cuidado vale à pena. O custo da mudança de nome ou até mesmo uma possível ação judicial pode custar muito mais caso do que este tempo gasto.

8. Visualize o resultado.

Seu nome comercial é mais do que apenas um nome, é uma grande parte da marca da empresa. Imagine como ficariam seus materiais de divulgação, cartões, panfletos, logomarca, uniformes, endereço de internet, enfim todos os possíveis locais onde sua nova marca estará ou poderá estar presente.

9. Escolha um nome curto

O nome da sua empresa não será necessariamente mais eficaz se ele for pequeno, mas pode ser mais fácil de lembrar. Pronuncie os nomes escolhidos, escreva em um papel, ligue para um amigo e diga os nomes para verificar como são percebidos ao telefone.

Você também pode considerar o usar uma sigla, porém, a menos que você tenha um muito dinheiro para investir em marketing e propaganda, usar uma sigla pode tornar o nome da sua empresa muito genérico e difícil de ser relacionado ao seu negócio ou público alvo.

10. Amadureça a idéia

Coloque a lista de nomes para sua empresa de lado por um ou dois dias e depois volte a ela com uma nova perspectiva. Você pode ver de maneira diferente um nome que você gostava antes, ou quando você revisá-la poderá ter uma nova idéia e encontrar o nome perfeito para sua empresa.

Se você seguiu estas dicas pacientemente, neste ponto você deverá ter uma lista de ótimas idéias de nomes para sua futura empresa. Chegou a hora de decidir a passar para a próxima etapa do seu plano de negócios.

Você já escolheu um nome para empresa? Como foi sua experiência?

 


 

 

Dicas da Casa da Consultoria

Se você não domina todas as faces de um novo negócio, nunca, mas nunca mesmo, comece o mesmo sem a assessoria de um bom profissional. Não faça a sua empresa de cobaia. Você tem que ser bom só naquilo que faz todo dia. Para tudo que é eventual, como um plano de negócio ou um plano estratégico, chame quem faz todo dia. Lembre-se, cada macaco no seu galho. Além disso, conversar com um bom consultor e orçar os serviços dele não vai custar nada e já vai te dar muita informação. Saiba mais.
Vinícius Gonçalves é Administrador de Empresas, fundador do site Novo Negócio e adora escrever sobre criação e administração de negócios.
  1. silas albuquerque Responder
    gostei muito obrigado
  2. Sérgio Jacó Kloeppel Responder
    tenho uma pequena empresa com o nome de Fox comércio de produtos automotivos ltda,desde ano 2000,no segmento de som e acessórios automotivos,é bem conhecido e agora criei uma nova empresa para venda de diversos produtos,não quero vincular a nenhum tipo de produto pois estou a procura de novos produtos que aumentem o volume de vendas que atualmente é medíocre,devo vincular ao nome fantasia antigo ou criar um totalmente desvinculado,gostaria de sugestões ou como proceder para achar o nome ideal,agradecimentos
    • Felipe Responder
      Olá. Primeiramente parabéns pela reportagem. Muito útil e interessante. Há algum tempo fiz uma rápida pesquisa pelo Google e vejam o que encontrei. Uma empresa chamada Logoficina vende nomes prontos, com seu devido domínio e ainda um logotipo para seu negócio. Eu já tive muitas dores de cabeça e dúvidas nessa hora tão difícil que é a de decidir um nome e uma identidade visual para minhas empresas. Já fiz duas aquisições com o pessoal da Logoficina e estou muito satisfeito. Recebi um guia visual completo, um ótimo suporte para a transferência do domínio para meu nome, e ainda por cima encontrei dois nomes e logos que se encaixavam perfeitamente em meu modelo de negócio. Para quem tiver um interesse, dê uma olhada. A proposta deles é muito legal e pode ser de grande utilidade a todos vocês. www.logoficina.com.br Abraços
  3. katia simone dantas Responder
    Procuro nome pra salão de manicure e pedicure.
  4. jany Responder
    Estou querendo sugestoes para o nome da emporesa que penso em montar. O seguimento é de uniformes para babá,camareira,copeira,secretária e etc. Estou muito confusa e não tenho ´déias construtivas. Por favor mim ajudem.

Deixe um comentário

*

captcha *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor