Negócios Imobiliários: Curso e Profissão

Negocios ImobiliariosA área de negócios imobiliários é uma interessante oportunidade profissional para quem deseja trabalhar com a negociação de imóveis intermediando a relação de compra e venda entre os interessados, podendo acompanhar desde a construção dos imóveis até a venda final.

Esta profissão não trata apenas de vendas, mas dos conhecimentos dos imóveis e das melhores estratégias para garantir bons negócios imobiliários para todos os envolvidos nesse processo.

Para ser um profissional bem sucedido nesse ramo é preciso fazer o curso de negócios imobiliários, que ensina todas as estratégias necessárias para saber identificar as características de terrenos e imóveis para vendas ou construções. Acompanhe abaixo mais informações sobre negócios imobiliários:

O Que Faz o Profissional de Negócios Imobiliários

O profissional formado em negócios imobiliários trabalha para garantir ao cliente ou empresa que o contratou promover bons contatos e condições de compra e pagamento em suas negociações.

Para que isso seja possível, este profissional faz uma análise de todos os aspectos positivos e negativos em uma compra, venda, permuta ou locações de imóveis, o que inclui residências, salas comerciais, prédios, terrenos e administração de condomínios.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Além disso, o profissional de negócios imobiliários também desenvolve planos de ação para aproveitar melhor a oferta e procura no mercado imobiliário, de modo a orientar o cliente em todas as etapas, que vão desde a escolha do terreno, condições de ocupação da região em que o imóvel está situado.

Também é função do tecnólogo de negócios imobiliários trabalhar na indústria de construção civil, em administradoras de imóveis, empresas imobiliárias, escritórios de corretagem e de advocacia no ramo de imobiliárias e incorporadoras e condomínios.

Como Se Especializar em Negócios Imobiliários

Apesar de ser muito confundido com a profissão de corretor de imóveis, o profissional de negócios imobiliários tem funções mais amplas e precisa de especialização para trabalhar na análise e venda de imóveis e terrenos. No Brasil, ainda não existe um curso de graduação nessa área, mas há o curso técnico de negócios imobiliários, que tem uma duração média de 2 anos.

O Que Você vai Aprender com o Curso de Negócios Imobiliários

O curso de negócio imobiliário é composto por matérias que são essenciais para realizar boas negociações no mercado imobiliário, tanto na locação quanto na venda de diferentes tipos de imóveis. Veja a seguir o que ensina o curso de negócios imobiliários:

1- Gestão de Projetos

Uma das primeiras disciplinas ensinadas no curso de negócios imobiliários é a gestão de projetos, na qual os alunos aprendem todos os processos que envolvem a elaboração de projetos de construção, desenvolvimento da construção civil, oferta dos imóveis e a negociação entre a empresa construtora e as pessoas interessadas na compra dos imóveis depois de construídos.

2- Teoria da Urbanização e Planejamento de Cidades

Há diversos fatores que envolvem a construção de residências ou prédios em um determinado local, sendo que alguns deles são a segurança do terreno e da área, a ocupação existente ao redor, as necessidades da população que reside e circula na região, entre outras coisas.

Por isso, uma das disciplinas do curso de negócios imobiliários é a teoria da urbanização e planejamento de cidades, que estuda como as cidades crescem, como escolher os locais mais valorizados para construir, comprar ou vender imóveis.

3- Teoria Econômica Básica

A economia do país, cidade ou estado, interfere diretamente no valor dos imóveis e terrenos disponíveis para compra e venda, podendo torná-los mais valorizados e caros ou desvalorizados e mais baratos.

Pensando nisso, o curso de negócios imobiliários ensina a teoria econômica básica para que o profissional aprenda acompanhar os reflexos da economia na valorização dos imóveis e como aproveitar as mudanças, orientar os clientes a comprar ou vender.

4- Direito Comercial

O tecnólogo de negócios imobiliários trabalha com a venda e negociação de imóveis, logo é necessário que esteja atento a todas as leis que envolvem a compra e venda destes bens.

O curso de negócios imobiliários tem a disciplina de direito comercial, que esclarece as leis gerais de compra e venda e principalmente as negociações que envolvem imóveis e terrenos, permitindo que o profissional garanta a segurança e legalidade dos seus clientes.

5- Direito Imobiliário

Para aprofundar os conhecimentos do profissional de negócios imobiliários, o curso disponibiliza a disciplina de direito imobiliário, ensinando todas as leis e normas que devem ser seguidas corretamente para a construção de imóveis, locação, venda e compra, o que permite que todos os processos sejam realizados dentro da legalidade, evitando prejuízos tanto para quem constrói, quanto para os vendedores e compradores.

6- Fundamentos da Construção Civil

Para trabalhar com negócios imobiliários, o profissional não precisa ser um engenheiro, mas é preciso que entenda os processos de construção civil. Sendo assim, o curso conta com a disciplina de fundamentos da construção civil, evidenciando o desenvolvimento de projetos e plantas, além da escolha dos materiais de construção, métodos para construir, entre outras coisas que agregam conhecimento para o profissional na hora de ajudar a empresa a construir ou vender os imóveis.

7 – Avaliação Imobiliária

O profissional de negócios imobiliários está constantemente fazendo avaliações de imóveis e terrenos, logo o curso oferece a disciplina de avaliação imobiliária, onde os alunos aprendem a identificar quais são os fatores que podem agregar ou reduzir o valor dos imóveis e como encontrar os preços exatos, fechando um bom negócio para o vendedor e para o comprador.

8- Fundamentos da Administração de Empresas

Ao trabalhar com negócios imobiliários, o profissional pode atuar em uma empresa ou de forma independente, montando o seu próprio empreendimento. Para preparar o profissional para o mercado, o curso tem a disciplina de fundamentos da administração de empresas para que ele aprenda gerenciar as suas atividades e promovê-las corretamente para montar a sua cartela de clientes.

Vale a pena trabalhar com negócios imobiliários?

Esta é uma dúvida comum de quem está pensando em entrar no mercado de negócios imobiliários, e não é para menos, muito se ouviu falar na crise e a dificuldade de realizar transações de imóveis.

De fato, o mercado imobiliário entrou em uma recessão e isso prejudicou os negócios, mas não significa que irá ganhar pouco. Ainda existe muito mercado e opções lucrativas, mas é preciso que o profissional crie diferenciais.

Também, pessoas com alto poder aquisitivo permanecem a trabalhar com transações imobiliárias para fins de investimento, seja para revender ou manter alugando, o que mantém um bom mercado para os especialistas no setor.

A própria localidade que o consultor imobiliário irá atuar, por si só, pode influenciar significativamente na sua demanda. Você precisará avaliar a concorrência (locais turísticos tendem a ter mais) x oferta/demanda.  Isso permitirá encontrar um bom nicho no mercado imobiliário.

O que acha de trabalhar com negócios imobiliários? Comente!



FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here