Métodos de avaliação de empresas

0
671

Métodos de avaliação de empresasAntes de adquirir uma empresa é importante verificar algumas questões, a primeira delas é investigar porque o negócio está sendo vendido. Essa questão pode ser respondida investigando o mercado e conhecendo a reputação da empresa, além da utilização de métodos de avaliação de empresas.

Para descobrir como anda a reputação da empresa, pergunte aos clientes,fornecedores e até concorrentes. Pesquise sua história, como iniciou, se expandiu, se investe, se abriu capital e outras características.

Analise também o setor da empresa e tenha uma noção de que a empresa está em um setor em alta ou em baixa no mercado, avalie se o ramo está com vendas aquecidas ou não.

Antes de optar por um método de avaliação de empresas é necessário passar por todas as etapas de pesquisa e levantamento de informações.

Abaixo estão algumas dicas antes de decidir pela compra de empresas:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

– Não decida comprar apenas porque o negócio é uma tendência de mercado rentável,mas porque existe identificação entre empresário e empresa.

– Se o negócio for franquia ,então se informe com os outros franqueados sobre o negócio.

– Pesquise se o negócio possui boas vendas ou se for um estabelecimento procure saber se é bastante frequentado.

– Pesquise também quantos funcionários a empresa necessita e de quanto são os investimentos necessários para manter o negócio.

– Conheça o perfil dos clientes que compram da empresa,qual o nicho de mercado,o público-alvo, e como anda a carteira de clientes e qual a opinião dos clientes sobre serviços/produtos oferecidos pela empresa.

– Comprar uma empresa que já está em funcionamento é mais complicado,pois existe uma série de aspectos a serem considerados e tem que levar em conta aspectos legais como trabalhistas,tributários,previdenciários e outros.

– Neste processo tenha sempre a ajuda de um contador e com o CNPJ da empresa é possível a retirada de várias certidões no site da Receita Federal.

– Para avaliar o valor atual da empresa é necessário várias técnicas contábeis e financeiras.

Entre elas estão:

Técnicas patrimoniais como um dos métodos de avaliação de empresas

São Técnicas baseadas nos Balanços Contábeis , um Balanço bem elaborado contém:

  • Ativos que demonstrem as aplicações da empresa
  • Passivos exigíveis com todas as obrigações com terceiros
  • O Balanço poderá conter também valores corrigidos ,isso ocorre porque valores como os de
  • ativos líquidos e realizáveis à curto prazo devem ser corrigidos e conferidos diariamente.
  • Outras contas sujeitas á correções diárias são as contas de estoques, caixa e bancos.
  • Contas a receber

Para realizar a conferência das contas a receber é necessário a contagem uma a uma e verificação e análise da qualidade de créditos.

  • Análise de crédito

A gestão de crédito das empresas é muito importante,portanto uma avaliação bem feita deve considerar como a empresa avalie clientes e concede créditos e se essa avaliação é eficiente.

Avalie também os prazos de recebimentos e o giro das contas a receber.

Para calcular o giro de contas a receber ,use o processo:

Divide-se o número de dias do ano pelo valor das vendas dividido pelo valor médio das vendas.

Giro de Contas a Receber = Vendas/

  • Contas a pagar

As contas a pagar é um índice de projeção bastante usado pois a partir dela  é possível avaliar a saúde financeira da empresa.

E como está a relação da empresa com o mercado fornecedor, esse índice se calcula assim:

PMP = Fornecedores x 360/Compras

  • Estoques

O giro dos estoques também é um índice que revela como a empresa gere seu principal ativo que é o capital aplicado na produção e vendas de produtos.

Abaixo tem um exemplo para o cálculo de prazos e giro de estoques:

PME = Estoques x 360/C.M.V.

Giro do Estoque = Custo das Mercadorias Vendidas/Estoque

Dias de venda em estoque = 365/Giro do Estoque

Quanto mais intenso for o giro de estoques melhor para a empresa,pois evita-se custos com armazenagem e também significa que a empresa está vendendo muito.

Métodos de avaliação de empresas

Antes  de optar por um método de avaliação de empresas,os administradores devem pesar quais os melhores métodos,pois as decisões surgirão a partir desses valores, portanto, é necessário também pesar o que considerar na avaliação das empresas , quais valores essenciais ,quais índices que devem ser considerados de acordo com a inflação e outras taxas de mercado.

Para uma avaliação eficiente deve-se considerar vários aspectos ,mas o importante é que a empresa seja avaliada de forma justa ,com o valor atual de mercado que a empresa possua e não somente pelo valor de seu capital próprio.

Para ser eficiente os métodos de avaliação de empresas devem considerar três pilares: custo, mercado e resultado.

Por isso os índices críticos acima que consideram pontos críticos na saúde financeira de toda empresa que são:estoques,contas a receber e contas a pagar.

Se a avaliação porém se concentrar apenas nos títulos e ações que a empresa emite podem ser avaliados apenas os pilares de índices de liquidez, prêmio e descontos concedidos á acionistas.

Índices de liquidez

Os índices de liquidez são rápidos e fáceis de se utilizar e consideram vários aspectos que não são percebidos apenas fazendo uma rápida leitura do Balanço Patrimonial.

Então veja o exemplo de alguns índices:

  • Liquidez Imediata = Disponibilidade / Passivo circulante

Esse índice revela a capacidade da empresa em saldar dívidas a curto prazo.

Quanto maior melhor.

  • Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante

Revela a capacidade da empresa em  liquidar as obrigações considerando os estoques.

Quanto maior o valor desse índice melhor.

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo

Circulante + Exigível a Longo Prazo)

Esse índice é bem utilizado e útil para análise pois considera todo o fluxo de caixa.

Voltamos agora para os pilares que são custo,mercado e resultado.

Custo- avaliar pelo custo significa avaliar investimentos em máquinas considerando o custo de obsolescência,custo de reposição e custo de manutenção e custo econômico de atualizado.

Mercado- considera o valor de um ativo de acordo com comparação e correlação de ativos negociados no mercado,considera custo de aquisição e custo de se substituir ativos.

Resultado- avalia a capacidade dos ativos em gerar resultados para a empresa, um método bem utilizado para isso é o de Valor Presente Líquido.

Para calcular encontramos o valor futuro e dividimos pelo fator de tempo e desconto e encontramos o valor presente líquido:

VP = 10.000/(1 + 0,02)³ = 9.423,22

Existem quatro métodos básicos de estocagem que são essenciais para avaliação de empresas, começaremos pelo método

Método do Valor Contábil Ajustado

Por esse método é possível somar o valor contábil de todos os títulos emitidos pela empresa.

A desvantagem do método, porém, é que não considera o valor no tempo,o que provoca um desnível de valores de acordo com taxas de inflação e taxas de mercado como obsolescência.

Para diminuir a margem de erro do método podem se ajustar os valores para valores atuais de mercado o que dará uma aproximação de valores,mas ainda não é confiável.

Para ajuste de valores neste método usa-se valores de custos de reposição ou valores de liquidação.

Método do Valor Contábil de dívidas e Ações

Esse método consiste na comparação do valor de títulos de dívidas emitidos  pela  empresa e valor das ações comparadas ao valor de outras empresas.

  • Valor da ação

Dpa/r-g

DPA -significa os dividendos esperados daqui a um ano.

r é a taxa exigida de retorno para investidores em patrimônio liquido.

g é a taxa de crescimento perpétua dos dividendos.

Método da Comparação Direta

Esse método considera valores de empresas já conhecidos no mercado,a comparação é bem teórica e é feita entre empresas do mesmo ramo e setor , comparando -se o valor econômico e atual da empresa com uma empresa que negocia ativos similares.

O método de comparação direta é bem eficaz para empresas que trabalham com ativos imobiliários.

Para este método utiliza-se também comparação entre lucro da empresa dividido pelo valor de ativos no mercado,multiplica-se esse índice pelo lucro da empresa.

Método do Fluxo de Caixa Descontado

Para avaliar a empresa por esse método determina-se o valor de mercado da empresa pelos fluxos de caixa gerados em um determinado período,esse método é bem confiável pois considera a taxa de desconto no tempo e o valor final de acordo com a inflação.

A taxa de desconto dará um resultado igual ao valor esperado pelo acionista ,considerando uma taxa igual ao custo de oportunidade ou taxa de inflação.

O período utilizado no cálculo deve considerar se o objetivo da avaliação é o encerramento da empresa ,então esse valor será crescente ou decrescente.

VP=VE = FCL(n + 1) + FCL(n + 2) + FCL(n + 3) + …FCL(n + x)

Onde:

VP = Valor Presente esperado

Fn = Fluxo de Caixa do período

d = Taxa de desconto aplicada

n = número de períodos

Por fim, é importante que a organização que busque métodos de avaliação de empresas possua flexibilidade em reduzir e/ou até abandone investimentos,e ainda, tenha a capacidade de abandonar projetos não viáveis e iniciar projetos através de maturidade e avaliação de acordo com Pesquisa e Desenvolvimento.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA