Matriz GUT – Veja como funciona esta ferramenta administrativa



Já vimos a importância das ferramentas administrativas e como ela pode ser útil em diversos momentos (principalmente quando estamos precisando de uma solução para um problema). Sendo assim, mais uma opção de ferramenta que poderá usar em sua empresa é a Matriz GUT.

Considerada uma ferramenta administrativa para identificar, observar, analisar e buscar soluções para os problemas e desafios da empresa,a Matriz GUT busca priorizar os problemas de maneira a tratar os mais urgentes antes que os demais. Afinal, problemas existirão vários no dia a dia de uma empresa, mas solucionar todos ao mesmo tempo será impossível. É por isso que deve existir uma priorização para que os mais urgentes não sejam deixados de lado (e acabem tornando-se muito prejudiciais à organização) enquanto os menos urgente são resolvidos.




Entendendo o nome Matriz GUT

Seu nome se deve à abreviação das palavras Gravidade, Urgência e Tendência (matriz GUT) de cada problema que deve ser resolvido. Cada um destes elementos devem ser avaliados no momento de utilizar esta ferramenta:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Gravidade: qual o impacto que este problema irá gerar para as pessoas, processos da empresa, resultados a curto e longo prazo, etc.?

Urgência: qual o tempo que você precisa resolver este problema e o tempo que você tem para resolvê-lo?

Tendência: como este problema pode aumentar, quais suas chances de crescer (muito ou pouco) e será que ele pode acabar por si só?

Estas avaliações são importantíssimas para o bom uso da Matriz GUT e devem ser avaliadas com muita cautela e riqueza de detalhes, pois cada uma destas respostas interfere diretamente nos resultados desta ferramenta.




Como mensurar os problemas através da Matriz GUT

Após entender todos os aspectos analisados na Matriz GUT, é necessário fazer a mensuração dos problemas a fim de definir quais deles serão prioritários para sua empresa.

É preciso atribuir uma nota de 1 a 5 para cada uma dessas dimensões da Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência). Estes resultados podem ser colocados em uma planilha para melhor visualização do todo. As notas de 1 a 5 devem ser proporcionais aos problemas como:

5 – Extremamente grave, urgência imediara, tendência de piorar se não houver atitudes necessárias;

4 – Muito grave, possui certa urgência e deve priorizar a curto prazo;

3 – Grave, deve ser feito o mais cedo possível, vai piorar a médio prazo;

2 – Pouco grave, pode esperar um pouco para ser resolvido, vai piorar depois de um longo tempo;

1 – Não é grave, não possui pressa de ser solucionado, não vai piorar e em alguns casos melhora sozinho.

Veja como pode ser feito:

Matriz GUT - Veja como funciona esta ferramenta administrativa

Depois de fazer o preenchimento da planilha de acordo com os detalhes, você deve calcular o resultado final fazendo a conta de G x U x T.

É importante que estes dados sejam calculados por diversas pessoas da organização (e nunca somente o dono), pois cada um possui uma visão do problema e com diversas opiniões é possível ter um resultado mais abrangente.

Com a aplicação da Matriz GUT em sua organização, com certeza as falhas e problemas mal solucionados serão menores.

Se pararmos para pensar, podemos até mesmo utilizar a Matriz GUT em nosso dia a dia, na vida pessoal, afinal, também temos muitos problemas e às vezes nos desesperamos por não saber o que fazer primeiro.

Viu como uma ferramenta administrativa é útil em diversos momentos? Pois utilize a Matriz GUT e depois nos diga como foram os resultados.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia ! Parabéns, pelo trabalho, só não aparece a planilha de GUT. Podem enviar para meu e-mail a planilha de Gut e gostaria de saber se conseguem tbm, uma ferramenta que se chama Análise SWOT ?

    :
  2. Sou um pesquisador inveterado sobre administração, e confesso que a nível de criatividade, a ferramenta foi muito bem elaborada. Só que não consigo ver eficiência e eficácia na proposta da ferramenta, se a mesma foca somente no quesito problemas.
    acredito que uma empresa não foi feita para gerir problemas.
    Acredito que toda boa empresa que se presa, é preciso desenvolver um plano de negócio muito bem detalhado, e nestes detalhes, o que precisamos é apenas de um plano de contingência, estou aberto as criticas e conselhos, um abraço.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here