Marketing Viral – Veja o Que é e Como Fazer



Marketing Viral – Veja o Que é e Como Fazer
Marketing Viral

O marketing viral é uma das formas mais efetivas de atingir o público em grande escala, veja mais sobre essa ferramenta incrível!

Raramente você encontrará alguém que tenha negócio online ou até mesmo um site informativo sem fins lucrativos que não conheça o famoso marketing viral. Essa forma de marketing tem tomado conta dos negócios online, já que a sua propagação é extremamente rápida e a gama de pessoas que atinge pode, facilmente, ultrapassar a casa dos milhares.




As vantagens do marketing viral são inúmeras, mas trabalhar com ele, você sabe? Existem diversos posts na internet, contudo, poucos ensinam realmente como trabalhar com o marketing viral, tratando apenas dos seus benefícios e encaminhando para empresas para que você pague por uma propaganda e publicidade que foque no marketing viral.

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Não podemos deixar de salientar que o ambiente de marketing é mais complexo do que se pode esperar, ainda mais em se tratando de internet. Pense, você precisa fazer seu site ou negócio se destacar entre milhares e milhares de concorrentes, sem contar o fato de que todos os dias você terá novos concorrentes entrando no mercado. Lembre-se, você não está concorrendo contra as empresas da sua cidade, e sim com todas as que existem na internet.

Você sabe o que diferencia uma empresa de sucesso na internet de um verdadeiro fracasso? O marketing! O marketing é tudo no tocante a negócios online, porque para vender, antes de tudo, é preciso ser achado.

Que tal começar a trabalhar agora mesmo o marketing viral? Confira!

1. Quais são os fundamentos do marketing viral?

Para começar a trabalhar algo precisamos começar do início, correto? Então, quais são os fundamentos do marketing viral? Como ele funciona? Você sabe?




Podemos dizer que a definição marketing viral é uma espécie de conteúdo publicitário que tem como foco se alastrar rapidamente, sendo utilizado principalmente em sociais posts, ou seja, postagens interligadas com redes sociais.

Como principal rede social “vítima” de marketing viral está o Facebook, o qual recebe milhares de sociais posts por dia.

Podemos entender como marketing viral a forma de conteúdo, seja imagem, post ou vídeo que tenha como “objetivo” o compartilhamento em larga escala, fazendo com que se desenvolva uma espécie de pirâmide, em que um usuário compartilha e indica para outro, criando uma “onda” publicitária.

Veja mais sobre marketing digital aqui!

Talvez você esteja pensando que o marketing viral é simples de fazer, basta publicar nas redes sociais um conteúdo que ele se tornará viral. Infelizmente NÃO! Não tem nada de fácil. O conteúdo viral é extremamente difícil de ser desenvolvido, já que precisa causar uma alteração de sentimento nas pessoas e, ao mesmo tempo, não perder o foco: divulgar a empresa.

2. Funcionamento do Marketing Viral

Assim como todos os meios de web marketing o Marketing Viral tem uma forma de funcionamento, a qual irá trazer o resultado específico.

O funcionamento do Marketing Viral consiste em causar uma alteração de sentimento em alguém, fazendo com que essa pessoa se “identifique” com aquela situação, ou, no mínimo, tenha uma alteração do estado emocional.

Por exemplo, quando você abre seu perfil do Facebook (supondo que tenha) e vê um colega seu com a foto de um bebê recém-nascido, o que você faz? Curte, não? Isso acontece principalmente com as mulheres, já que as mesmas tem inconscientemente um instinto materno desde os tempos primitivos. O exemplo em tela é efetivo porque causa uma alteração emocional e sentimental no estado de quem visualiza, focando na parte do cérebro afetiva.

Você pode trabalhar o desenvolvimento do marketing viral em 2 “partes” do cérebro, na afetiva ou reptiliana, aquela trabalha as questões emocionais, já a parte reptiliana está ligada a questão instintiva e de sobrevivência.

Assim, o que se faz ao desenvolver o marketing viral é trabalhar a campanha publicitária em cima dos fundamentos acima.

Conheça as principais redes sociais para trabalhar marketing.

3. O que faz o Marketing Viral dar certo

Todos os dias nos deparamos com milhares de posts focados em marketing viral, e quando digo post está incluso os vídeos divulgados em canais como Youtube. Agora, você acha que esses milhares de posts marketing viral atingem seu objetivo? Não! Nem 10% deles conseguem.

A questão é, como fazer para ter o maior índice de aproveitamento e probabilidade de conseguir atingir o seu público alvo?

A primeira coisa a se fazer é, sem sombra de dúvidas, estabelecer um plano de marketing, então comece por ai.

Depois disso, é preciso trabalhar corretamente a “metodologia” do marketing viral, quanto maior a emoção que você conseguir produzir no seu público alvo, maior será a repercussão do seu marketing viral.

Claro, MUITO CUIDADO com o tipo de sentimento que você irá causar. Supondo que você queira vender um aparelho que proporciona diversão, o melhor é produzir um sentimento de felicidade na pessoa e não de tristeza. Já, contrario seria se você estiver fazendo, por exemplo, um marketing viral para uma “ONG” que auxilia crianças desabrigadas, neste caso, o intuito é produzir um sentimento de comoção.

Elementos do marketing viral

O marketing viral ou campanha de marketing viral pode trabalhar com basicamente 4 elementos, são eles: trilha sonora, imagem, texto e vídeo.

O ideal é conseguir mesclar todos, porém, dificilmente conseguirá mesclar vídeo e imagem. Um dos erros mais comuns dos desenvolvedores inexperientes de marketing viral é o fato de não darem a importância para a trilha sonora.

Veja, quando você assiste um filme e escuta aquela trilha de suspense, o que acontece com seu corpo? Qual é o sentimento que produz? A tela pode estar “escura” (como se a luz estivesse apagada), o simples fato de tocar aquela trilha sonora de suspense já faz com que você fique ansioso, seu coração acelere e fique na expectativa de algo. Por que não trabalhar esse tipo de elemento no marketing viral também?

Outro fator de suma importância, talvez o mais importante em uma campanha de marketing virtual, é a imagem que será utilizada. Uma boa imagem vale mais de mil palavras. Tome cuidado com ela, não apenas no significado que ela irá representar, mas sim na questão inconsciente que ela representa, ou seja, linguagem corporal, cores e etc.

Sugiro, honestamente, que faça um curso de marketing digital sobre programação neuro linguística e significados das cores.

4. Erros que você deve evitar ao fazer Marketing Viral

Existem alguns erros bem comuns em se tratando de campanhas de marketing viral, os quais podem custar, ou melhor, os quais IRÃO custar a sua campanha. Por isso, trouxemos os principais e que facilmente é possível evitar.

Focar no público alvo errado

Em todos os lugares que você pesquisar sobre marketing a primeira coisa que verá é: FOCO NO SEU PÚBLICO ALVO, ou, procure/descubra quem é seu público alvo, porém, tem pessoas que insistem em pecar nesse ponto.

De nada adianta veicular uma campanha de marketing viral maravilhosa para as pessoas que não irão comprar/usufruir do seu serviço!

Faça uma pesquisa de mercado para encontrar exatamente seu público alvo e assim fazer o marketing virtual com um objetivo específico.

Utilizar os elementos do marketing virtual erroneamente

Já falamos sobre os elementos de marketing virtual e de sua importância, porém, usá-los incorretamente é pior do que não utilizar.

Pense da seguinte forma, você está oferecendo um serviço de construção de obras e utiliza uma imagem de uma obra de qualidade incrível e uma música extremamente agitada. Pois bem, a trilha sonora acabará por trazer um sentimento de “desconfiança”, já que a imagem traz seriedade e a trilha sonora diversão. Entendeu?

Tome muito cuidado ao escolher os elementos do marketing virtual, você não irá desejar causar “desconfiança” pela parte de quem está visualizando, pois, nesse caso, dificilmente o possível cliente irá aderir a sua campanha de marketing viral.

Não explorar as demais redes sociais para fazer marketing viral

O Facebook é a rede social principal para fazer marketing virtual? Sim, concordo! Porém, existem outras, por que não expandir sua campanha em diversos ambientes online? Isso irá maximizar o seu resultado, além de não ter um porquê, concorda?

Pense da seguinte forma: você teve um trabalho imenso para criar uma campanha de marketing viral excepcional, agora irá restringir esse seu trabalho em apenas uma rede social? Não! Você deve fazer com que ele tome uma proporção absurda e divulgar em outros canais é fundamental.

Dicas sobre Marketing Viral

Para você ficar “afiado” mesmo em montar campanhas de marketing viral reunimos algumas dicas que podem fazer à diferença e facilitar no desenvolvimento do conteúdo. Que tal?

Trabalhe a sua campanha de marketing viral sempre com foco no que o “cliente quer ouvir”, não procure impor um ponto de vista e sim fazer com que a sua campanha se enquadre no ponto de vista do possível cliente, assim terá melhores resultados.

Veja como funciona o processo de negociação, irá facilitar bastante na elaboração da campanha de marketing viral.

Também, lembre-se que você terá diversos novos contatos quando fizer o marketing viral, com isso, crie uma página de “recepção” do usuário, a qual explique tudo sobre o produto e faça o possível ara capturar o e-mail, seja através de materiais gratuitos ou promoções especiais para quem se registrar. Com isso, torna-se possível entrar em contato novamente com a pessoa e ainda enviar e-mail marketing.

Pronto para trabalhar marketing viral no seu negócio?




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