Marketing Esportivo

Marketing EsportivoO marketing esportivo é essencial para o desenvolvimento bem sucedido de negócios relacionados ao esporte.

Você tem um clube de futebol ou uma marca atuante no ramo esportivo que carece de um impulso para atingir o sucesso desejado?

O caminho para atingir esta meta é investir no marketing esportivo que tem os recursos certos para promover o crescimento da sua empresa.

As estratégias utilizadas no marketing esportivo são diferenciadas, buscando atingir o público-alvo por meio de relações sociais e emotivas.

Para que o seu negócio atuante na área de esporte se torne notório no mercado e conquiste os clientes é necessário conhecer e saber como aplicar o marketing esportivo corretamente. Acompanhe abaixo o que é e como fazer o marketing esportivo:

O Que é o Marketing Esportivo

O marketing esportivo é definido como uma ferramenta de comunicação que é usada por corporações esportivas para comunicar e se relacionar de modo mais eficiente como o seu público-alvo, que é composto por clientes, possíveis clientes, colaboradores e comunidade no geral.

O marketing esportivo se diferenciar por usar o esporte como contato para atingir o seu alvo, estando diretamente ligado à paixão e emoção que a modalidade desperta nas pessoas.

O uso do marketing esportivo não é uma exclusividade das marcas esportivas, pois as empresas que atuam em ramos diferenciados, mas possuem produtos relacionados ao esporte também podem utilizar esta ferramenta de comunicação para chegar aos consumidores.

No entanto, recomenda-se fazer um estudo prévio para averiguar se o seu público será receptivo a este tipo de abordagem.

Quais São os Benefícios do Marketing Esportivo Para a Empresa

Quando aplicado corretamente, o marketing esportivo é capaz de agregar força à empresa ou marca através do uso de símbolos como os valores do esporte como, por exemplo, o trabalho em equipe, a persistência e a superação, que também podem estar associados às próprias características da corporação.

Geralmente, o público-alvo se depara com a marca esportiva quando está acompanhando a modalidade esportiva da sua preferência.

Desse modo, o marketing esportivo atinge as pessoas quando elas estão relaxadas e não  apenas durante os intervalos da programação como acontece com as demais propagandas.


Sendo assim, esta estratégia de comunicação faz com que a marca seja vista como uma parceira que incentiva o esporte e o clube patrocinado e não somente como uma anunciante.

Segundo estudos, também existe uma lealdade maior de empresas que se colocam como parceiras e não como anunciantes no setor esportivo.

Por exemplo, na Nascar, a categoria de automobilismo nos Estados Unidos, 72% dos fãs desta modalidade esportiva são leais aos patrocinadores que promovem e viabilizam a continuidade do esporte.

Como Aplicar o Marketing Esportivo

O marketing esportivo é muito eficiente tanto para marcas esportivas quanto para empresas que pretendem cativar a preferência do público que consume esportes. Veja como aplicar o marketing esportivo e colher bons resultados:

1- Relacione a Marca aos Valores Esportivos

Toda modalidade esportiva transmite valores que são capazes de impactar e mudar a vida dos praticantes, algumas das principais são:

A resistência, persistência, disciplina e dedicação, liderança, espírito esportivo e de equipe, superação, entre outros valores que incentivam a formação de vencedores respeitados nas áreas em que atuam.

Tendo isso como base, o marketing esportivo deve associar a marca ou empresa aos valores esportivos, sugestionando as experiências que os seus consumidores podem vir a ter se consumirem os produtos que são comercializados por ela.

Mesmo as marcas que não estão inseridas no contexto esportivo podem se apropriar dos valores esportivos em suas campanhas.

Um exemplo disso são as empresas de itens de luxo que se referem ao golfe, tênis e automobilismo, que são modalidades mais frequentes entre os consumidores da elite econômica.

2 – Verifique Se o Consumidor Será Receptivo ao Marketing Esportivo

Se a empresa não atua diretamente no meio esportivo, mas quer se associar ao esporte e conquistar a preferência de quem o pratica é necessário verificar se o consumidor será receptivo ao marketing esportivo através de uma pesquisa de mercado.

Afinal de contas, quando as propostas do marketing são bem aceitas, a tendência é viralizem e se espalhem de maneira espontânea, gerando mais popularidade e lucros para a empresa.

3 – Escolha o Melhor Esporte Para Abordar o Público-Alvo

Saber escolher o melhor esporte para abordar o público-alvo é fundamental para as empresas que não atuam exclusivamente nessa área ou não patrocinam atletas.

É necessário que a modalidade esportiva escolhida para trabalhar na campanha de marketing esportivo tem que estar associado às características e à classe econômica dos consumidores que a empresa pretende cativar.

Por exemplo, marcas que vendem produtos para as classes mais populares podem usar os esportes mais conhecidos do grande público como o futebol e vôlei.

Mas, se os produtos são direcionados aos clientes com maior poder aquisitivo, alguns dos esportes que podem ser usados são o golfe, tênis e automobilismo.

4 – Mexa Com a Emoção dos Consumidores

O esporte de um modo geral é carregado de emoção e sentimentos, logo o marketing esportivo também deve mexer com a emoção dos consumidores.

A empresa não pode apenas querer oferecer o seu produto, pois também é necessário estabelecer uma relação afetiva com o público-alvo, é importante criar algo que incentive o receptor da mensagem a comprar a mercadoria não só pela qualidade e funcionalidade, mas pelos impactos que ela pode trazer para a vida dele.

O marketing esportivo deve gerar identificação com o público, relacionando as características e valores do esporte com aquilo que os consumidores vivem no dia a dia, mesmo que eles não sejam atletas profissionais.

Também é possível mexer com a emoção do público usando a imagem de atletas bem sucedidos, que representem superação e liderança.

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5 – Participe dos Grandes Eventos Esportivos

O marketing esportivo bem aplicado não perde oportunidades. Por isso, é importante estar atento aos grandes eventos esportivos como, por exemplo, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outros campeonatos para intensificar as campanhas publicitárias da empresa.

Para celebrar estas datas, a marca pode criar campanhas que façam referência aos eventos esportivos ou fazer promoções relacionadas a eles, o que ajuda a aumentar as suas vendas.

6 – Marque Presença no Meio Esportivo

O marketing esportivo não prega somente a divulgação de valores do esporte em campanhas publicitárias, pois também é necessário inserir a marca no meio esportivo.

A empresa pode divulgar o seu nome através de patrocínios estampados no uniforme de equipes e atletas, em placas de publicidade em campos e quadras, entre outras possibilidades, o que reforça o conceito de que a empresa é uma parceira do esporte e não apenas anunciante.

7 – Use o Marketing Esportivo Para Construir Uma Reputação Social

Uma empresa bem sucedida também tem uma boa reputação social na comunidade em que está inserida.

Nesse caso, o marketing esportivo pode ser aplicado através do apoio a atletas e ou projetos sociais relacionados ao esporte que a marca divulga em suas campanhas.

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