Curso de Marketing Digital e Sua Importância Para as Empresas

Curso de Marketing Digital e Sua Importância Para as Empresas
Marketing Digital

Para definir marketing digital é necessário pensar em um conceito amplo, pois abrange as diversas estratégias e ferramentas para o marketing no ambiente internet.

O marketing digital ou o web marketing é útil para divulgação e comercialização de diversos produtos ou serviços ou para a divulgação de sites ou blogs.

Com o acesso crescente da internet e o uso de tecnologia mobile o marketing digital está se tornando cada vez mais popular, atual e importante para empresas e consumidores.

Estratégias de marketing digital

O marketing digital assim como em qualquer marketing no marketing digital ganha vantagem a campanha que é mais vista pelos usuários. Entre as estratégias de marketing digital as mais utilizadas são:

SEO – otimização de sites para buscas- essa estratégia consiste em trabalhar o posicionamento do site nos motores de busca, fazendo com que o site apareça primeiro ou que o site apareça de forma mais constante. Com isso, os proprietários do site poderão perceber uma taxa de conversão rápida e satisfatória.

Redação que incentive visitas – se os internautas encontraram uma redação satisfatória e que solucione dúvidas, aumentará a probabilidade de revisitação do site. Portanto, uma redação interessante é capaz de fidelizar visitantes.

Marketing por meio de vídeos e páginas para captura – esse estilo de marketing faz com que a procura do site aconteça de forma automática, isso porque, é um recurso informativo e mais chamativo.

Links patrocinados – os links patrocinados são uteis, pois torna possível a divulgação de promoções. É uma forma viável de aparecer em outros sites e assim aumentar as chances de visita aos sites. Os links patrocinados constituem uma forma rápida de divulgação. Para investir em links patrocinados o usuário pode recorrer ao Google Adwords. Quando os links patrocinados formam uma campanha bem planejada e com o uso de uma consultoria eficiente, o que ocorre é que poderá ser um investimento eficaz, com poucos gastos e ótimo retorno. Nas campanhas dos links patrocinados é mais provável que como resultado sejam atraídos o público-alvo.

Mídias sociais e Marketing Viral

As mídias são utilizadas para que a empresa consiga divulgar marca com conteúdo e originalidade. Nas mídias sociais devem ser elaboradas campanhas criativas que chamem a atenção, mas que tenham bom gosto e respeitem os usuários.

O Marketing viral é uma estratégia de marketing digital muito eficaz, mas que necessita de elaboração que seja dinâmica e interessante para que cause efeito e chame a atenção de um número progressivo de usuários.

E- mail Marketing

O e-mail marketing pode ser definido como uma ferramenta eficaz para comunicação e ainda para relacionamento com outras empresas, clientes e usuários. A estratégia de e-mail marketing é uma estratégia direta para campanhas, promoções e pesquisas. O e-mail marketing não é mala direta e requer planejamento e direcionamento para que o e-mail marketing seja dirigido apenas ao público-alvo.

Entre os benefícios trazidos pelo e-mail marketing são:


A interatividade – é uma forma de o cliente interagir assim que recebe a mensagem.

Proatividade – o e-mail marketing é uma forma de encontrar clientes ao invés de esperar pelo cliente.

Segmentação – o e-mail marketing pode direcionar o recebimento do e-mail para o público de interesse, segmentando o envio da mensagem de acordo com faixa etária, gênero e localização.

Mensuração – o e-mail marketing possui um retorno que pode ser mensurado com acompanhamento, possibilitando uma avaliação do custo-benefício.

Pay-per-click (PPC) – esta ferramenta possibilita que os sites contem com um aumento de trafego devido a anúncios que estarão disponíveis em outros sites. Essa ferramenta possibilita que assim que usuários cliquem nos anúncios são transferidos automaticamente para o site. A ferramenta é rápida e eficaz, embora seja dispendiosa, é necessário um investimento considerável, mas o retorno pode ser bem rentável.

Importância de se investir em marketing digital

O marketing digital pode abranger diversas ferramentas que tornem a visitação dos sites mais frequentes, aumentando o lucro dos sites ou a visita em sites de assuntos de interesse.

Mesmo com todos os benefícios do marketing digital é necessário ressaltar que o marketing digital só trará resultados se for bem formulado e planejado trazendo nestes sites conteúdo de qualidade, criativo e interativo e com isso, o que se tem é o aumento de tráfego.

Benefícios do Marketing Digital

O marketing Digital é um recurso viável e estratégico de divulgação para empresas online, blogs, sites e outros. Veja a lista de alguns benefícios do marketing digital:

Custo menor com publicidade – este é um dos benefícios mais importante do marketing digital se comparado ao marketing tradicional. O marketing digital pode ser oferecido e mantido por um custo baixo e ainda proporciona retorno para criadores e clientes.

O alcance – o alcance é ilimitado, pois a internet é um recurso de âmbito global e não só local.

Visibilidade ilimitada – a internet está disponível por 24 horas por dia, todos os dias da semana o que aumenta e muito as chances de visitação e visibilidade, com isso, as empresas poderão obter um retorno efetivo quanto á tempo, custo e rentabilidade.

Como escolher um curso de marketing digital

Aprender marketing digital é um benefício para diversas pessoas que utilizam a internet para vender, divulgar produtos ou serviços, divulgar seu perfil profissional e etc. Essa importância se dá pelo crescimento do mercado brasileiro voltado para a web, com isso, o que se busca é melhorar o esforço das marcas em mídias sociais.

Com toda a importância, relevância e vantagem do marketing digital, a procura por cursos na área aumentou potencialmente desde 2008. Mas, antes de realizar um curso de marketing digital os interessados devem procurar informações sobre cursos que possam atender suas necessidades de acordo com seus objetivos e perfil profissional.

Para empreendedores que procuram um curso de marketing digital para sua equipe deve buscar um treinamento que aborde conteúdos que sejam sólidos. No mercado de treinamento de marketing digital difícil é encontrar professores que possuam uma didática que facilite a aprendizagem.

Cuidados ao escolher um Curso

Ao escolher o curso de marketing digital é necessário identificar quais cursos são ruins. Um curso de qualidade deve levar os alunos a raciocinarem como o marketing digital poderá solucionar suas necessidades próprias quanto ao assunto.

No marketing não existe uma formula pronta para o sucesso, quem realiza um curso de marketing digital deve avaliar quais estratégias e ferramentas que serão aplicadas em sua empresa e que obterão sucesso mesmo em longo prazo. A dica é pesquisar entre diversos tipos de cursos até encontrar o curso ideal, sabendo que sobre marketing digital existem diversos tipos de cursos.

Tipos de Cursos de Marketing Digital

Curso prático ou conceitual

Ao procurar um curso, é claro que os interessados irão optar por um curso que ensina práticas e técnicas a serem aplicadas o mais rápido possível. Mas, não se pode esquecer que um curso rápido e prático pode não oferecer uma base sólida com conceitos técnicos e básicos sobre branding e marketing em geral.

Se o interessado pelo curso de marketing digital procura por um curso famoso poderá optar pelo curso da Mestre SEO que é um curso ótimo que aborda ferramentas, comportamento do consumidor e estratégias. Mas, o curso acima é só um exemplo o importante é encontrar um curso que seja atualizado sobre ferramentas do mercado, curso com teoria e prática e que tenha estratégia.

Curso gerencial

Os cursos de marketing digital podem ser técnicos ou cursos para MBA – especialização. Nos cursos de MBA foca-se a formação de gestores e gerentes para a área de Marketing Digital. Os cursos gerenciais podem ser uma ótima opção para empreendedores, pois esses cursos consideram planejamento de marketing, cases, indicadores e etc. Nestes cursos focam-se também processos, obstáculos, oportunidades e outros.

Dicas sobre cursos de Marketing Digital

Uma dica bem válida é considerar a didática apresentada pelo curso, por isso, seria bom pesquisar sobre professores, para isso recomenda-se conhecer mais sobre o que cada instrutor já produziu em termos de marketing digital, se há apostilas, textos escritos, vídeos e etc. Quanto ao preço o valor dos cursos de marketing digital costuma girar em torno de R$580,00 por aulas de 20 horas semanais.

Ressaltamos que o tema de marketing digital é de suma importância para todos que empreendem de forma direta ou indireta utilizando a internet e, portanto, realizar um curso sobre Marketing Digital aumenta e muito as chances de entender mais sobre o assunto, buscando constante atualização e informação para a obtenção de bons resultados.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente esse artigo e muito esclarecedor. Sou aluna de Marketing e adoro tudo sobre a minha área.
    Espero que vocês falem mais sobre o assunto. Beijos.

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