Marketing de Vendas – Aprenda Como Fazer

Marketing de Vendas – Aprenda Como Fazer
Marketing de vendas

Da importância do marketing todos sabem, mas e do marketing de vendas? Aprenda agora como melhorar as suas vendas através dessa forma de marketing incrível!

A sua empresa oferece produtos de qualidade e bom atendimento, mas mesmo assim não está atingindo um nível satisfatório de lucro? Pois bem, saiba que o seu problema está no marketing, ou melhor, na falta dele. Afinal de contas, pouco adianta ter um serviço ótimo se as pessoas não sabem que ele existe e, consequentemente, não o consomem.

Portanto, se a sua empresa está passando por esta situação, está mais do que na hora de investir no marketing de vendas. Esta técnica reúne um conjunto de ações que podem ser tomadas para impulsionar as suas vendas, tanto em datas especiais quanto a longo prazo.

A estratégia não consiste em focar apenas nas vendas, mas também em outras questões que muitas vezes são ignoradas, porém, se usadas corretamente, podem sim ajudar a vender mais.

Para você que trabalha ou tem uma empresa que precisa aumentar o seu número de vendas, pois é isto que garante a sua sobrevivência, nós iremos trazer aqui o que você precisa saber sobre marketing de vendas para torna-lo parte inerente do seu negócio, aproveite!

O que é marketing de vendas?

Antes de qualquer coisa, é importante que você compreenda a definição marketing de vendas, somente a partir daí é possível partir para a etapa prática, afinal, a teoria sempre ajuda!

De modo simples e objetivo, pode-se dizer que o conceito de marketing de vendas nada mais é do que o processo de seleção de produtos e serviços que podem interessar ao seu público consumidor, além do desenvolvimento de estratégias de vendas que visam atrair as pessoas e convencê-las a adquirir o que está sendo oferecido.

É necessário esclarecer que o marketing de vendas não é uma ação isolada, mas sim um conjunto de ações, o que o faz ser um processo de vendas complexo e meticuloso, necessitando de muito planejamento, pois é preciso prever os possíveis obstáculos e traçar métodos para contorná-los.

Quando se trata de vender é sempre muito complicado, porque envolve uma série de fatores alheios ao produto e vendedor. Você pode ter o melhor vendedor, um produto incrível, preços competitivos, mas ao chegar na hora de “falar” e convencer o cliente, o mesmo é tão redundante em te dizer não, que torna impossível convencê-lo. Muitas vezes, essa dificuldade toda decorre de fatores externos, como o ambiente em que o cliente está sendo abordado, convicções sobre a empresa ou aquele tipo de produto, até mesmo a parte ética do individuo pode interferir, por isso é tão importante criar um planejamento de vendas, focando em todos os pontos e criando maneiras de “burlar” essas defesas do consumidor.

Qual é a importância do marketing de vendas?

Como próprio nome diz, o marketing de venda tem como intuito aumentar as vendas da empresa, ou seja, atrair clientes e vender mais, o que, com certeza, é importante para uma empresa que deseja atingir o sucesso.

A partir do momento que se investe em marketing de vendas, a empresa irá atrair um número maior de clientes, o que consequentemente contribui para aumentar o seu faturamento mensal.

Além disso, o marketing de vendas também desempenha o papel de fidelizar os clientes, fazer com que eles prefiram comprar sempre na sua empresa, não só pela qualidade dos produtos, mas todos os benefícios que ela lhes oferece, isto é fundamental para manter-se estável no mercado.


Um dos benefícios mais buscados pelos consumidores e que não “acrescenta custos” para a empresa é o bom atendimento ao cliente, por isso, trabalhe a sua equipe para que esteja “afiada” nesse quesito.

Como aplicar o marketing de vendas?

Saber o que é o marketing de vendas é bom, mas não é o suficiente, você precisa aprender como aplicá-lo de forma correta no seu negócio, contribuindo para obter resultados positivos e aumentar os seus lucros. Acompanhe abaixo como fazer o marketing de vendas:

1 – Estude o seu público-consumidor

Não é possível desenvolver ações de marketing para um público que você não sabe quem é. Portanto, descubra quem é o seu público, quais são as pessoas que pertencem ao seu nicho de atuação, qual a sua classe econômica, hábitos e consumo.

Somente depois de obter todas estas respostas é possível dar início ao planejamento de marketing de vendas. Se for necessário, também é possível realizar testes de mercado a fim de conhecer mais as pessoas que consomem os seus produtos e as que são clientes potenciais, ou seja, que podem vir a consumir.

O processo de abordagem da pesquisa pode ser feito através da internet ou até mesmo no estabelecimento físico, mas não deve ser intrusivo para não afugentar as pessoas.

2– Crie uma mensagem impactante para sua empresa

Quantas vezes você leu ou ouviu um slogan de uma loja e sentiu vontade de conhecê-la pessoalmente? Pois é exatamente nisso que a empresa tem que pensar, devendo criar uma mensagem impactante, que seja capaz de mexer com o consumidor ao ponto de ele ir até a sua loja para conhecer os seus produtos.

Um slogan ou imagem de empresas não é criado por mera liberalidade e sem qualquer tipo de estudo, pelo contrário, existe uma área de estudo específica para isso. Foque na comunicação visual, é preciso que o que você criou reflita algo para o cliente e não seja apenas “bonitinho”.

Ainda, é importante compreender que a mensagem não deve ser feita para você, mas sim para o público consumidor. Sendo assim, é necessário pensar com “cabeça” dos seus clientes, elaborando uma mensagem com a qual eles se identifiquem, que faça parte do seu dia a dia, inspire curiosidade e confiança ao mesmo tempo.

3 – Desenvolva ações para conseguir novos clientes e reter os atuais

Criar uma mensagem impactante é importante para a sua empresa, mas não vai ser a única coisa que vai aumentar as suas vendas. Portanto, é necessário que a equipe de marketing de vendas da empresa se preocupe em desenvolver ações para conseguir novos clientes e reter os atuais, ou seja, mantê-los fiéis à sua marca.

Uma técnica de venda boa e comumente usada pelas empresas para atrair novos consumidores consiste em oferecer benefícios especiais como, por exemplo, desconto na primeira compra, prolongar o prazo para pagar a primeira parcela, brindes, entre outras coisas.

Para reter os clientes atuais pode-se promover sorteios de prêmios a partir de um determinado número de compras, oferecer acesso a serviços exclusivos e demais benefícios que façam com que o indivíduo continue comprando na sua loja.

4 – Use a internet para alavancar as suas vendas

Atualmente, é inconcebível a ideia de não usar a internet na hora de promover o marketing de venda. Independente do tamanho do seu negócio, é mais do que recomendado ter um site ou uma página nas redes sociais, que deve ser frequentemente abastecida com novas informações, a fim de manter os seus clientes e potenciais clientes informados sobre os seus produtos e novidades.

Quando se entra na questão de vendas e publicidade na internet, inicia-se uma nova fase de marketing, a qual deve ser trabalhada juntamente com a questão das vendas, é o chamado marketing digital. Estude o tema, vale a pena, são possíveis ganhos que você dificilmente conseguirá se não investir na área.

Quando a empresa está na internet, automaticamente ela está disponível para os consumidores do mundo inteiro, porém, é importante que ela foque em interagir com o seu nicho de atuação. As ferramentas online precisam ser usadas para divulgar os seus negócios e se aproximar dos clientes, esclarecendo as suas dúvidas e se colocando à disposição para resolver possíveis problemas.

5– Integre a equipe de vendas com o marketing de vendas da empresa

Não tem jeito, para que o seu marketing de vendas seja bem sucedido é necessário integrar a equipe de vendas com a de marketing. Este processo deve ser feito para que as pessoas que pensam nas ações consigam passá-las para aquelas que as executam. O trabalho tem que ser feito em conjunto.

Sendo assim, é indicado promover reuniões entre a equipe de venda e de marketing para que ambas troquem ideias ao montar o planejamento para aumentar as vendas e estabelecer objetivos.

Além disso, as reuniões devem continuar ao longo do processo, o que permite analisar se as ações estão sendo executadas de modo correto ou se algo precisa ser mudado para que as metas sejam alcançadas.

6 – Automatize as ações de marketing de venda e de venda

Automatizar as ações de marketing de venda e de venda é algo que muitas empresas fazem, mas não com o conhecimento de que o fazem, o que pode fazer com que os resultados não sejam tão positivos.

Trata-se de identificar prospectos de vendas, ou seja, oportunidades, as quais podem estar nas datas comemorativas ou até mesmo na procura de um grande número de pessoas por um determinado produto. Isso também é chamado de sazonalidade nos negócios.

O processo de automatização das ações de marketing e de venda consiste no trabalho de observação da equipe de marketing e dos vendedores, que devem estar atentos para identificar o que os seus consumidores estão procurando frequentemente, bem como o que é possível apresentar de novo e inusitado nas datas comemorativas para fisgar os clientes.

 

Agora é sua vez de aplicar o marketing de vendas!

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