Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento

Resenha do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás – UnU Luziânia, pela autora, Jacqueline Da Costa Florentino.

A construção de relacionamentos duradouros com os clientes tem sido buscado por diversas empresas. Isso se justifica pelo fato de que o cenário mercadológico atual é caracterizado por uma forte concorrência, onde os clientes tornaram-se mais exigentes, os produtos e serviços oferecidos exigem alta qualidade e existe uma intensa modernização tecnológica.

Diante desses desafios, as empresas buscam a geração de mais valor para seus clientes, de forma a fidelizá-los por meio da construção de um relacionamento de longo prazo. O marketing de relacionamento é considerado como uma técnica inovadora e moderna no mundo dos negócios.

A aplicação dos seus conceitos permite que uma empresa se prepare melhor para enfrentar os desafios que o mercado atual impõe.

Com o avanço da globalização, houve uma elevação na competitividade no mercado mundial e o cliente, antes visto como um coadjuvante no processo de comercialização, despertou o seu poder de escolha, tornando-se assim um elemento de fundamental importância no mercado.

O século XXI trouxe um novo desafio às organizações: desenvolver um diferencial competitivo de longo prazo com foco no cliente, pois, nesse novo ambiente, o cliente, além de possuir o poder de escolha entre os melhores produtos e serviços, também tem a opção de permanecer usufruindo ou não dos benefícios ofertados por uma determinada organização.

O Marketing ao longo da história passou por um processo de evolução, ele partiu da era da manipulação da mente dos clientes para a era do atendimento das suas reais necessidades.

Surgiu então o Marketing de Relacionamento, como uma forma de se estabelecer um diferencial competitivo. Busca manter o cliente em constante interação com a empresa, fortalecendo essa relação e garantindo sustentação de uma rentabilidade à longo prazo.

Os clientes detêm o poder de ditar tendências no mercado, pois é a partir de suas necessidades que as empresas trabalham. Dessa forma, o tema interessa também a sociedade, pois, a partir do momento em que as empresas criam ações de relacionamento entre seus parceiros comerciais, o foco principal é atingir os clientes na ponta, ou seja, toda a sociedade está inserida no processo.

O marketing de relacionamento, permiti a troca de conhecimentos no processo para atingir os objetivos de ambos. De um lado o cliente tem suas reais necessidades atendidas e enxerga naquela empresa muito mais que uma simples relação comercial, ele passa a considerá-la como sua parceira, e, em contrapartida, a empresa vislumbra nesse cliente a possibilidade de uma relação de longo prazo.

Neste contexto, foi possível concluir que a utilização do marketing de relacionamento pode trazer tanto vantagens quanto desvantagens. É importante que as organizações estejam preparadas para assumir os riscos e os benefícios que essa técnica oferece.

 

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