Marketing de relacionamento: o que é, vantagens e como usar em sua empresa

Marketing de relacionamento: o que é, vantagens e como usar em sua empresaO marketing de relacionamento está diretamente ligado à fidelização de clientes, afinal, ter um ótimo relacionamento com os clientes nada mais é do que reter clientes fiéis. E é para isso que este tipo de marketing trabalha: para criar relacionamentos entre a empresa e seus clientes e fazer com que seja uma relação melhor possível, criando sempre clientes satisfeitos.

Mas será que o marketing de relacionamento é praticado por todas as empresas? Infelizmente, não. Somente algumas organizações têm consciência da importância desta ferramenta e mesmo as que sabem dos seus benefícios ainda não praticam por priorizar outras coisas na empresa.

Conheça as vantagens de praticar o marketing de relacionamento e como usar em sua empresa para ganhar cada vez mais dinheiro.

Quem são as pessoas que participam do marketing de relacionamento

Antes de conhecer as vantagens de usar esta estratégia na empresa, é importante saber como ela funciona e também para quem é direcionada.

Embora as pessoas acreditem que o marketing de relacionamento está vinculado somente aos clientes externos da empresa (e muitas organizações só utilizem este recurso de marketing), ele é muito mais amplo, pois se estende a todas as pessoas que se relacionam com a empresa de uma forma ou de outra. Assim, as pessoas que participam do marketing de relacionamento são:

1 – Clientes Externos

São os famosos consumidores que compram diretamente de sua empresa. Podem ser tanto os novos como aqueles clientes já antigos e fiéis.

Neste caso, vale lembrar que, se uma empresa trabalha diretamente com outras empresas, através do B2B, seus clientes serão as demais empresas, pois são elas que compram os produtos e serviços.

Ex-clientes também entram nesta lista, afinal, já compraram de sua organização um dia e merecem uma atenção.

2 – Colaboradores da Empresa

Quando a empresa faz sucesso é porque possui um líder competente e colaboradores eficientes que ajudam com que os processos funcionem de maneira correta. Assim, os seus funcionários também devem fazer parte do marketing de relacionamento da empresa.

3 – Fornecedores da Empresa


Quando você precisa comprar a matéria-prima para fazer um produto ou serviço, ou até mesmo o produto pronto para receber, sempre quer que ele chegue logo, em bom estado e com preço acessível, não é mesmo?

Pois assim, praticar o marketing de relacionamento também com seus fornecedores é uma maneira de aumentar suas chances de ter estas “regalias” e estar na frente dos demais compradores deste mesmo fornecedor.

Lógico que existem outras pessoas com quem a empresa se relaciona e isso vai variar muito de acordo com o seu tipo de negócio, mas tenha sempre em mente que o marketing de relacionamento deve ser usado para todas elas de forma a fazer com que fiquem satisfeitas.

Estratégias de marketing de relacionamento

Depois de saber o que é marketing de relacionamento e quais as pessoas envolvidas neste processo da empresa, cabe ao empreendedor traçar as melhores estratégias para que os resultados sejam excelentes à organização.

Como os tipos de pessoas envolvidas são diversos e cada um possui um tipo de relacionamento com a empresa, as estratégias também deverão ser diferentes, pois cada um deve ter um cuidado especial.

Veja algumas dicas de como aproveitar o marketing de relacionamento para fazer estratégias direcionadas a cada um:

1 – Marketing de relacionamento para clientes externos

Como o marketing de relacionamento está muito ligado (para não dizer totalmente ligado) à fidelização dos clientes, as estratégias de fidelização também servem para o marketing de relacionamento, já que quando você quer fidelizar um cliente, já está por si só criando uma relação duradoura com o mesmo.

Assim, entre as estratégias estão:

  • Formação de CRM

O CRM é a formação de um cadastro onde há dados importantes sobre os clientes e seu histórico de compras na empresa. Com estes dados dá para enviar um e-mail desejando aniversário, ligar para ele quando não faz compras há muito tempo, presenteá-lo por uma quantidade de compras grande na empresa, etc.

Neste caso, o CRM pode ajudar ainda a descobrir porque algumas pessoas deixaram de comprar em sua empresa, fazendo com que comprem novamente ou buscando melhorar alguns aspectos na organização.

  • Redes sociais

Com a popularização das redes sociais, um dos melhores canais para criar um relacionamento com seus clientes externos pode ser as redes sociais.

Uma empresa que possui perfil nas redes sociais deixa o consumidor mais confiante, pois sabe que se tiver algum problema em relação ao produto ou serviço poderá usar este canal com a empresa, que é muito mais pessoal e prático do que um simples 08o0.

Fazer campanhas, promoções e estudar formas de interagir ao máximo com os seus clientes nas redes sociais é uma boa forma de praticar seu marketing de relacionamento.

  • E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser usado tanto para envio de promoções (quando os clientes autorizam o recebimento das mesmas) ou para enviar um feliz aniversário, por exemplo.

É uma ferramenta simples que não custa muito e pode ajudar em suas estratégias de marketing de relacionamento com os clientes externos.

2 – Marketing de relacionamento para colaboradores

Não adianta simplesmente dar o salário deles e achar que está tudo certo, pois eles não precisam de mais nada. É preciso investir em seus colaboradores.

Diferente do endomarketing, que motiva o funcionário a trabalhar melhor, o marketing de relacionamento deve fazer com que os colaboradores possam enxergar qualidades na empresa e nos produtos para que indiquem às demais pessoas. Afinal, nada pior para uma empresa do que o próprio funcionário dizer que os seus produtos são ruins.

Esta prática deve ser ainda mais reforçada em colaboradores que trabalham em contato direto com o público, pois as chances de falarem mal da empresa (ou pelo menos deixarem de falar bem) são ainda maiores.

Oferecer amostras de produtos vendidos no lugar para que os funcionários conheçam os itens com os quais trabalham é uma boa forma de deixar um colaborador satisfeito ao mesmo tempo em que pode divulgar o produto que já conhece.

Além disso, ter um canal direto e aberto com os mesmos (departamento de RH ou similar) para que possam expor suas sugestões e reclamações é uma forma de criar um vínculo com os colaboradores e praticar o marketing de relacionamento na empresa.

3 – Marketing de relacionamento para fornecedores

Como já dito, criar vínculos com fornecedores é uma boa forma de obter as mercadorias que precisa. Assim, fazer com que o relacionamento caminhe da melhor forma possível é ideal para garantir as matérias-primas de seu negócio.

Chamar um fornecedor para tomar um café, oferecer uma bolachinha, perguntar sobre os negócios e se aproximar mais dele é uma forma simples e prática de usar o marketing de relacionamento a seu favor.

Da mesma forma, mantenha sempre um cadastro atualizado e busque não ficar muito tempo sem entrar em contato com algum fornecedor, nem que seja para dar uma satisfação do porquê não estar comprando dele. Assim, ele não esquece de você e vai lembrar de procurá-lo quando surgir uma promoção interessante. Vale a pena tentar isso.

Agora que já conhece o que é marketing de relacionamento e as melhores estratégias para criar vínculos com as pessoas ligadas diretamente à sua empresa, que tal nos dizer se já pratica isso em sua empresa ou se achou interessante e vai começar a praticar?

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2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rodrigo, tudo bem?

    Desculpe me comunicar no seu horário de descanso e lazer com a família. Lendo sobre marketing, impressos e outros, achei esse artigo bem interessante e vem a calhar com nossa conversa na quinta-feira.

    Bom domingo e feriado

    Edimilson Da Costa

    :
  2. Bom dia!!
    Li essa matéria e achei muito interessante.
    Agradeço a explicação clara…
    Se fosse possível, gostaria de algumas sugestões…
    Estou pensando em fazer o meu projeto de pesquisa e o Tcc embasado na questão do Mkt de relacionamento.
    Como não trabalho nesta área, tenho um conhecimento reduzido, apenas de algumas leituras…
    Eu gostaria de fazer uma pesquisa “pura”, mas devido a aplicação da pesquisa, que é necessária, acho mais conveniente fazer um diagnóstico, em uma empresa…
    Pensei no tema: A abordagem do Marketing de relacionamento e qualidade do serviço em uma academia de ginástica de Caxias do Sul.
    Mas na verdade são dois assuntos e o trabalho ficará muito extenso…
    Como poderia focar minha pesquisa e será que esta aplicação é viável, mediante os clientes existentes?
    Estou contando com sugestões e agradeço muito sua atenção !
    Obrigada!!

    :

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