Marketing de guerrilha

marketing de guerilhaPara entender o marketing de guerrilha em sua essência é necessário entender o que é uma guerrilha. O termo marketing de guerrilha é inspirado na analogia com as guerrilhas e suas táticas e estratégia que usadas em conjunto ajuda, por exemplo, em uma concorrência de uma parte que está em desvantagem contra uma parte que está em vantagem.

Antes de entender o que é marketing de guerrilha, caso sua empresa e/ou empreendimento talvez não use estas técnicas, é necessário entender o que é marketing. Marketing é uma parte importante de uma empresa e/ou empreendimento, principalmente quando se lida com o mercado onde se atua, questões como concorrência, preço, ponto de localização é tratado com o marketing. Aplicar marketing com eficiência é vital para quem quer crescer e evoluir o seu negócio e ganhar vantagens estratégicas em sua empresa e/ou empreendimento.

O QUE É MARKETING

Talvez você esteja lendo esse artigo e não esteja entendendo o que é marketing. Se tiver ótimo, vá para o próximo subtítulo deste artigo, se não, continue lendo aqui para entender melhor e pode aplicar com eficiência em seu negócio o marketing de guerrilha.
Resumidamente marketing é o conjunto de técnicas, atividades e estratégias relacionadas ao fluxo de bens e serviços para o consumidor. Nesse contexto tudo que é relacionado com o mercado onde seu negócio atua é administrado, tudo que tem relação comercial, questões relacionadas á venda do seu produto.
Monitorando o mercado e suas vendas, administrando a concorrência, explorando novos mercados, promovendo o seu produto, criando um design de produto, estudando o mercado, gerenciando a relação pós venda com o consumidor, enfim tudo que influencie em seu lucro.
Também pode ser chamado de mercadologia ou mercancia.

O QUE É GUERRILHA?

Guerrilha é um tipo de guerra diferente das guerras onde existe o confronto direto entre as duas partes com muita freqüência, possuindo muita mobilização por partes dos integrantes da guerrilha (mais conhecidos como guerrilheiros) com destaque á ação rápida, oculta e sorrateira.

A guerrilha em geral é usada por parte do lado fraco contra um lado forte. Como o lado fraco não tem todas as armas, equipamentos, quantidade de soldados, tecnologia ou quaisquer outros fatores que influencie em um conflito em sua vantagem usam as famosas táticas de guerrilha para levar vantagens no conflito.

Geralmente nas guerrilhas não existem uma linha de frente ou um campo de batalha específico. Os conflitos acontecem em diversos locais por diversos motivos e objetivos, seria algo como um jogo de xadrez entre duas forças. O campo de batalha é muito explorado neste tipo de conflito, aquele quem mais conhece os detalhes do campo de batalha e usa com eficiência essas vantagens tem mais chances de sucesso.

EMPRESAS MENORES E O MARKETING DE GUERRILHA

As técnicas de marketing de guerrilha são usadas muito por empresas menores que atuam em um mercado onde leva desvantagem em relação á concorrentes que são muitos maiores e com mais poder de concorrência. Também usada em termos de sobrevivência de uma empresa, que por motivos particulares tentam se mantiver ativa no mercado e com sustentabilidade explorando nichos de mercados e aumentando suas vantagens até onde é possível.

Uma empresa pequena geralmente tem orçamento limitado e necessita empregar ações que é compatível com seus recursos e tecnologia. A criatividade em um cenário deste é valorizada e muito empregada. Um consumidor que esteja fiel em uma marca concorrência é “paquerado” pela empresa que emprega meios para que o consumidor conheça o seu produto e que mude a sua decisão de compra.

Geralmente o uso do marketing de guerrilha usa métodos e táticas que não são convencionais e fogem um pouco do marketing de promoção por exemplo. O objetivo é com baixo custo divulga a campanha de modo que o evento praticado atinja proporções entre os consumidores, principalmente no boca-a-boca, aplicando diversas frentes de ação.

Uma ação de marketing de guerrilha pode ter uma repercussão muito grande de acordo com a ação feita e a criatividade com que foi planejada, com baixo custo. Essa repercussão em sim é o foco para que o consumidor tenha a atenção para o produto e assim como conseqüência conhecer e experimentar o produto de sua empresa. Quando se fala aqui de produto, a abrangência não é apenas para objetos físicos, mas, também para serviços e outros.

EXEMPLOS E CASOS SOBRE MARKETING DE GUERRILHA

A agência 25 Bungalow que foi contratada para divulgar o filme Resident Evil 4 criou uma campanha de marketing de guerrilha. Com o objetivo de chamar a atenção para o filme e mexer com o imaginário de possíveis expectadores colocaram em diversos locais da cidade partes falsas de membros dos corpos de zumbis. Muitas pessoas assustaram, ficaram curiosas e em certo tempo perceberam que se tratava da divulgação do filme. A repercussão atingiu bastante público e como conseqüência mais pessoas assistiram ao filme pela curiosidade que foi trabalhada pela agência.

A agência canadense Rethink para divulgar os vidros de segurança da 3M colocou em um local público uma pilha de dinheiro de aproximadamente um metro ou mais. O dinheiro chamou a atenção do público, que curioso começaram a observar. Não demorou muito tempo depois de muitas pessoas observarem o vidro e considerarem a possibilidade de obter o dinheiro iniciou-se uma empreitada coletiva para quebrar o vidro. Chutes, pauladas e todos os recursos possíveis foram usados pelo público para quebrar o vidro de segurança.


Uma empresa de pasta de dentes e escova criou uma campanha de marketing de guerrilha usando sorvetes. Nos sorvetes vendidos ao público havia vários palitos na forma de escova dental. Como geralmente os consumidores de sorvetes regularmente têm o hábito de lamber e chupar sorvete diretamente do palito a sugestão para escovar os dentes chegava a ser irresistível.

MARKETING DE GUERRILHA EM SUA EMPRESA

Com as informações expostas nesse artigo estude a implantação do marketing em seu negócio e também do marketing de guerrilha. Talvez o marketing de guerrilha necessite ser usado com muita ou pouca freqüência, cada caso é um caso, analise o seu e tire as suas próprias conclusões.

O marketing de guerrilha pode ser usado em diversos momentos por diversos objetivos. Planeje a ação principalmente de acordo com a sua realidade e monitore os resultados, vale a pena experimentar e fazer testes antes de fazer algo maior.

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