Tudo sobre Marketing de Conteúdo: O que é, como fazer e estratégias



Tudo sobre Marketing de Conteúdo: O que é, como fazer e estratégiasO marketing de conteúdo vem produzindo resultados impressionantes em empresas tanto na formação do branding da marca, reconhecimento, quanto aumento de vendas.

Através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível aumentar os ganhos. O custo para desenvolver o marketing x campanhas pagas é inferior, sem contar o fato de formar “patrimônio”, já que os conteúdos continuarão a gerar visitantes qualificados, ao contrário dos anúncios patrocinados.




Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Veja como fazer e estratégias de marketing de conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo

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O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco engajar, relacionar e criar confiança com o público-alvo, atraindo-os através de conhecimento.

A metodologia foi desenvolvida porque se percebeu que as pessoas, antes de comprar, buscavam informações. Com isso, ao entregar a informação relevante, tende-se a ser autoridade, criar um canal de comunicação, confiança, credibilidade, autoridade e, consequentemente, aumentar as vendas.

O funcionamento do marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo relevante dentro do seu nicho de atuação, atraindo pessoas interessadas no seu nicho e transformando-as em leads (captar informações) e, consequentemente, nutri-las de forma sútil até comprar o seu produto/serviço.

Vantagens do marketing de conteúdo para o seu negócio

Talvez a utilização do marketing de conteúdo seja a estratégia com maior quantidade de vantagens para uma empresa. Relacionamos as principais, confira:




  • Aumento de visibilidade: O marketing de conteúdo aumenta a visibilidade da sua empresa, pois você passará a receber dezenas, centenas, milhares de visitas, consequentemente, ganhando em publicidade;
  • Autoridade da Marca: Muitas empresas pagam verdadeiras fortunas para fazer o branding da sua marca, desconhecendo que o marketing de conteúdo pode fazer isso com recursos inferiores. Através dos conteúdos informativos, a marca passa a se tornar referência e autoridade;
  • Redução de objeções de compra: Quando se produz conteúdo informativo as objeções de compra são dirimidas antes mesmo do visitante chegar até o momento de por o produto no “carrinho”.
  • Aumento das vendas com automação de leads: Com a captação dos visitantes qualificados e transformação em leads, você conseguirá otimizar todo o processo com a automação de e-mail marketing, conseguindo taxas de conversão de visitantes de até 10%.
  • Criação de patrimônio: Diferentemente das campanhas pagas que, após o visitante clicar no anúncio e entrar no seu site, você paga e perde aquela localização privilegiada (a não ser que pague novamente), o conteúdo trabalha dentro da busca orgânica (principalmente), construindo um patrimônio. Depois que o visitante entrar no seu site, o conteúdo permanecerá na busca orgânica levando cada vez mais tráfego para o seu site/empresa;
  • Motores de Busca gostam de conteúdo: É pública e notória a preferência de ranqueamento dos motores de busca para conteúdos, afinal, o Google, Yahoo e Bing tem como finalidade lucrativa trazer a informação mais específica para o buscador. Então, a maioria das pessoas busca uma informação na internet. Isso aumenta a sua probabilidade de ranquear em determinadas palavras chaves;
  • Aumento de autoridade e relevância virtual: Conteúdos são excelentes formas de conseguir aumentar a autoridade e relevância da sua empresa frente aos motores de busca, isso irá maximizar suas chances de aparecer bem posicionado também nas buscas dos seus produtos;
  • Conteúdos são compartilháveis: Hoje, a forma mais promissora de propaganda e marketing é através do compartilhamento de informações (virais). Os conteúdos, fotos, infográficos, e-books e vídeos podem ser facilmente compartilhados, aumentando as chances de atingir um maior número de pessoas;
  • Preço: Fazer marketing de conteúdo é mais barato do que outros tipos de campanha, sem contar o fato de ser duradouro;

Essas foram apenas as principais características e vantagens do marketing de conteúdo, mas o que se observa é um aumento de autoridade da marca, maximização das vendas, diminuição de custos com atendimento e crescimento da empresa.

Tipos de marketing de conteúdo

Pode-se destacar basicamente 3 maneiras de fazer marketing de conteúdo:

  • Redes sociais: Facebook e Twitter;
  • Marketing de conteúdo em vídeo no Youtube;
  • Conteúdos em Blogs

Marketing em Redes Sociais

Nas redes sociais o marketing nas redes sociais tende a ser feito no Facebook, Twitter e Instragram, ainda, com menor frequência, em redes como Pinterest e Google +.

Para obter um bom resultado com marketing em redes sociais é fundamental trabalhar com conteúdos diretos, simples, emocionais e de preferência, pequenos.

Isso porque as redes sociais se tornaram visadas, são milhares de usuários todos os dias e muita informação veiculada. Por isso você precisa captar a atenção rapidamente e fazer com que o usuário entenda a mensagem sem precisar de ‘esforço excessivo’.

Atacar o lado emocional (inconsciente emocional/mamífero) do cérebro traz bons resultados de compartilhamento. Você já deve ter percebido na prática, vídeos de cachorros ou bebês costumam ser virais.

Utiliza-se o marketing em redes sociais para aumentar a interação com usuários e tornar a marca conhecida.

Marketing de conteúdo – Vídeos no Youtube

A veiculação de vídeos tem como resultados o aumento da autoridade da marca e maximização de conversão. Estes são os 2 resultados mais comuns observados em empresas que realizam marketing de conteúdo no Youtube.

Para conseguir um bom resultado, foque na otimização dos vídeos, descrição e título. Também, ter uma boa iluminação, cenário e qualidade da câmera pode fazer a diferença, já que o objetivo é aumentar a conversão e autoridade.

Vídeos curtos de até 6 minutos podem trazer visitantes qualificados, mas para obter resultados significativos, é provável que tenha de fazer um hangout ou algo mais elaborado, para realmente demonstrar o valor do seu serviço ou produto.

Conteúdos em blogs

Por fim, uma das estratégias de marketing de conteúdo mais utilizada é a produção de conteúdos em blog. O blog permite a linkagem entre conteúdos relevantes e produtos/serviços, o que aumenta a autoridade e permite a conversão do visitante.

Outro fator que torna os blogs um verdadeiro sucesso do marketing de conteúdo é o fato de permitir ranquear centenas de palavras chaves que, dificilmente, conseguiria em uma única página de loja.

A captação dos visitantes e conversão em leads pode ocorrer por uma lading page ou popup, ambos costumam ser bem efetivos.

Já no tocante ao conteúdo (textual) e imagens postados em blogs, observar as regras de SEO onpage e offpage será ponto decisivo em conseguir ou não o sucesso do seu negócio. Por isso, faça um curso de SEO ou, no mínimo, leia conteúdos relacionados.

Acima de tudo, produza conteúdos que sejam relevantes para as pessoas, tenha busca pela palavra chave em questão e possua qualidade. A internet está repleta de materiais informativos de baixa qualidade, então, para destacar-se, é preciso produzir conteúdos relevantes.

Agora que já sabe como fazer marketing de conteúdo, o que acha de melhorar o desempenho do seu negócio? Comente!




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