Liderança Empreendedora

 

Lideranca EmpreendedoraResenha da monografia apresentada ao curso de Pós- Graduação em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento, da Escola Superior Aberta do Brasil como requisito para obtenção do título de Gestor Estratégico, pela autora, Veronica Maria Barros De Araújo, Vila Velha – Espirito Santos 2010.

Esta resenha possui intuito de traçar o perfil ideal do líder, o qual vai superar as dificuldades presentes na empresa. O líder inovador faz jus aos pensamentos de Schumpeter cada vez que procura vencer uma crise através da inovação.

As relações humanas no trabalho estão sendo cada vez mais valorizadas, ganhando dessa forma, um maior destaque. As pessoas, no entanto, são as principais responsáveis do desempenho das organizações.

Para um líder, saber conduzir uma equipe, de forma que esta saiba produzir harmoniosamente em busca da realização de um objetivo comum, se caracteriza como técnica indispensável. No entanto, essa prática se constitui como um grande desafio, uma vez que as mudanças de mercado acontecem numa velocidade muito grande, consequência da globalização e das facilidades do mundo moderno da Era digital e virtual.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

A sobrevivência da organização, depende da liderança empreendedora, que por sua vez surpreende o cliente e inova, tornando-se característica vital para o sucesso do empreendimento.  O líder deve ser capaz de conjugar uma serie de aspectos que além de motivar a equipe resulta em resultados satisfatórios.

Aspectos importantes no perfil de um líder empreendedor

Capacidade de provocar o espirito empreendedor dos membros que fazem parte da equipe.

Incentivar a equipe de forma que floresça ideias inovadoras que possam modificar o mercado, métodos de produção e produtos.

Segundo Chiavenato, 2006 é necessário algumas características para o administrador, “Nos dias de hoje, o administrador precisa possuir certas  competências básicas: relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, motivação e resolução de conflitos. Além disso, deve saber construir e dinamizar equipes de trabalho. O trabalho em equipe está em alta no mundo dos negócios”.

Três lições para que a organização alcance seus objetivos através da atuação do líder empreendedor

O líder deve possuir ou até mesmo desenvolver a capacidade de compreender as pessoas.

É necessário que os líderes crie compromisso entre os membros da equipe, como também, estabeleça a aplicação do código de ética do grupo.

É de suma importância que o líder exerça sua capacidade de tomar atitudes.

Outro fator importante é a preocupação e preparação que o líder precisa desenvolver conforme o ambiente de trabalho. É necessário que o líder estude previamente os estilos que deveram ser adotados diante das situações que serão apresentadas.

Desta forma, é possível concluir que um bom líder empreendedor, deve desenvolver primeiramente o espirito motivacional em sua equipe, no entanto o líder não segue padrões pré-estabelecidos, mesmo porque não existe padrão de liderança. No entanto, só após os resultados obtidos é que será possível avaliar a performance do líder, se este exerceu ou não um desempenho eficaz diante da equipe.

Seguir integra do trabalho



FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here