Influência do recrutamento e seleção no índice de rotatividade da empresa



Influência do recrutamento e seleção no índice de rotatividade da empresa

[wpfilebase tag=fileurl id=9 linktext=Monografia /] apresentada ao curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena, em 2011, pela autora Cristiane Zandoná.

Este trabalho possui a intenção de demostrar a importância do processo de recrutamento e seleção, uma vez que os funcionários são os principais responsáveis por formar a imagem da empresa, além da importância no desenvolvimento e funcionamento da mesma.




Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Alguns dos requisitos básicos para uma boa contratação estão no ato de selecionar pessoas que tenham interesse em contribuir com o crescimento da empresa, assumindo assim responsabilidades com a organização, além de possuírem profissionalismo e eficiência.

O primeiro passo para se controlar o processo de rotatividade no quadro de funcionários está no processo de recrutamento e seleção. Desta forma, quando a empresa garante baixa rotatividade no quadro de funcionários, está garantindo a qualidade de serviços prestados.

A baixa rotatividade garante uma padronização dos serviços prestados, garantindo que os serviços oferecidos possuam maior qualidade. Garantir a qualidade no atendimento ao cliente gera maior satisfação dos mesmos, assim como a fidelidade.

Porém, para que a baixa rotatividade seja mantida dentro da organização, é necessário que haja um clima organizacional favorável.  Desta forma é indispensável uma equipe motivada, remuneração adequada e, principalmente, uma equipe capacitada.

Ações que podem diminuir a rotatividade nas organizações




O principal aspecto a ser desenvolvido é o empenho ao realizar recrutamento e seleção. Ao selecionar pessoas adequadas ao cargo, a chance de haver mudanças é menor.

Outro aspecto importante é desenvolver treinamentos e desenvolvimentos motivacionais, aperfeiçoando assim o ambiente empresarial, proporcionando a satisfação no quadro de funcionário de sua equipe.

Caso a rotatividade seja intensa, a empresa pode sofrer danos até mesmo financeiros. pois geram altos custos, perda da produção e no tempo que será gasto com novas contratações, treinamentos e períodos de adaptação na empresa.

Desta forma, podemos concluir que o processo de recrutamento e seleção exerce importante influência na rotatividade da organização.

Durante o processo de recrutamento e seleção são definidos os aspectos básicos para o preenchimento das vagas na organização. Este é um item importante, onde os candidatos que mais se encaixam devem ser contratados.

Em resumo, a rotatividade pode ser causada por diversos motivos.  A insatisfação, clima organizacional, remuneração, assim como a falta de eficácia durante o processo de recrutamento e seleção.

Desta forma, conclui-se que o processo de recrutamento e seleção interfere de forma ativa na rotatividade da empresa. Uma vez que este processo é desenvolvido com qualidade, futuros transtornos podem ser evitados.

[wpfilebase tag=fileurl id=9 linktext=’Seguir trabalho na integra‘ /]

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Estou me formando em Recursos Humanos e gostaria de obter mais informações,como as empresas estão administrando o processo de recrutar e selecionar pessoas capacitadas para os cargos oferecidos?

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here