Indicadores de Desempenho – Veja Alguns Exemplos

Indicadores de Desempenho – Veja Alguns Exemplos
Indicadores de Desempenho

Quer medir o desempenho da sua empresa? Veja aqui exemplos de indicadores de desempenho e como aplicá-los.

Você sabe o que é fundamental para manter uma empresa organizada em todos os setores?  Se a sua resposta for estabelecer o controle e aplicação dos indicadores de desempenho, então você está no caminho certo para ser um bom gestor. Segundo o famoso consultor de negócios, Joseph Moses Juran, gerenciar é controlar. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição, não há controle.

As empresas que costumam mensurar o desempenho das suas atividades sabem onde estão os seus pontos fortes e os fracos, o que lhes permite planejar melhor para otimizar o seu posicionamento no mercado, oferecer um produto ou serviço de qualidade, aumentar a sua lucratividade.

Descobrir como está o desempenho da empresa não é apenas um facilitador para tomada de decisões, mas sim uma oportunidade de encontrar pontos fortes e que podem ser mais bem explorados, inclusive com o lançamento de novos produtos. Por isso, esteja sempre atento ao desempenho da sua empresa, muitas vezes você não precisa “olhar para fora” para descobrir um produto de sucesso, ele pode estar dentro da sua empresa, em um lugar em que menos se espera.

Claro que, além de encontrar bons produtos para lançar no mercado, você também precisará investir no marketing.

Há diversos indicadores que podem ser utilizados para mensurar o desempenho da empresa, porém, é necessário escolher aqueles que estão de acordo com o ramo de atuação e particularidades dela. Para você gestor, nós iremos trazer aqui alguns dos principais exemplos de indicadores de desempenho. Confira abaixo:

Como definir os indicadores de desempenho?

Para que a empresa obtenha resultados eficientes para nortear os seus planejamentos é necessário aplicar os indicadores de desempenho certos. Mas, como defini-los da forma correta? Para que isto aconteça tem-se que fazer um estudo das necessidades da empresa e as metas a serem atingidas. Somente a partir daí pode-se mensurar o desempenho das áreas e o que tem que ser feito para melhorar. Alguns dos passos para escolher os indicadores de desempenho são:

1 – Objetivo

O gestor tem que definir qual é o objetivo dos indicadores de desempenho empresarial, ou seja, o que ele pretende medir, o que há para ser descoberto e por que.

Tudo que vamos fazer precisa de um objetivo, uma meta, uma razão para que seja feito, isso é fato. Tentar criar um planejamento em cima de algo que não se sabe o porque, é estar criando algo que não funciona.

2 – Justificativa

Na sequência, deve-se buscar uma justificativa para o uso do indicador, ou seja, qual é a facilidade que ele vai trazer para o processo de avaliação de desempenho e se compreende as necessidades da empresa.

O processo de avaliação de desempenho da empresa costuma ser realizado para permitir averiguar novas possibilidades ou até mesmo no tocante a avaliação dos funcionários, para assim resolver eventuais falhas no processo de produção.

3 – Ambiente

O indicador de desempenho selecionado tem que estar em harmonia com as características internas e externas da empresa, logo, para conhecê-las, é preciso estudar o ambiente em que ela pertence e os seus setores internos como, por exemplo, de produção, financeiro, etc.


Para facilitar a aplicação dos indicadores de desempenho, o mais adequado é utilizar para a aplicação e monitoração os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos.

4 – Meta

A meta diz respeito ao resultado que a empresa deseja obter durante a avaliação de desempenho de um determinado processo, devendo ser estabelecida de acordo com a realidade atual da empresa.

Além disso, todos os objetivos e metas da empresa devem estar de acordo com a missão, visão e valores.

Conheça os exemplos de indicadores de desempenho:

Para melhorar a gestão da sua empresa, é necessário conhecer todos os tipos de indicadores e como eles podem ser usados no seu trabalho. Conheça abaixo alguns exemplos de indicadores de desempenho:

1 – Resultados relativos a clientes e mercado

Na sua função de gestor você deve saber que mensurar o posicionamento da empresa em relação aos seus clientes e ao mercado é de fundamental importância para saber o que ambos estão precisando e o que tem que ser feito para atender as suas expectativas.

Para aplicar este indicador de desempenho pode-se levar em consideração o número de clientes efetivamente atingidos, o nível de satisfação, fidelidade à marca, lucratividade, reclamações, participação no volume de compras, devoluções e a imagem que eles têm da sua empresa.

Com relação ao mercado, é importante que a empresa procure medir o impacto que ela causa no seu ramo de atuação, prêmios recebidos dos clientes e do próprio mercado, posição que ocupa na preferência dos consumidores, quantos produtos lançou nos últimos meses, quem são as suas principais concorrentes, o que tem sido feito para ultrapassá-las e se está funcionando.

Perceba, a análise recai sobre os resultados, sobre a opinião dos clientes e o que o mercado pensa da marca. Esse costuma ser um dos indicadores de desempenho mais assertivos e que trazem melhores resultados, já que a sua pesquisa é bem conclusiva. Normalmente é utilizado quando a empresa está trabalhando os indicadores de desempenho para o fim de descobrir se vale ou não a pena lançar novos produtos no mercado.

2 – Resultados relativos às pessoas (Recursos Humanos)

Imagine que uma empresa não avalia o desempenho dos seus funcionários, fatalmente eles irão continuar realizando as suas atividades da mesma maneira, impedindo que a empresa progrida, não é mesmo? Para que isto não aconteça, a organização deve usar o indicador de desempenho que mede os resultados relativos às pessoas, que pode ser aplicado pela área de recursos humanos.

Neste caso é necessário avaliar o desempenho individual dos colaboradores da empresa, fazendo um levantamento para saber o nível de faltas ou de atrasos no trabalho, de participação, capacidade de resolver problemas, conhecimentos teóricos e práticos das suas funções, participação nos treinamentos oferecidos para a capacitação dos funcionários, frequência e gravidade de acidentes, grau de especialização e nível de assertividade ao concluir as suas atividades.

Ao trabalhar os resultados relativos às pessoas é aconselhável fazer também uma avaliação psicológica de cada funcionário, assim saberá os motivos que o mesmo não está atingindo o desempenho esperado.

3 – Resultados relativos aos fornecedores

Os fornecedores são um dos pilares de qualquer negócio, por isso, nada mais justo do que serem um dos exemplos de indicadores de desempenho.

Uma empresa não se torna bem sucedida sozinha, ela depende dos seus clientes e fornecedores, sendo preciso manter um relacionamento de qualidade com ambos. Em se tratando dos fornecedores é preciso medir o desempenho deles com frequência, caso contrário o resultado final entregue ao cliente não será satisfatório.

Para mensurar este processo tem-se que usar o indicador de desempenho que aponta os resultados relativos aos fornecedores, procurando saber a qualidade dos produtos e serviços prestados, a não conformidade dos itens adquiridos, o cumprimento das entregas dentro dos prazos, o tempo de atendimento, custos dos insumos, desempenho dos fornecedores e número de ocorrências de atritos com os fornecimentos.  Também é preciso pesar os benefícios que os fornecedores estão trazendo para a empresa e se estão oferecendo preços que condizem com a qualidade dos seus produtos.

Evite fazer “amizade” com fornecedores, eles não são seus amigos, são prestadores de serviços. Normalmente esse fato acaba por prejudicar o dono da empresa, o qual sente-se obrigado a aceitar as propostas dos fornecedores porque são seus “amigos”, isso é o que todos os fornecedores desejam, não caia nessa!

4 – Resultados relativos à sociedade como indicadores de desempenho

Toda empresa não deve funcionar apenas como um negócio, mas também como uma instituição que tem uma responsabilidade social. Ao seguir uma ideologia, a organização torna-se mais firme no mercado, conquistando o respeito dos seus consumidores e potenciais clientes.

Portanto, para que a empresa otimize a forma como é vista no mercado tem-se que aplicar o indicador de resultados relativos à sociedade, em que é preciso avaliar o índice de receitas direcionadas para ações sociais, nível de poluição, número de não conformidades ambientais, quantidades de sanções ambientais, de campanhas sociais que participou, de inserções espontâneas na mídia, de recursos doados e de horas dedicadas às ações sociais. A empresa também tem que mensurar quais são os seus projetos ou mercadorias que oferecem benefícios diretos para a sociedade.

5 – Resultados relativos aos processos de apoio e organizacionais

Saber como a empresa está produzindo é essencial para promover melhorias internas que são capazes de refletir no ambiente externo. Para fazer a avaliação deste setor da empresa tem-se que aplicar o indicador de desempenho dos resultados relativos aos processos de apoio e organizacionais, os quais envolvem as atividades de todas as áreas.

Em um primeiro momento é necessário mensurar qual é o índice de produtividade da empresa, ou seja, o quanto das tarefas estipuladas são concluídas e alcançam o resultado esperado, bem como o número de erros.

Um dos principais problemas das empresas é o atraso na finalização dos seus serviços, devido ao fato de algumas atividades terem que ser refeitas, logo este índice também deve ser medido.

A produtividade da organização também pode ser mensurada a partir dos seus equipamentos, por isso é necessário avaliar o número de equipamento e as suas disponibilidades, se estão atendendo as necessidades da organização, se os sistemas usados são seguros e otimizam os processos realizados pelos funcionários.

Este indicador de desempenho também aponta a capacidade de execução de tarefas dos seus colaboradores para chegar a este resultado, s avalia o tempo médio de atendimento das solicitações de serviços, se há acúmulos de tarefas e se o uso das matérias-primas e recursos humanos disponíveis está sendo feito da maneira mais proveitosa para a empresa.

Depois de ver esses diversos tipos de indicadores de desempenho, está pronto para por em prática?

Aplique você os exemplos de indicadores de desempenho citados e nos conte os resultados!

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