Gestão por competências

Gestão por competênciasO que é a gestão por competências? Ser promovido é um dos maiores desejos dos colaboradores na maioria das empresas, afinal o que todos almejam é que seus esforços sejam reconhecidos e seus conhecimentos alcancem sucesso mesmo que seja em longo prazo.

Assumir um novo cargo depende do colaborador e da empresa, dependendo da gestão de desenvolvimento da carreira exercida pela organização e outros imperativos como a capacidade de criar um ambiente corporativo voltado para o constante aprendizado.

Muito se discute sobre gestão de conhecimentos que é a capacidade da empresa em reter conhecimentos e educar os colaboradores.

Meritocracia

 Alguns programas acompanham a capacidade da empresa criar méritos que são programas como a avaliação de desempenho, que deve ser um procedimento para ações enriquecedoras do ambiente corporativo, encaminhando os colaboradores para propósitos de desempenho e aprendizado.

Não só a avaliação de desempenho como também um programa efetivo de gestão por competências faz com que os colaboradores desenvolvam essa capacidade de aprender e reaprender.

O processo de meritocracia existe nas empresas que estão em ramos altamente competitivos e em ambientes que as margens de erros devem ser zero e, ainda onde os talentos devem ser retidos não indo para a concorrência.

A meritocracia gera uma maior competitividade no ambiente de trabalho, mas apesar dos conflitos e problemas que pode gerar, a meritocracia deve estabelecer uma concorrência saudável, além de incentivar o desempenho e a competência.

Por que adotar a meritocracia

As empresas que já adotaram o sistema de meritocracia sentiram que o resultado deve surgir de uma cultura de mérito e comprometimento com pessoas empenhadas.

Meritocracia é um programa de resultados voltados para remuneração e ascensão na carreira, mas só é exercida por colaboradores que querem mudanças efetivas tanto na carreira quanto na empresa e, que sabem da importância de sua contribuição e também saírem da zona de conforto para crescer na carreira e colaborar com a empresa de forma mais efetiva.

O caminho para meritocracia envolve esforços da empresa e dos colaboradores, para isso é necessário à implantação de programas como a gestão por competências.

A gestão por competências consiste em um conjunto de medidas para que a empresa alinhe gestão de conhecimento e estratégia empresarial para que os colaboradores sejam beneficiados com o desenvolvimento de suas habilidades técnicas e comportamentais.

Empresas para obterem um bom resultado no mercado, possuem diferentes tipos de gestão estratégica e por isso a gestão por competências difere de empresa para empresa.


Cada empresa deve implantar seu próprio sistema de competências, com competências que são estratégicas para sua realidade e assim alinhar competências e objetivos.

A gestão por competências têm tido sucesso na maioria das empresas em que é empregada e deve ser implantada de forma coerente e responsável sem amadorismo.

Como implantar gestão por competências

Gestão por Competências requer para sua implantação um ambiente de aprendizado e voltado para gestão de conhecimentos, mas para isso se faz necessário que a empresa tenha uma cultura voltada para os sistemas de informação, análise e obtenção de dados e disseminação de dados e conhecimentos.

A gestão por competências necessita de uma base sólida e para isso muitas empresas implantam sistemas de universidades corporativas, serviços terceirizados de ensino para colaboradores, certificações em qualidade, projetos, matemática financeira e outras disciplinas necessárias no mercado de trabalho. Mas antes de tudo o primeiro passo é a conscientização de toda empresa para a gestão por competências no caminho de comprometimento e trabalho e claro o departamento que terá mais atenção é o de Recursos Humanos que deverá receber treinamentos.

Para implantar um programa eficiente de gestão por competências é necessário que a empresa esteja envolvida no mesmo propósito e, que tenha a adesão de colaboradores e principalmente o apoio da alta direção, e ainda conte com gestores preparados que farão tudo para gerir o programa da melhor forma possível.

Lembrando que a avaliação de desempenho, treinamentos, programas de aprendizagem, implantação de remuneração por desempenho e outros mecanismos são apenas subsistemas da gestão por competências que agregará todos esses fatores para que tenha um bom resultado.

Fatores essenciais na gestão por competências

Para implantação da gestão por competências é necessário que a primeira etapa seja o entendimento, esclarecimento e planejamento.

O segundo passo é definir quais as competências essenciais para uma gestão por competências. As competências essenciais são aquelas que têm ligação direta com o negócio exercido pela organização, e por isso são competências que devem ser coletivas e são estratégicas. As competências essenciais têm aspecto estratégico e dão á empresa vantagem competitiva. As competências essenciais são aquelas voltadas para o diferencial competitivo da empresa e que toda a equipe deve dominar.

A disseminação das competências essenciais depende da disseminação de informação e conhecimentos, mas a disseminação por si só não resolve os problemas de gestão por competências, pois o importante é o uso das informações e dados.

Na empresa tem diversos departamentos de atuação como o Recursos Humanos, compras, tecnologia e outros. Todos os departamentos devem estar alinhados aos objetivos diferenciados da gestão por competências dependendo das necessidades de cada departamento.

Para implantar a gestão por competências, a mesma deve ser transparente, confiável e entre outros fatores.

As competências a serem desenvolvidas coletivamente são as competências técnicas, essas competências são de conhecimentos específicos e desenvolvidos por cursos técnicos, treinamento e nas atividades operacionais. Outras competências são intelectuais e comportamentais.

As competências gerenciais são aquelas voltadas para a criatividade, pensamento sistêmico, analítico, capacidade de liderança e delegação. As competências gerenciais podem ser desenvolvidas através da conscientização que os valores gerenciais terão para os colaboradores, valores como a criatividade, visão de negócios, resultados e podem ser desenvolvidas não só através da conscientização, mas também de esforços corporativos como palestras, workshoppings, eventos de endomarketing e outros.

Já as competências comportamentais também devem ser encorajadas e constituem uma das competências também competitivas e estratégicas para a empresa. As competências comportamentais constituem habilidades e hábitos de comportamento positivos para o enriquecimento das atividades exercidas na empresa e ainda para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

As características das competências comportamentais constituem em automotivação, entusiasmo, criatividade, capacidade de aceitar desafios, capacidade de autoavaliação e aprendizagem.

Potencial humano

A equação desejada na gestão por competências é aquela que trabalha as competências, o desempenho das competências e os resultados alcançados.

O potencial humano nunca foi tão disputado e desenvolvido, por isso para ter competitividade às empresas devem cada vez mais valorizar o seu capital humano com iniciativas voltadas para o aprendizado e crescimento profissional que ao mesmo tempo é estratégico para a empresa.

Gestão por Competências é um dos melhores mecanismos que a gestão de pessoas encontrou para desenvolver os seus Recursos Humanos de forma que os colaboradores sejam mais bem qualificados e possuam as competências estratégicas para o desenvolvimento da empresa e, que ao mesmo represente para esses colaboradores desenvolvimento profissional e maior satisfação no ambiente de trabalho.

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